Por que um corretor imobiliário precisa fazer consulta de crédito?

Tempo de leitura: 4 minutos

Você é corretor de imóveis e não sabe por que a consulta de crédito pode te ajudar? Confira como essa ferramenta pode ajudar na melhoraria de sua rotina trazendo mais segurança e assertividade.

Bastante conhecidas, as consultas de crédito são vistas como uma ferramenta essencial para o mercado financeiro. Mas, você já parou para pensar em como essas informações podem ser úteis também para corretores e imobiliárias? Se nunca pensou nisso, chegou a hora de começar a entender como a consulta de crédito pode facilitar a rotina desses profissionais.

Como a consulta de crédito pode ser usada no mercado imobiliário?

A consulta de crédito é utilizada como uma forma de conhecer o cliente mais a fundo, entender seu comportamento e a sua situação financeira no momento. É ela quem pode indicar se uma pessoa costuma deixar de pagar débitos essenciais como, por exemplo: contas de telefone, luz e aluguel. Essa informação seria muito importante antes de realizar uma locação, não é? Desta forma, você saberia antecipadamente que um locatário tem grandes chances de ser inadimplente com base em seu histórico financeiro e correria muito menos riscos.

Quando um cliente interessado em compra de imóvel chega às imobiliárias ou direto ao corretor, ele provavelmente estará focado em adquirir um bem de acordo com seus sonhos. Porém, na maioria das vezes, os cálculos de atributos desejados e preço do imóvel não são muito realistas. Sem dúvida alguma, existirão casos onde uma pessoa procura um imóvel em uma faixa de valor que não condiz com sua realidade e, sem nenhum auxílio, você seguirá buscando propriedades fora das condições reais e, consequentemente, não fechando a venda.

Através da consulta de crédito, é possível ter informações que, após análise, são capazes de ajudar a criar o perfil correto de consumo de um cliente e assim, direcioná-lo para imóveis dentro de suas possibilidades.

Todas essas informações são válidas também para os casos onde um cliente deseja realizar um financiamento. Nos último dias, com o anúncio da volta dos créditos com 20% de entrada, a tendência é que a procura por esse tipo de negócio aumente. Sabemos que a própria entidade financeira fornecedora do crédito fará uma análise minuciosa do comprador porém, já pensou que é possível evitar uma recusa e o retrabalho? Isso porque quando existe a consulta preventiva do histórico e débitos, já haverá uma previsão sobre a possibilidade de um negócio ser aprovado ou não.

Além de  auxiliar no encaminhamento de proposta somente em casos que realmente possuem chances de aprovação, oferecer aos clientes a consulta de crédito evita que eles procurem esses dados em outro lugar. Muitas vezes, por não saber como a situação do CPF está, as pessoas procuram meios pagos de realizar esse tipo de consulta antes de iniciar o processo de financiamento.

A grande desvantagem é que, se essa consulta for realizada em lugares especializados em crédito, provavelmente ele será consultado mais de uma vez e isso pode gerar problemas na pontuação financeira. Isso sem contar que, sem conhecer os critérios de operações imobiliárias, o cliente pode concluir que não será possível efetivar sua compra e nem ao menos dar a chance do corretor realizar a pré- análise.

Já na relação onde o corretor é contratado pelo proprietário de um imóvel, a consulta de crédito pode ajudar a prevenir problemas para o locatário ou comprador. Isso porque, realizando uma consulta completa, é possível entender se o imóvel pode, de alguma maneira, estar comprometido por ações judiciais ou algum tipo de débito fiscal.

Assim como para o mercado financeiro, a consulta de crédito para os corretores imobiliários funciona como uma segurança que transmite maior credibilidade. A diferença é que, no mercado de imóveis, uma negociação feita sem segurança pode prejudicar alguns bens essenciais para seus clientes como, por exemplo, sua moradia.

Conheça gratuitamente a ferramenta Crédito

A confiança é, sem dúvida, uma das coisas mais importantes quando pensamos em negociação de imóveis com corretores. Por isso, por que não experimentar uma ferramenta que pode te ajudar a conquistar ainda mais segurança? Inscreva-se aqui e teste gratuitamente a ferramenta Crédito.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *