Consulta de Crédito

Tempo de leitura: 2 minutos

A consulta de crédito é uma ferramenta que funciona como um cálculo do risco de determinada operação. Ela vai trazer informações relacionadas ao histórico financeiro de uma determinada pessoa ou empresa, dados sobre cheques, ações cíveis e outros dados relevantes para análise de crédito. Além das informações segmentadas, existe a consulta de crédito que apresenta também o score de uma pessoa.

O que é score na consulta de crédito?

Todas as movimentações realizadas por um CPF ou CNPJ são registradas através de sua numeração. As compras realizadas a prazo, o uso de um cartão de crédito e até mesmo as contas básicas de um residência constroem a “reputação” de uma pessoa física ou jurídica. O score na consulta de crédito nada mais é do que a representação desse histórico em uma escala que pode ir de 0 a 1000 pontos.

Como é calculado o score?

Como se trata de um resumo da vida financeira de uma pessoa ou empresa, o score reúne todos as informações disponíveis no mercado. Entre elas estão: faixas de atraso, índice de negociações, pagamentos de dívidas com desconto, valor de prejuízo no mercado e restrições em nome.

O que significa “nome sujo” na consulta de crédito?

É muito comum ouvir falar de alguém que apareceu com o nome sujo em uma consulta de crédito. Mas você entende o que isso significa? Quando alguém usa essa expressão, está se referindo na realidade a um CPF que aparece com algum tipo de restrição no mercado. Elas podem ser provenientes de débitos financeiros ou atrasos no varejo em geral.

Como realizar uma consulta de crédito?

As consultas de crédito podem ser realizadas de forma unitária e em grande escala. O primeiro caso é comum quando uma pessoa física quer consultar seu próprio CPF. Já o segundo é mais comum em empresas que precisam da análise de crédito para vendas.

As pessoas físicas que precisam consultar o próprio CPF podem utilizar alguns portais online. Entretanto, esse tipo de consulta só pode ser feita após um cadastro e não é autorizada para terceiros. Para empresas, existem soluções como o Crédito MIX que são capazes de realizar consultas completas em poucos minutos.