Consulta CPF

Tempo de leitura: 2 minutos

Localizar pessoas pelo CPF
Localizar pessoas usando o CPF

O que é CPF?

O CPF é o documento de cadastro para pessoas físicas. Ele possui 11 algarismos, agrupados em 3 grupos de 3 e 2 dígitos verificadores. São vinculadas a ele todas as informações sobre o imposto de renda, transações financeiras, débitos e situação cadastral junto a Receita Federal.

Mas, você sabe como são feitas as consultas ao CPF?

Para entender melhor como é possível fazer essa consulta, primeiro é preciso entender que existem diversos tipos de consultas que podem ser realizadas. As mais conhecidas para pessoas físicas são as da Receita Federal, histórico financeiro, Score e Cadastro Positivo.

Como é feita a consulta do CPF?

Para encontrar todo o histórico de transações de uma pessoa é preciso utilizar o CPF como chave de busca. Como ele é usado em todas as atividades de uma pessoa física, desde abrir uma conta em banco até emitir notas, quando utilizamos esse documento em uma pesquisa na base de dados, é possível saber quais os hábitos de pagamento e se existe algum tipo de débito registrado.

Esse tipo de consulta só pode ser realizada através de empresas especializadas em dados. Isso porque a assertividade do resultado depende do tamanho e da atualização dos dados, ou seja, quanto mais atualizada e quanto maior o número de fontes, mais completa será sua consulta.

Consulta CPF Receita Federal

Além das consultas relacionadas ao histórico de pagamentos, existe a consulta na Receita Federal. É ela que informa se um CPF está em dia com o órgão federal. Os status podem variar entre:

  • Regular
  • Pendente
  • Suspenso
  • Cancelado ou nulo

Os casos onde o CPF consta como regulares, significam que o documento é válido e está em dia com a Receita. O status pendente determina que existe algo de errado com a declaração do imposto de renda, que só será regularizado após a entrega desse documento. Já os status suspenso e nulo determinam que o CPF não é válido, sendo o primeiro para cadastros incompletos e o segundo para detecção de fraudes. Somente o status cancelado determina que um contribuinte faleceu e não pode ser revertido pelo contribuinte.