Don Tapscott: o blockchain como transformador do futuro

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Há algum tempo, as criptomoedas passaram a ser pauta recorrente em todos os segmentos. O seu alto valor e a segurança das transações geraram o interesse massivo, principalmente nos bitcoins. Mas, afinal, o que faz das moedas digitais tão confiáveis e valiosas? A resposta está na tecnologia por trás de cada uma delas, o blockchain.

Como o blockchain pode revolucionar nossa sociedade?

Considerada uma das tecnologias mais seguras da atualidade, o blockchain foi a pauta da Palestra de Don Tapscott na Campus Party. O pesquisador, que lançou recentemente o livro “Blockchain Revolution“, falou sobre as implicações que a segurança oferecida pela tecnologia podem oferecer no futuro.

 

[one_second]O que é blockchain? É uma tecnologia que usa a descentralização de dados para promover maior segurança. Nese modelo os dados são distribuídos e compartilhados, formando uma corrente. [/one_second]

Há 35 anos, Don estuda os fenômenos ligados ao mundo digital e, durante sua participação no evento, afirmou que o blockchain é superior a qualquer outra tecnologia disponível atualmente.

Apesar da grande difusão dessa tecnologia como responsável apenas pelos bitcoins, o escritor ressaltou que essa tecnologia é uma grande aliada para prevenir fraudes. Durante sua entrevista para a imprensa, Don Tapscott acrescentou que o blockchain pode auxiliar no combate à corrupção. Em um tom sarcástico, ele afirmou que “não é uma boa hora para ser um político corrupto com essas tecnologias”.

O potencial do blockchain para a segurança está, segunda Don, na capacidade de acompanhar cada transação e na impossibilidade de apagar os registros lançados na rede. Isso acontece porque, como os dados estão interligados, formando uma espécie de corrente, os dados não são centralizados em apenas um banco, mas estão disponíveis e atualizados em cada um dos “blocos” que compõem essa rede.

Atualmente, as transações realizadas online possuem um problema de confiança. É preciso acreditar em quem realiza ou recebe um pagamento. Essa insegurança poderá ser resolvida no futuro através do blockchain. Segundo Tapscott, a grande vantagem da tecnologia é a substituição da necessidade de confiar, pela certeza de que a transação é segura. Além das operações financeiras, o blockchain é capaz de auxiliar também na proteção contra vazamentos de dados e possíveis invasões.

Transformação além dos dados

As mudanças previstas por Don também cruzam a barreira entre dados e pessoas. Sua visão é que o uso de blockchain reduza os custos de transações de uma maneira tão drástica para as empresas que, em algum momento, elas passarão a ser completamente descentralizadas e focadas em redes de pessoas. Nessa visão, os funcionários passariam a ser elementos que contribuem para uma imensa rede de trocas.

Ainda não é possível afirmar que essa revolução acabará completamente com as relações tradicionais. Porém, já é realidade que o blockchain pode oferecer um alto nível de segurança e está disponível como um meio para realizar grandes mudanças no cenário que conhecemos hoje.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *