Como o enriquecimento cadastral pode ajudar a sua loja?

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O varejo é um dos segmentos com potencial menos explorados em termos de informações coletadas sobre o consumidor final. É comum que empresas como lojas, auto peças e outros segmentos , realizem cadastros dos clientes antes de fecharem uma venda, principalmente quando a venda envolve algum tipo de financiamento – como cartões ou boletos.

Em outros casos o cliente cede as informações como parte das regras para fazer parte de uma promoção especifica, como os supermercados vem realizando com frequência. Nesse caso, o cliente recebe descontos em alguns produtos caso faça parte do clube de compras. Além disso é comum no varejo realizar vendas a prazo ou promoções e ações nas quais o cliente precisa deixar informações como documento, telefone, e-mails ou endereço.

Essas informações são guardadas em bancos de dados, sistemas ou planilhas do Excel e, em alguns casos, nada mais é realizado com essas informações depois que a promoção ou ação é finalizada.

Com o passar do tempo a maioria dessas informações vão perdendo a validade, ou o grau de confiança, pois a maioria delas muda com grande frequência. Por exemplo, o número de telefone é trocado mais vezes do que o endereço e empregador. Já o número do CPF é um dado que não muda.

Ter uma boa estratégia para manter esses dados sempre atualizados pode trazer diversos benefícios para a sua loja como:

Conhecer melhor o seu cliente

Estamos vivendo na Era dos dados. Diversas empresas falam sobre big data, machine learning e outras técnicas que podem impactar os negócios, mas o segmento do varejo – lojas de roupa, autopeças, supermercados e outros – tem desafios gigantes para superar em uma área bem menos glamorosa, que é ter informações básicas sobre o próprio cliente.

Manter atualizado um bom sistema de informações cadastrais é o básico para saber coisas como:

  • Onde o cliente mora
  • Qual é a faixa etária do cliente
  • Qual é a composição familiar
  • Quais são os dados de contato

Essas informações podem ser usadas para criar ações promocionais, fortalecer o relacionamento, etc.

Fidelizar clientes

Quando você utiliza os dados atualizados do seu cliente para criar promoções, fortalecer relacionamento e entender como realizar melhores vendas, a sua loja está automaticamente realizando ações que podem ajudar na fidelização desse cliente.

Além dessas ações pontuais, o enriquecimento cadastral pode ajudar a sua loja na hora de manter atualizada e fiel a base de clientes cadastrados em clubes de desconto, lista de promoções especiais e outras ações.

Tomar melhores decisões de crédito

Como já dissemos em outro artigo, uma boa análise de crédito depende de informações atualizadas e de qualidade. O enriquecimento cadastral é a estratégia mais indicada quando é preciso atualizar muitas informações de um grande volume de clientes de uma só vez.

Com uma base rica em informações as decisões de crédito têm muito mais poder e assertividade, pois são tomadas com base em um perfil muito mais fiel do cliente e não apenas sobre o resultado da consulta de crédito de forma pura.

Reconquistar clientes perdidos

Manter um cliente ou reativar o relacionamento com um que já conhece a sua loja é até 10 vezes mais barato do que tentar conquistar um novo cliente. Porém, quando um cliente deixa de ter relações comerciais com uma empresa ou fica muito tempo sem realizar algum tipo de interação que facilite a atualização dos dados cadastrais dele, essa reativação se torna um grande desafio.

É nessa hora que o enriquecimento das informações cadastrais é fundamental. Se você tem uma base de pessoas que já compraram na sua loja, mas há muito tempo não realizam uma nova transação, é possível utilizar o enriquecimento para atualizar as informações de contato e realizar ações visando reativar esse relacionamento.

Quer saber mais sobre como o enriquecimento cadastral funciona?

Agora que você já sabe quais são benefícios de ter uma base de dados sempre atualizada, confira aqui como o enriquecimento de dados funciona. E se você já conhece esse tipo de atualização, clique aqui para conhecer nossa solução 😀

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