Score de Pagamento

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Quando falamos sobre score de propensão de pagamento, o próprio termo já nos dá uma ideia de quão bom pagador aquela pessoa é. Em essência, este conceito é verdade. Já na prática um score de propensão de pagamento é um modelo estatístico criado com base em algoritmos de inteligência artificial. Este algoritmo é responsável por mapear o comportamento comercial de determinado consumidor, além de identificar quais são os clientes inadimplentes ou com maior probabilidade de não conseguir arcar com uma nova dívida.

Como ele pode ser usado?

Este tipo de consulta pode ser utilizado em diversos momentos no seu negócio. Quando você precisa realizar uma pesquisa para verificar a situação cadastral do seu consumidor, muitas vezes você só tem acesso a se ele está apto ou não para assumir uma nova dívida. Em determinadas situações, a consulta nos devolve informações que funcionam como uma dica que diz que aquele valor de dívida para aquela faixa de atraso não compensa a cobrança ou, dependendo da faixa de valor, a cobrança só funciona nos meios digitais.

Posso usar em quais situações?

No momento em que o consumidor está decidido a efetuar a compra de determinado produto, você consegue ter acesso ao sistema que te dá essa informação através da consulta do CPF e entender qual é a probabilidade de crédito que pode ser oferecida e qual é a propensão daquela dívida ser paga em dia. Essas decisões agregam valores positivos no seu planejamento estratégico financeiro e de cobrança, pois além de contribuir para o crescimento da sua empresa, ela também te ajuda a não estar entre as empresas que mais enviam nomes para a taxa de inadimplência.

Como saber o score de propensão de pagamento do meu cliente?

Para conseguir ter acesso a este tipo de informação, você precisará ter a seu dispor um sistema que te dá resultados cadastrais através da consulta do CPF do seu consumidor. Algumas plataformas apenas retornam para você se o cliente está apto ou não a adquirir uma nova dívida, então é fundamental que você tenha em mãos resultados mais expositivos sobre o consumidor.

Os clientes da Assertiva que têm acesso a Área do Cliente podem contar com um Score de Propensão de Pagamento integrado ao Localize. Este novo tipo de consulta oferece uma forma mais ágil quais clientes têm mais probabilidades de realizar um acordo de pagamento. Essa funcionalidade te dá mais economia de tempo e torna o processo de cobrança mais dinâmico e inteligente.