Consulta de Nome Sujo

Tempo de leitura: 1 minuto

É muito comum ouvir que alguém está com o “nome sujo”. Essa expressão popular é muito utilizada para identificar casos onde a pessoa possui uma ou mais restrições financeiras em nome. A consulta de nome sujo também é um termo muito usado para se referir ao casos onde uma consulta de crédito deve ser feita para verificar se existe algum tipo de pendência.

O que significa “nome sujo”?

A expressão “nome sujo” significa, na linguagem popular, que uma pessoa possui algum tipo de restrição em nome. Ela é usada, na maioria das vezes, para identificar pendências financeiras ligadas aos bancos ou comércios, deixando de lado o histórico de crédito da pessoa. Esse hábito de relacionar a saúde financeira apenas as pendências em nome é bastante comum, porém não reflete de forma correta a saúde financeira. Por isso, é comum que mesmo com o “nome limpo”, uma pessoa possa ter o crédito negado por uma instituição financeira ou empresa do varejo.

Como realizar a consulta de nome sujo?

A consulta de nome sujo é uma das informações que uma consulta de crédito pode retornar. Ela é realizada com base no conjunto das informações cadastrais e dos registros de pendências realizados por instituições financeiras e do comércio. Por se tratarem de informações confidenciais, esse tipo de consulta não pode ser realizado por terceiros que não tenham ferramentas especializadas. Para garantir que os usuários de ferramentas capazes de consultar o nome sujo são empresas idôneas, antes da adesão é realizada uma triagem e validação de todas as informações referentes ao CNPJ.