Como fidelizar clientes no varejo?

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Um dos maiores desafios dos dias de hoje para os varejistas, é se destacar no meio de um mercado vasto e extremamente competitivo. Em meio à uma crise econômica que se alastrou durante um longo período no nosso país, este mercado viu os seus resultados caírem e passaram a encarar o desafio de fidelizar clientes no varejo.

Com um panorama diferente do comum, varejistas e profissionais do mercado começaram a tentar entender qual seria a melhor solução para levar uma nova experiência aos consumidores e fidelizá-los cada vez mais. Falando em fidelizar clientes no varejo, logo entendemos que devemos começar a entender os clientes de forma que o perfil dele esteja no nosso radar. O que ele gosta? Como ele gosta de ser abordado? Quais são as preferências deles?

Fidelizar não é apenas reter o cliente que já está na sua carteira, mas também prospectar novos potenciais clientes que consigam enxergar o valor positivo que você entrega e fazer com que eles caminhem com você nesta jornada. Se você tem a seu favor ferramentas que otimizam os seus processos e te entregam cada vez mais resultados, a fidelização se torna uma consequência do trabalho. Confira a seguir algumas soluções e hábitos que podem tornar sua rotina muito mais simples e assertiva 😀

3 dicas para fidelizar clientes no varejo

Higienização e Enriquecimento de Base

Os termos ainda soam estranhos de primeira – principalmente para quem ainda não está habituado a ter soluções tecnológicas como braço direito -, mas essa metodologia pode te ajudar a ter mais resultados na suas estratégias para fidelizar mais clientes. A higienização de dados serve para que você limpar, padronizar, reduplicar, corrigir e tratar uma base ou mailing que você já tem.

O enriquecimento é responsável por trazer dados que você ainda não tenha, porém em um perfil parecido com o que você já se comunica nos dias de hoje. Esse processo pode ser realizado na seguinte forma: enviando os dados que ele já tem e através de uma automação, é enviado de volta os dados validados e alguns diferentes que têm alguma compatibilidade. Feito isso, você higienizou os seus dados e os enriqueceu para ter mais resultados em suas estratégias.

Aqui na Assertiva, nós temos o Base Certa, uma plataforma que faz exatamente isso.
Ela te ajuda a alcançar resultados positivos através de uma base atualizada de dados, junto com um mecanismo de higienização e enriquecimento da base de dados. Isso significa que ele pode tanto agir como um buscador de informações a partir de um dado que você já tem, como também pode apresentar informações diferentes das que sua base apresenta e que não foram efetivas. Assim, é possível eliminar dados incorretos e adicionar novas informações. Não é incrível?

Ofereça benefícios e vantagens

Antes de tudo, devemos começar a traçar alguns objetivos para que a fidelização destes novos clientes seja efetiva. Existem alguns pontos que você ter como guia durante a sua gestão, um deles é saber com quem você está falando. Faça uma análise do perfil do seu cliente e entenda quais são os seus gostos. Tendo esses dados em mãos, você começa a entender quais são os benefícios e vantagens de fidelizar clientes no varejo.

A partir de agora precisamos priorizar a comunicação para que as nossas estratégias para fidelizar sejam totalmente efetivas. Com a persona definida, vamos segmentar quais são os meios de contato que iremos utilizar e como iremos abordar, como mostraremos o valor positivo da marca. Esse ponto é fundamental para que o cliente entenda qual é o propósito da marca perante ao mercado, além de ser um benefício para o cliente e para a empresa, também um macete de gerenciamento de marca.

Mostrar valor positivo da marca para o mercado e para o cliente é algo que traz muitos resultados, mesmo que não seja diretamente de forma orgânica. Porém, trazer parceiros para o seu lado e utilizá-los como ponte para atingir outros público é uma vantagem por trabalhar diversos aspectos da sua empresa. Lembrem-se: fidelizar os velhos clientes, prospectar novos e retê-los em sua carteira mostra que o seu consumidor está comprometido com o valor que você agrega à ele.

Monitore os clientes da carteira

Quando mencionamos o termo monitorar, não queremos que você fique dia e noite analisando a vida dele em relação a sua empresas, mas saber se ele está ativo, fazendo compras todos os meses, mantendo o relacionamento aquecido é fundamental para que você consiga fazer um gerenciamento mais efetivo das suas estratégias.

Monitorar os clientes é uma tática para você entender onde você está acertando ou onde está deixando de acertar, pois você começa a ter uma visão mais sistêmica do seu varejo e entende quais são as novas funcionalidades que devem ser implantadas.

Comece a tratar seu mailing e fidelize clientes

Todas as ações de fidelização para clientes dependem de uma boa base de dados. De nada adianta uma campanha bem estruturada, se as informações que você possui já são obsoletas. Por isso, clique aqui para saber mais cobre como podemos ajudar você a criar um mailing padronizado e enriquecido com informações atualizadas 😉

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