Consulta de Negativação é a melhor forma de se proteger

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Quando uma empresa faz uma venda a prazo ou uma imobiliária loca um imóvel, estão concedendo crédito a uma pessoa ou empresa.

Conceder crédito é importante para que a empresa possa vender, alugar ou se relacionar melhor com os seus clientes, mas essa concessão precisa ser precedida por uma boa consulta sobre eventuais negativações sobre pessoas físicas e jurídicas.

A consulta sobre negativações, popularmente conhecida como consulta de crédito, é a forma pela qual uma empresa acessa um banco de dados de um bureau de crédito que contêm informações sobre o comportamento de uma pessoa ou empresa nos pagamentos aos seus fornecedores para mitigar riscos e reduzir a inadimplência.

Essas informações são instantâneas – informam se a pessoa ou empresa tem alguma dívida não paga até aquele momento – ou um histórico sobre o comportamento de crédito e pagamentos nos últimos cinco anos, o que é transmitido através de um Score que ajuda a determinar qual o índice de probabilidade de inadimplência.

Consulta sobre Negativações – o que ela diz?

A consulta sobre negativações ou consulta de crédito é a melhor forma de proteção que a sua empresa pode ter. Uma boa consulta sobre negativação traz informações como:

  • Títulos protestados
  • Pendências financeiras não públicas
  • Ações Cíveis Executivas
  • Cheques sem fundos
  • Outras informações para análise de crédito

Essas informações ajudam a sua empresa a prevenir ou minimizar prejuízos com clientes golpistas ou inadimplentes.

Quem eu devo consultar?

Muitas empresas consultam o crédito do cliente apenas quando vai fazer a primeira venda, e depois não o consultam mais.

Essa prática, apesar de rotineira no mercado, é extremamente arriscada. Como a consulta sobre negativações traz informações momentâneas – se a empresa ou pessoa tem alguma dívida nesse momento – essa situação pode mudar a qualquer momento.

Uma pessoa ou empresa que não possuíam dívida no momento em que realizou a primeira compra com a sua empresa, podem estar agora em uma situação completamente diferente, com dívidas junto a outros fornecedores.

Por isso, é essencial realizar a consulta de crédito sobre novos e antigos clientes!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *