Por que fazer uma pós-graduação em Direito Digital?

Tempo de leitura: 4 minutos

O Direito Digital, ainda que não seja muito conhecido por esse nome, já faz parte da rotina dos usuários da internet. Ele trabalha como um mediador entre as leis vigentes e a computação, tornando a vida online mais segura e de acordo com as regras sociais definidas e nossa Constituição.

para que fique mais claro, separamos a seguir como podem ser aplicadas as áreas do Direito tradicional no ambiente online. Confira:

  • Direito Civil: É o responsável por situações onde existe a exposição de uma pessoa física na internet ou qualquer tipo difamação e existe um processo por danos morais. Um bom exemplo são os vazamentos de fotos íntimas.
  • Direito Tributário: Atua como regulamentador das transações na internet.
  • Direito Constitucional: Responsável por verificar e assegurar a os direitos previstos para todos os brasileiros como a privacidade de dados, por exemplo.
  • Direito Penal: Cuida dos casos de injúria e calúnia. Exemplo dessa atuação são os casos onde existe racismo em redes sociais.

Qual a importância do Direito Digital?

Segundo pesquisas recentes, o brasileiro passa mais de 9 horas por dia na internet. Isso significa que mais de um terço do dia é dividido entre o mundo offline e o online. Todas essas atividades praticadas em um mundo virtual também implicam na vida real e, consequentemente, nas questões jurídicas.

As moedas digitais e o recente escândalo de uso de dados dos usuários do Facebook são bons exemplos da necessidade latente de especialistas na aplicação do Direito Digital. São esses profissionais que estarão aptos para lidar com casos que envolvem relações puramente online, onde as partes provavelmente sequer se conhecem.

3 motivos para fazer uma pós-graduação em Direito Digital

1- O Digital cresce todos os dias

Há alguns anos atrás, parecia impossível imaginar um mundo onde poderíamos realizar compras na internet sem sequer utilizarmos a moeda vigente em nosso país. Hoje, o consumo online já é quase equivalente ao comércio tradicional.  

Até mesmo as relações de trabalho mudaram. Empresas que antes recebiam todos os funcionários em horários pré estabelecidos e em relações formais de trabalho, hoje já contam com profissionais do mundo todo trabalhando online.

Todas as mudanças que temos presenciado nos últimos dias podem deixar a impressão de que de agora para frente o crescimento será desacelerado. Porém, o mercado de tecnologia prova que a tendência é que a inovação seja ainda mais intensa nos próximos anos. Tais mudanças vão afetar diretamente não só a rotina, como também os direitos básicos de cada cidadão.  

É papel dos profissionais do Direito se aprimorarem nas questões que envolvem o Direito Digital para que, em um futuro não muito distante, passem a atuar com bastante intensidade nessa área.

2-  Diferenciação no mercado

O Direito é uma das áreas de estudo mais tradicionais no Brasil. Todos os anos são milhares de novos profissionais graduados e buscando oportunidades de trabalho e atuação independente.

Em meio a uma massa tão grande de pessoas buscando uma mesma área, ser especialista em um assunto não tão popular mas tão promissor como o Direito Digital, é uma forma de diferenciação. Como consequência disso, a demanda de trabalho e a chance de inclusão em empresas voltadas para tecnologia é muito maior que apenas com a formação tradicional.

3- O futuro é digital

Além das mudanças de consumo, interação e relacionamento, o meio digital também está em constante convergência com a vida real. Temos todos os dias novas empresas surgindo com soluções pautadas exclusivamente em tecnologia para resolver problemas rotineiros. Cada dia mais pessoas usam os chamados “wearables”, que são peças de roupa ou acessórios que conectam usuários à internet e até mesmo aos outros usuários.

O cenário mundial é de busca por formas de uso do digital para uma vida mais simples e eficiente. Portanto, a visão do futuro é que as relações humanas se tornem muito mais online tanto em sua rotina pessoal, como na profissional. Isso significa que até mesmo as noções trabalhistas sofrerão alterações com o tempo para que sejam mais adequadas para o digital. Nesse cenário, profissionais do Direito que são desde já especialistas nessa área, terão a oportunidade de amadurecer seus conhecimentos todos os dias e conquistar uma base melhor com a intensa demanda vinda do online.

Saiba como utilizar a tecnologia em sua rotina

Além de ser um segmento muito interessante para atuação, o mundo da tecnologia pode auxiliar em sua rotina de trabalho. Por isso, separamos neste artigo algumas dicas para localização das partes de um processo utilizando ferramentes off e online. Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *