Consulta CNPJ

Tempo de leitura: 1 minuto

O CNPJ é o documento que identifica o cadastro de pessoas jurídicas. Ele é necessário para o início de atividades comerciais, independente do segmento. Além de identificar empresas, ele pode ser a identificação de uma pessoa física exercendo uma atividade individual com fins lucrativos, o chamado MEI.

Para que serve o CNPJ

A função do CNPJ é similar a do CPF para pessoas físicas. É ele que identifica as empresas para a Receita Federal e é utilizado para a declaração do imposto de renda. Além disso, o CNPJ é a identificação de organizações que não são propriamente jurídicos, como os condomínios, fundos e órgãos públicos.

Consulta Inscrição Estadual

Além do CNPJ, as empresas de comércio, transportes, indústria ou prestadoras de serviços de comunicação e energia, precisam fazer o cadastro na inscrição estadual. Esse cadastro é obrigatório para comercializar produtos e serviços pois está diretamente vinculado ao ICMS, o Imposto sobre o Consumo de Mercadorias e Serviços.

A consulta Inscrição Estadual é essencial para qualquer transação entre empresas, já que ela é utilizada para fins fiscais. Uma empresa, ainda que idônea, ao realizar uma compra de fornecedor com a inscrição estadual irregular, ela pode sofrer penalidades por não realizar a checagem antes de emitir uma nota fiscal.

Realizar todas as consultas necessárias manualmente é um processo demorado e que necessita de informações adicionais ao CNPJ. Por isso, utilizar ferramentas como o Foco Fiscal que reúnem todas as consultas em um só lugar através do CNPJ são essenciais.