Consulta de Score

Tempo de leitura: 2 minutos

O score é uma numeração determinada pelo histórico de crédito de uma pessoa. Sua identificação é um número que varia de 0 a 1000 e é definida a partir de informações como, por exemplo, a taxa de atraso de parcelas ou o prejuízo oferecido para o mercado.
Todas as pessoas com CPF cadastrado possuem também o Score. Nos casos onde não existe movimentação financeira, ele provavelmente será próximo de 0.

Como consultar o Score?

O Score é uma pontuação que depende de informações confidenciais sobre a movimentação financeira. Por conta disso, a consulta desse dado só pode ser feita através de ferramentas autorizadas e especialistas em tratamento de dados.

Apesar de ser bastante importante para a concessão de crédito, a consulta de score deve ser acompanhada da verificação completa de crédito, a fim de verificar restrições e possíveis pendências.

A ferramenta Crédito Mix é uma das melhores opções para empresas realizarem a consulta de score e a consulta completa de crédito.

Como aumentar o score?

Uma das maiores dúvidas em relação ao score é como aumentá-lo. Por se tratar de um número gerado a partir de diversas informações, não existe uma receita pronta para torná-lo maior. Entretanto, como sabemos que o comportamento no mercado é levado em conta, é possível inferir que o pagamento de contas em dia e a movimentação financeira podem ser positivas para o score. Evitar consultas desnecessárias ao CPF também faz com que o seu score se torne mais saudável.

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, realizar o pagamento adiantado de parcelas não contribui para o aumento do score, pelo contrário. Isso acontece pois, ao adiantar um pagamento, você receberá um desconto. Esse abatimento é, na maioria das vezes, o lucro que a instituição financeira teria com seu parcelamento. Pagando antes, você retira a margem de lucro e se torna um prejuízo para o provedor de crédito. Por isso, opte sempre por pagar em dia e evite realizar acordos após um longo prazo com abatimentos muito grandes.