Factoring: Qual a importância de validar os dados do cliente?

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Quando falamos de antecipação de crédito para empresas que trabalham com venda a prazo, estamos falando de oportunidade de crescimento, reforço na segurança financeira da empresa e flexibilidade no fluxo de caixa da empresa. Porém, antecipar os recebíveis de vendas feitas por duplicatas e cheques requer um cuidado maior para quem é do mercado de fomento mercantil. Validar os dados do cliente é uma atitude que tem papel fundamental no trabalho do operador de fomento, além de evitar fraudes e golpes.

Para quem ainda se pergunta como fazer isso, saiba que o Localize, nossa plataforma de busca de dados cadastrais, conta com mais de 200 milhões de dados em seu sistema e auxilia diversas empresas a encontrar os dados de seus clientes. Com este serviço o operador de fomento consegue encontrar diversos dados do contratante, desde nome completo até CPF, RG, números telefônicos e contatos de segundo e terceiro grau.

Com essa solução você consegue ter o controle de todos os dados do seu cliente prevenindo golpes e prejuízo a sua empresa – ou a que você trabalha. Aliado ao Localize, temos o Foco Fiscal, uma plataforma que te entrega a situação cadastral do CNPJ da empresa que está buscando o fomento mercantil. Sabendo da situação da empresa você sabe o que pode conceder ou não para o cliente. Antes de entendermos melhor a importância de validar estes dados, vamos entender do que se trata a antecipação de recebíveis?

Antecipando o pagamento de cheques e duplicatas

Há algum tempo atrás, publicamos um artigo aqui chamado “Como reduzir o risco na hora de antecipar cheques e duplicatas?” que dá algumas dicas de como reduzir o risco de sua empresa quebrar na hora de pedir a antecipação dos recebíveis gerados por pagamentos de cheques e duplicatas. Neste conteúdo você consegue entender um pouco sobre do que se trata esta modalidade do mercado de fomento mercantil.

A antecipação de recebíveis é uma estratégia que consiste em antecipar os futuros pagamentos de vendas a prazo – seja ela em cheques pré-datados, duplicatas – para que o cliente não precise esperar a compensação do pagamento dos clientes. A grande vantagem desta modalidade é conseguir o crédito sem muita burocracia, além de evitar grandes dores de cabeça como cheques sem fundo e duplicatas protestadas.

Mesmo que o valor oferecido pela instituição financeira venha com a incidência de algumas taxas, esta opção tem sido vista como um benefício para comerciantes que estão precisando reorganizar a vida financeira da sua empresa e traçar estratégias de crescimento a médio e longo prazo para o seu negócio. Esse tipo de processo pode ser solicitado de forma pontual, quando a empresa precisa, existindo também a possibilidade de ser feita uma autorização automática. Esse tipo de medida apresenta benefícios para quando o negócio recebe pagamentos via duplicatas e cheques pré-datados.

Qual a importância de validar os dados do cedente e do sacado?

Toda transação que envolve grandes quantidades de dinheiro merecem bastante atenção, uma vez que estamos falando de injeção de capital em um fluxo de caixa desestabilizado, além de uma retirada de um fluxo de caixa que está visando a recuperação por meio de créditos e taxas de juros. Garantir a qualidade desta transação tem muito a ver com a procedência do seu fornecedor e da situação cadastral do seu cliente, então validar os dados é a ação fundamental do seu trabalho.

Com a nossa plataforma de consultas cadastrais, o Localize, mais a plataforma de consulta de situação cadastral de CNPJ, o Foco Fiscal, tanto o operador de fomento quanto o empresário conseguem ter acessos a informações que irão conduzir a negociação de forma clara e objetiva de forma que beneficiem ambas as partes. A importância em validar os dados do cedente e do sacado na hora de antecipar os pagamentos das vendas feitas em duplicatas e cheques consiste em dar mais segurança para a empresa que está procurando o fomento, além de dar mais margem de lucro para a empresa de factoring que está procurando investir e injetar capital em uma empresa, dando assim, mais possibilidades de crescimento.

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