Operador de Fomento – Como se manter atualizado?

Tempo de leitura: 3 minutos

Falar sobre o mercado de fomento mercantil – ou factoring, como é amplamente conhecido – é algo que exige alguns cuidados. A área, que é pouco difundida no nosso país, tem em suas mãos recursos poderosos que podem oferecer novas oportunidades de crescimento para o varejo. Mas você já se questionou qual é o perfil de profissional que trabalha dentro de uma empresa de fomento mercantil?

Historicamente, em sua criação, o mercado se baseava em apenas uma pessoa que andava pelas ruas centrais das cidades europeias a procura de comércios que tivessem vontade de vender a sua cartela de clientes com venda ativa no modo a prazo. Esse agente de fomento mercantil era responsável pela apresentação do “produto”, do fechamento da venda e da manutenção dessa carteira a partir do momento que os clientes se tornassem dele. Com isso ele auxiliava o financeiro da empresa, oferecia oportunidades de crescimento e fomentava a economia da região.

Chamado de operador de fomento nos dias de hoje, o perfil do profissional tem mudado com o passar dos anos e, diante da crise, os profissionais que atuam no mercado de fomento mercantil começaram a ganhar mais espaço no mundo. O perfil desse profissional, que vem ganhando cada vez mais lugar, pode ser um operador, analista, agente comercial ou gerente de área – seja cobrança, jurídico, crédito e/ou tecnologia da informação. Atualmente não temos uma formação específica para este tipo de profissional, mas há um perfil com competências específicas que têm sido cobiçados pelas empresas do ramo.

Como se tornar um operador de fomento?

Como mencionamos acima, não existe uma graduação específica para um operador de fomento, porém há algumas competências específicas que fazem com que o profissional comece a ser bem visto por empresas do ramo. Profissionais com experiência em gestão comercial, vendas ativas, além de conhecimento em economia, gestão financeira e administrativa fazem parte do grupo de pessoas que têm as habilidades técnicas necessárias para serem sondados por empresas de fomento mercantil.

A Associação Nacional de Fomento Comercial, instituição especializada no mercado de factoring, disponibiliza diversos cursos na área de fomento mercantil para que os profissionais que já trabalham na área – e outros profissionais que estão pensando em uma transição de carreira – se especializarem, atualizarem e renovarem o conhecimento. Além de cursos básicos como o de agente de fomento comercial, a associação disponibiliza palestras sobre temáticas que se norteiam através dos desafios do dia-a-dia, tais como as novas tecnologias do fomento comercial, antecipação de recebíveis de cartões de crédito, fundamentos jurídicos no contrato de fomento comercial e muito mais.

A valorização do Operador de Fomento

A valorização de um profissional deve ser uma regra em qualquer empresa, independente de que área ela atue. Porém, valorizar um profissional do ramo do fomento mercantil traz para a sua empresa um retorno maior do que você espera. De acordo com a Revista do Factoring, veículos especializado no mercado, o papel do operador nas empresas e o impacto positivo de seu trabalho devem ser um destaque para os gestores. Além disso, em suas últimas edições, tem explicado um pouco mais sobre como funciona a recompensa financeira para o colaborador.

Pensando assim, é necessário colocar o operador no centro do nosso nível de importância no andamento dos negócios, ou seja, o profissional precisa ser bem capacitado e bem recompensado pelas suas conquistas. Muitas vezes os empresários não conseguem entender a importância que esse tipo de profissional tem e as empresas acabam entrando em situações onde o ambiente de trabalho oferecido é hostil e as recompensas não condizem com o esforço gerado, fazendo com que a motivação fique abaixo do esperado. Valorize o seu operador de fomento e entenda a importância do papel que ele desempenha dentro da empresa.

Caso queira receber mais desses conteúdos, clique aqui e assine a nossa newsletter e fique por dentro de todos os conteúdos que produzimos. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *