Enriquecimento de banco de dados

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Enriquecimento de Dados Cadastrais
Enriquecimento de Dados Cadastrais

As informações dos clientes são fundamentais para as empresas, afinal, sem um cadastro atualizado não é possível desenvolver ações de marketing ou de cobrança.

Tenha em mente que é a partir de um cadastro que os clientes podem ser encontrados após uma compra, o que facilita muito contatos futuros.

Por outro lado, sabemos que informações pessoais mudam com o passar do tempo e dificultam essa comunicação, não é mesmo?

A boa notícia é que o enriquecimento de banco de dados é uma solução simples e que traz bons resultados! Para entender melhor o que é e como funciona esse processo, continue a leitura. Vamos lá?

O que é enriquecimento de dados?

O enriquecimento de dados nada mais é do que a captação de informações que você ainda não tem na sua base, partindo de apenas um dado, como CPF ou CNPJ. Em outras palavras, sua base será abastecida com novas informações de um mesmo cliente.

Um novo número de telefone, endereço, informações sobre um vínculo empregatício ou pessoas relacionadas que não estavam identificadas anteriormente podem ser incluídos nessa atualização. O importante é não perdê-los de vista!

Realizar o enriquecimento dos dados de forma manual é um grande desafio, já que nem todas as informações estão disponíveis para pesquisa.

Mesmo que estivessem, o tempo usado para reunir cada uma delas tornaria a tarefa inviável. Se essa é a sua preocupação, pode ficar tranquilo! Ao longo do texto, você conhecerá uma ótima solução.

Por que atualizar dados de clientes é importante?

Mais do que apenas manter sua base atualizada, o enriquecimento de dados oferece benefícios que podem ser vistos no longo prazo. O principal aspecto a ser considerado é que, quanto maior for o seu cadastro de clientes, mais suscetível a mudanças ele estará.

De qualquer forma, os resultados também são imediatos, afinal, essa é uma tarefa a ser confiada a uma ferramenta como o Base Certa, que vamos explicar em detalhes mais adiante.

Por meio dela, seu banco de dados será auditado permanentemente, trazendo melhorias instantâneas em virtude da higienização em tempo real.

Nos próximos tópicos, você entenderá os benefícios desse processo.

Melhoria na comunicação

Manter os registros dos clientes sempre em dia é, por si só, um benefício que justifica o investimento em tecnologia. A primeira necessidade que um banco de dados deve atender é a de ser uma fonte de consulta.

Supondo que você seja gestor no varejo e precise fazer contato com um cliente para avisar que uma mercadoria precisa ser trocada, o que seria feito se o cadastro estivesse incompleto ou defasado?

Portanto, a primeira demanda que deve ser atendida pelo seu banco de dados é garantir a eficácia da sua comunicação. Mais do que uma ferramenta de negócios, trata-se de uma solução imediata.

Aumento das vendas

Não é de hoje que a fidelização é a aposta mais segura para aumentar o retorno sobre investimento das ações de marketing e vendas. Há pesquisas, por exemplo, que comprovam o menor custo de ações de fidelização em virtude do potencial de retorno que só elas proporcionam.

Um cliente fidelizado não só compra mais, como indica sua marca favorita para outras pessoas.

A propaganda boca a boca, embora seja uma forma de atração de clientes espontânea, também pode ser diretamente estimulado e até controlado por suas iniciativas — tudo vai depender, é claro, de uma base consistente e atualizada de antigos compradores.

Redução de custos com cobrança

A recessão econômica no Brasil é responsável por aumentar indicadores como taxa de desemprego, de juros e a inadimplência. Com menor renda, as pessoas consomem menos e deixam de quitar dívidas contraídas em compras a prazo e empréstimos bancários.

Sendo assim, sua empresa deve contar com mecanismos de baixo custo e que permitam planejar e executar ações de cobrança.

Um desses mecanismos envolve o enriquecimento de banco de dados, que serve para aumentar a assertividade das cobranças. Lembre-se de que será a partir da sua base de clientes que o seu setor de cobranças poderá agir!

Aumento da satisfação

Não é só para cobrança ou para execução de tarefas de rotina que a sua base de clientes atualizada deve servir.

Tão importante quanto manter contato com os atuais clientes e cobrar de quem tem dívidas em aberto é usar os canais disponíveis para estreitar os laços com essas pessoas.

Nesse sentido, sem uma base enriquecida, não será possível essa aproximação. Afinal, você não poderá deixar um cliente 100% satisfeito se não o conhecer bem, concorda?

Esse conhecimento deverá ser a base para a relação que a sua empresa vai construir com cada um. Quando a sua empresa se mostra disposta a compreender o que o cliente quer, as chances de sucesso são muito mais amplas.

Um exemplo dos resultados obtidos é um estudo da McKinsey — ficou provado que empresas que buscam encantar seus clientes aumentam a satisfação em 20%, o que está vinculado a uma redução de custos de 15%.

Otimização do tempo

Ao manter uma base de clientes sempre atualizada com apoio da tecnologia, o seu negócio deixa de desperdiçar tempo ao enriquecer o banco de dados.

Veja, por exemplo, o que diz um relatório da eConsultancy: para 61% das pessoas entrevistadas, o suporte por telefone ainda é o meio preferido para atendimento na hora de solucionar problemas.

É bastante provável que a sua empresa ainda use o telefone como canal para se comunicar com os clientes, e isso exige a otimização do tempo gasto nos contatos.

Um bom exemplo disso é o filme baseado em fatos reais “À Procura da Felicidade”, com Will Smith. Em uma cena, o protagonista descobre formas de poupar tempo entre as ligações que realizava no trabalho, o que fez com que os resultados positivos começassem a aparecer.

Siga esse princípio para outros canais e veja como um banco de dados enriquecido e com informações corretas evitaria retrabalho ou pesquisas manuais incorretas.

Aumento da motivação

Além do cliente, há outra figura beneficiada pela adoção de ferramentas para enriquecer o banco de dados: o seu colaborador.

Nesse aspecto, considere que disponibilizar meios para agilizar as rotinas de cobrança é essencial para manter suas equipes motivadas. Em um setor já naturalmente sujeito a pressões de diversos lados, não ter recursos que permitam exercer bem o trabalho de obrar é um fator de risco.

Um banco de dados enriquecido é de grande ajuda, já que facilita o cumprimento das tarefas dos seus profissionais de cobrança.

Com ferramentas de trabalho que tornem os processos menos sujeitos a erros ou atrasos, naturalmente aumenta a satisfação com os resultados obtidos.

Qual é a solução da Assertiva para a base de dados?

Para facilitar o enriquecimento e a higienização da base de dados, a Assertiva desenvolveu o Base Certa! Essa ferramenta usa os dados que você já tem para encontrar informações atualizadas em diversas fontes públicas e privadas.

Depois dessa consulta, o Base Certa consegue retornar para você novas informações que vão ajudar no contato com clientes e devedores.

Ao usar o Base Certa, sua empresa usa apenas as informações mais importantes. A solução é capaz de aprender sozinha e coletar dados de diversas fontes de pesquisa. Tudo isso é feito em escala de velocidade que, manualmente, seria impossível de reproduzir.

Por meio dessa solução, você vai garantir que a sua empresa possa tratar de informações em massa em tempo recorde! Ela é indicada para varejistas, instituições de ensino e qualquer tipo de negócio que lide diariamente com alto fluxo de clientes nas suas instalações, tanto físicas quanto virtuais. É uma boa ideia, não acha?

Tenha uma base de dados sempre atualizada!

Ficou interessado e quer ter esse recurso valioso na sua empresa? Faça um teste gratuito e comprove na prática os benefícios!