Mailing Segmentado

Tempo de leitura: 2 minutos

O que é Mailing?

Antes de entender o que é o mailing segmentado, é importante entender o que é um mailing. Esse termo é muito usado no marketing, na publicidade e também em operações de telemarketing e, geralmente, é associado ao envio de e-mails e ações relacionadas. Entretanto, sua definição é muito mais simples do que você imagina.

O mailing nada mais é que uma lista de pessoas que são clientes em potencial para o seu negócio. Nele você deverá ter as informações certas, que vão variar de acordo com o seu objetivo, mas que incluem, na maioria das vezes, o nome, telefone, endereço e e-mail das pessoas selecionadas.

Diferenças do mailing segmentado

Imagine que o mailing comum é como uma peneira com a rede bem aberta, onde quase todas as coisas passam. Agora pense em uma segunda peneira, com uma rede mais fechada, onde apenas algumas coisas passam. Esse é o mailing segmentado. Ele se diferencia pela inclusão de variáveis que definem se um contato entra ou não para a base de dados. Isso funciona de maneira bem simples: o mailing é montado com pessoas que seguem um padrão de características pré definidas. Elas podem ser relacionadas com a localização geográfica, sexo, idade e outros. Ele é capaz não só de gerar um mailing segmentado, como também analisar o mailing que já existe na sua empresa para encontrar os contatos que têm o perfil do seu cliente ideal.

Qual a vantagem do mailing segmentado?

Quando uma base de dados comum é usada, todos os contatos são abordados sem distinção alguma. Isso, sem dúvida alguma, leva bastante tempo e agrega custo às ações. Quando um mailing segmentado passa a ser usado, já existe uma triagem dos contatos, o que evita esforços com pessoas que não podem ser atendidas pelo seu produto ou serviço.

Um bom exemplo disso são os casos de empresas que trabalham com a venda apenas em uma região e com um valor elevado. Ao segmentar de acordo com a localização e renda, a chance dos contatos recebidos se tornarem clientes é muito maior do que em um mailing comum, já que eles passaram por uma pré-seleção.