Como fazer uma análise de crédito segura? Veja aqui!

Tempo de leitura: 6 minutos

A inadimplência vem se tornado um problema recorrente em diferentes tipos de negócio, principalmente após a grave crise econômica brasileira do ano de 2016. O desemprego, que aumentou significativamente, reflete de forma direta nesse problema, fazendo com que organizações reduzam a concessão de crédito, de acordo com os dados do Banco Central (BC).

Além disso, podemos observar que outros fatores também colaboram para o aumento das dívidas entre os brasileiros, como a diminuição da renda, os empréstimos, a falta de educação financeira etc. Desse modo, tal estudo reflete o cenário macroeconômico atual, fazendo com que empresas invistam em uma análise de crédito segura para reduzir o número de inadimplentes.

Para garantir mais segurança e melhorar a análise de crédito, empresas vêm contratando softwares que conseguem prever se o potencial cliente será um bom pagador, cobrar aqueles que estão com dívidas e analisar se as notas fiscais emitidas estão de acordo com a Receita Federal. Tal investimento tem beneficiado não só o faturamento da empresa, mas diferentes pilares tão importantes quanto.

Que tal saber mais sobre os benefícios da tecnologia para ajudar a sua gestão a ter uma análise de crédito mais segura? Continue a leitura!

Aperfeiçoamento no processo de cadastro

Um cadastro bem feito é o primeiro passo para uma empresa estar mais protegida de clientes inadimplentes. O por quê? Bom, como um “cartão de visita”, ele mostra informações relevantes de clientes e, para influenciar da forma correta na concessão de crédito, deve ser realizada com atenção e cuidado.

Ao investir em um software que ajude no aperfeiçoamento de cadastro, é possível enriquecer dados e extrair informações antigas que possam comprometer as análises.

Desse modo, a empresa terá informações mais relevantes e reais para tomar decisões estratégicas, principalmente no que se refere à concessão de crédito — tanto para um potencial cliente quanto para clientes antigos.

A Assertiva tem uma ferramenta chamada Base Certa, que ajuda empresas de diferentes modelos de negócio a manterem a saúde de suas informações, convertendo todos os seus esforços em resultados positivos.

Além disso, ela consegue oferecer pontos de contato com um mesmo cliente, facilitando a sua localização por telefone, e-mail ou endereço. Assim, é possível começar todo um processo com melhor qualidade.

Agilização e otimização dos processos

Ao utilizar uma ferramenta de análise de crédito, é possível otimizar o tempo de toda uma equipe, uma vez que a tecnologia une uma grande quantidade de informações em pouco tempo. Isso significa que gestores e colaboradores têm a possibilidade de tomar decisões e realizar procedimentos de forma mais rápida, aumentando o fluxo de vendas.

Uma forma de visualizar tal ideia é saber que, dependendo do software utilizado, ao digitar o CPF ou CPNJ do cliente, toda a sua vida de compras vai aparecer em poucos segundos — é possível saber se a pessoa é ou já foi inadimplente, por exemplo, ao colher dados que mostram um panorama e a saúde financeira do possível cliente. Dessa forma, em vez de fazer longas pesquisas, o colaborador ganha tempo e pode atender mais clientes.

A Assertiva pode ajudar a sua empresa com todos esses benefícios ao utilizar a ferramenta Crédito Mix. A solução consegue auxiliar gestores nas tomadas de decisões e melhorar o desempenho da equipe por meio da otimização dos processos ao mitigar riscos e aumentar a eficiência nas vendas. Ou seja, contribui diretamente para o bem-estar financeiro da companhia.

Além disso, a ferramenta é recomendada a todos os tipos de negócio que têm qualquer possibilidade de risco nas negociações e em vendas a prazo, seja com cheques, parcelamentos ou crediário. Desse modo, as operações de crédito ficam mais seguras, diminuindo o perigo da inadimplência.

Mais segurança

Uma boa ferramenta de análise de crédito pode cruzar dados da sua empresa com informações de órgãos de proteção ao crédito, indicando com mais previsibilidade se há segurança para conceder o crédito a determinado cliente ou não. Consequentemente, você estará mais seguro de que a sua empresa vai receber em determinado período, eliminando um cenário instável na gestão.

Ao adquirir uma ferramenta do tipo, todas as informações estarão condensadas em uma plataforma, fazendo com que a segurança dos dados seja maior. Desse modo, além de manter diferentes dados em um mesmo local, o provedor será responsável por manter a segurança de todas as informações.

Redução de falhas humanas

O futuro é tecnológico! Infelizmente, o ser humano comete falhas e é mais lento em determinadas funções. Para que um colaborador consiga, de forma manual, resgatar todas as informações necessárias para a concessão de crédito e tomar a decisão correta, é necessário ter em mente que a possibilidade de erros é maior.

Ao utilizar uma ferramenta tecnológica, os dados estarão agregados, facilitando decisões e reduzindo erros de trabalhos manuais. Além de otimizar o trabalho dos colaboradores, é possível redirecionar os esforços desses profissionais para funções mais estratégicas, enquanto essas mais práticas ficam com o software.

O uso da tecnologia a favor dessas análises é importante para a empresa como um todo. Além de auxiliar e elevar o potencial dos gestores e de suas equipes, a organização se beneficia ao evitar demissões por falta de recursos, não perder capital de giro, não ter que fazer empréstimos, adiantar recebimentos ou utilizar grandes orçamento para realizar a cobrança de clientes inadimplentes.

Desse modo, o investimento terá um retorno extremamente positivo, principalmente ao evitar perdas financeiras.

Viu como fazer uma análise de crédito segura pode ser mais fácil do que você imagina?

Ao investir em softwares que ajudem a sua empresa a prever possíveis maus pagadores e a dar mais velocidade aos processos, você terá a garantia de bons resultados e mais segurança para tomar decisões. Consequentemente, sua gestão será potencializada ao realizar negociações mais acertadas, com base em dados reais!

Agora que você conhece todos os benefícios do uso da tecnologia na análise de crédito e das vantagens da solução Crédito Mix, não perca a oportunidade fazer o teste gratuito do software!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *