Cobrança via SMS – Como fazer certo de primeira?

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Realizar a cobrança de um débito ativo por SMS já é uma realidade para diversas empresas. Porém algumas delas ainda se questionam sobre como acertar de primeira. O SMS é o único serviço que conta com uma taxa de entrega que chega perto dos 100% – 98% para ser mais exato – e com este dado em mãos as assessorias de cobrança continuam em busca de estratégias que transformem aquela dívida em crédito recuperado.

A verdade é que não há uma fórmula mágica que faça com o que o cliente inadimplente se sinta disposto a renegociar o débito, uma vez que temos levar em consideração a condição financeira atual do cliente e outros fatores externos dos quais não temos controle. O que podemos fazer neste momento é traçar estratégias e adotar novas posturas que façam com que esta metodologia seja utilizada de forma mais assertiva.

O SMS vem retornando com grande força no mercado corporativo, e não apenas por empresas de cobrança. Além de ser utilizados de forma ampla em estratégia de recuperação de crédito, o serviço tem sido utilizado em estratégias de marketing, confirmação de identidade e comunicados institucionais de empresa e todos esses serviços são possível por causa do seu baixo custo e alta eficácia.

Por que temos clientes inadimplentes?

Antes de mais nada, é interessante que seja explicado o motivo pela qual a inadimplência existe e o porquê dela ser tão alta justamente no nosso país. De acordo com estudos realizados, a inadimplência existe pela simples falta de educação financeira. Muitos consumidores não adquiriram o conhecimento de como administrar o próprio dinheiro e como saber gastá-lo com consciência. Um agravante no nosso país foi o período crítico em nossa economia que temos enfrentado – o SPC Brasil informou que em 2017 ganhamos mais 900 mil inadimplentes.

Como cobrar o cliente via SMS?

O SMS por si só já nos oferece diversas opções de uma cobrança diferenciada, uma vez que ele pode substituir as ligações telefônicas, fazendo com que o nosso tempo seja otimizado e o foco seja a recuperação de crédito. Através de dados extraídos do Gestão de Excelência Operacional em Cobrança (Igeoc), a abordagem através do SMS tem garantido um retorno de 20% a 30% maior nas negociações feitas por ligações e carta. Além disso, esta é uma ótima forma de economizar gastos na empresa apenas por esse serviço ser 95% mais barato dos que os convencionais.

O SMS só é bom para cobrança?

Definitivamente não. A estratégia de envio de SMS em massa tem sido utilizada – com muito sucesso – em outras áreas, porém no setor financeiro a ferramenta tem se destacado como um aliado e tanto. Bancos, operadoras de telefonia e varejo tem lançado mão desta estratégia para lembrar seus consumidores de boletos a vencer, de que a fatura está para fechar e até mesmo para informar os limites disponíveis para compra.

Como fazer certo de primeira?

Como falamos anteriormente, não há uma fórmula mágica para conseguir ter um resultado incrível logo de primeira, mas há algumas condutas que podemos adotar para que a estratégia, no geral, seja efetiva para o seu sucesso. Comece a adotar um tom de voz que seja amigável, porém responsável e que faça com o cliente entenda que é importante ele resolver aquele problema. Trace estratégias periódicas e abordagens diferentes de acordo com o tempo que o conteúdo for enviado.

Abaixo veja alguns modelos de SMS para abordagem de cobranças:

Operadora de telefonia:
“Juliana, não identificamos o pagamento da fatura com vencimento em 15/2. P/ regularizar, entre em contato pelo telefone (11) 1111-2222.”

Banco:
“Bom dia, Paulo. Não se esqueça: sua fatura já está disponível para pagamento. Pague também pela Internet com o código: 1234567891011121314151.”

Loja de departamento:
“Sueli, suas dívidas podem ser negociadas em uma de nossas lojas. Procure-nos e confira as facilidades para sua regularização.”

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