Como reduzir o risco na hora de antecipar cheques e duplicatas?

Tempo de leitura: 6 minutos

Com a crise brasileira que vem se alastrando no nosso Brasil, algumas empresas começaram a adotar condutas e posturas mais conservadoras quando se diz respeito a sua segurança financeira. A verdade é que algumas delas precisam esticar o prazo de pagamento e encurtar o de recebimento, porém uma estratégia precisa ser amplamente discutida e avaliada antes que entre em execução: a antecipação de recebíveis dos clientes – sejam duplicatas, cheques ou vendas de cartão de crédito. Esse tipo de estratégia tem seu lado bom e o seu lado ruim, porém a cautela em adotar esta conduta deve ser primordial para que você não coloque em risco a vida da sua empresa.

Este tipo de estratégia já funciona muito bem entre grandes nomes do varejo e bancos, além de se estender aos seus fornecedores, porém quem está na ponta mais fraca da linha acaba não entendendo muito bem como o recurso pode ser utilizado. O pequeno empresário deve observar atentamente as condições e taxas de desconto para conseguir obter uma oferta que seja benéfica para ambos.

O que é antecipação de recebíveis?

Esta estratégia é exatamente o que o seu próprio nome diz, consiste em antecipar os futuros pagamentos de vendas a prazo – seja ela em cheques pré-datados, duplicatas – para que você não precise esperar a compensação do pagamento dos clientes. A grande vantagem desta modalidade é conseguir o crédito sem muita burocracia, além de evitar grandes dores de cabeça como cheques sem fundo e duplicatas protestadas.

Mesmo que o valor oferecido pela instituição financeira venha com a incidência de algumas taxas, esta opção continua sendo válida se você está precisando reorganizar a vida financeira da sua empresa e traçar estratégias de crescimento a médio e longo prazo para o seu negócio. Esse tipo de processo pode ser solicitado de forma pontual, quando a empresa precisa, existindo também a possibilidade de ser feita uma autorização automática. Esse tipo de medida apresenta benefícios para quando o negócio recebe pagamentos via duplicatas e cheques pré-datados.

Quais são os riscos e como reduzi-los?

Quando falamos de riscos para quem adere a antecipação de recebíveis, estamos falando sobre juros de mora, taxas e multas que podem chegar até 14% ao mês. Com essa informação, você pode ter começado a pensar como isso pode acontecer já que este método nos mostra uma luz no fim do túnel para quem está precisando de uma injeção de capital de giro de forma rápida e eficaz.

A explicação para estes riscos diz respeito aos clientes que podem vir a se tornar inadimplente. De acordo com pesquisas do SPC, mais de 900 mil pessoas entraram para a lista interminável de clientes inadimplente em 2017, ou seja, os índices nos mostram que boa parte dos brasileiros estão propensos a não arcar com a responsabilidade de suas contas a pagar. E partindo dessa premissa, as instituições financeiras obrigam as empresas que solicitaram a antecipação de recebíveis a arcar com as despesas de cada título protestado.

Um outro grande risco da antecipação de recebíveis se baseia na facilidade que ela é oferecida e aprovada, fazendo com que os clientes não consigam avaliar outras opções que estão a sua disposição. Se o seu problema está em falta de dinheiro para arcar com problemas estruturais da sua empresa, pagar folhas de pagamento e manter a infraestrutura funcionando, saiba que há algumas dicas para que você evite, no começo, as alternativas de créditos antecipados.

Se você está com falta de dinheiro, primeiro visualize melhor como os gastos das empresa estão indo e veja se algo que você consiga cortar – geralmente é algo que seja supérfluo, que a empresa não depende para rodar – e comece a traçar um planejamento de contenção de gastos. Toda opção que ajuda a empresa a fechar no azul, sem adotar as políticas de aquisição de crédito extra, sempre tem que ser avaliada antes de qualquer objeção ou dúvida. Gerar despesas extras em um momento em que a empresa não está podendo assumir nenhum gasto é uma atitude que pode colocar a vida da sua empresa em risco.

Qual é o melhor momento para solicitar?

Para solicitar este recurso, sempre pense que esta opção é completamente viável sempre que a sua empresa precisar de um capital de giro, seja para suprir as demandas financeiras mais urgentes ou para alinhar uma nova estratégia de crescimento. Vamos exemplificar: a sua empresa conta como uma forma de pagamento a prazo que consiste em pagamento após 60 dias do ato da compra, com essa ação você precisa se programar financeiramente, uma vez que você terá que esperar dois meses até que aquele dinheiro entre no seu fluxo de caixa novamente. Com o antecipamento de recebíveis você consegue ter esse dinheiro antes do tempo através de um acordo com entidades financeiras.

Então o melhor momento para você solicitar é o momento em que você irá necessitar injetar mais recursos financeiros na sua empresa, seja por pagamento de fornecedores – que muitas vezes acontecem 30 dias após a compra -, seja para compensar a folha de pagamento ou até mesmo pagamentos das contas recorrentes da empresa. O resultado final desta ação é o equilíbrio das finanças da organização e o cuidado com a segurança fiscal e contábil da sua empresa.

Quais as vantagens da antecipação de recebíveis?

Como falamos anteriormente, a antecipação de recebíveis é uma estratégia que tem como foco a aceleração financeira do seu negócio tendo em vista a captação de capital de giro e otimização de recursos. Além dessas já citadas, este recurso conta com outras vantagens que vão te fazer pensar melhor sobre a estratégia. Veja:

  • Manutenção das contas em dia
  • Exposição reduzida à inadimplência dos clientes
  • Taxas menores
  • Crédito da própria empresa
  • Rapidez na liberação do recurso
  • Pagamentos posteriores não existem
  • Agilidade na aceleração da empresa
  • Menos pressão no departamento financeiro

Para saber mais sobre o mercado de fomento mercantil, clique aqui e assine a nossa newsletter. Toda semana temos conteúdos produzidos especialmente para você, então fique ligado! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *