Tipos de discadores para call center e cobrança

Tempo de leitura: 3 minutos

Os discadores para call center são a espinha dorsal de uma operação de cobrança, televendas ou relacionamento em massa. Um discador é um software que recebe uma lista de telefones e disca automaticamente para tentar conectar a pessoa do outro lado da linha com um operador.

Todos os tipos de discadores para call center  funcionam com dois estilos básicos de discagem, a discagem horizontal e discagem vertical. Além disso eles têm vários modelos de discagem que devem ser utilizados de acordo com as necessidades e recursos de cada operação. Esses modelos de discagem são eventualmente conhecidos como tipos de discadores.

Quais são os tipos de discadores mais comuns para call center?

Discagem Power

O discador em modo power trabalha discando para todos os telefones de uma carteira e repassando as ligações para os operadores sem nenhum filtro prévio. Esse modelo de discagem é o que chamamos de “metralhadora burra”, uma vez que ele não leva nenhuma informação em consideração na hora de discar. Isso faz com que o operador receba todas as ligações, inclusive as que apenas chamam e as que caem em secretária eletrônica.

O modelo power só é recomendado em casos específicos, como quando a assessoria de cobrança tem um contrato consta que ela deverá discar para toda a base.

Discagem preditiva

O discador que trabalha com um modelo preditivo é configurado para juntar o tempo de atendimento de um operador com o tempo que ele leva para encontrar uma linha com atendimento. Ele cruza essas informações em um modelo matemático e prevê quando ele deve realizar a próxima discagem para que ela seja atendida o mais rápido possível por um operador livre.

Discagem Agentless

No sistema de discagem agentless é tocada uma mensagem automática – URA – ao detectar voz humana do outro lado da linha, isso significa que a ligação realmente foi completada. Esse sistema pode ser configurado para após uma interação inicial com a pessoa do outro lado da linha transferir a ligação para o operador.

Discagem Progressiva

No modelo de discagem progressiva o discador primeiro identifica se existe um operador disponível e só então inicia o processo de discagem. Dependendo do tipo de discador é possível identificar a presença de fax, sistemas automáticos de atendimento, etc, transferem para o operador apenas as ligações atendidas por seres humanos.

Discagem Powerdialer

Uma derivação do modelo progressivo no modelo powerdialer gerente do call center pode definir quantas ligações simultâneas o sistema vai executar no momento em que um operador estiver livre. Por exemplo, se a operação tem 20 atendentes é possível definir que vão ser realizadas 30 chamadas simultâneas para entregar apenas ligações atendidas. Um dos desafios desse modelo é que ele, caso não seja bem utilizado, pode acarretar em um alto custo de telefonia com muitas ligações desnecessárias.

Discagem Preview

No modelo de discagem preview o discador exibe as informações do inadimplente e da dívida na tela e é o operador quem decide quando e para qual número discar.

Dessa forma o operador tem tempo para fazer uma análise mais detalhada e formular a argumentação de forma prévia. Esse modelo de discagem é mais recomendado quando o perfil da dívida sugere um maior valor, com maior tempo de atraso e consequentemente com maior complexidade de negociação e cobrança. O modelo preview nesse caso dá ao operador a oportunidade de ter em mãos um leque de estratégias de abordagem e adaptar cada uma delas ao tipo de pessoa e dívida do momento.

Quer saber como escolher o tipo certo de discador para o seu negócio?

Se você ainda está em dúvida sobre qual o melhor discador para o seu tipo de negócio e pessoal, confira aqui nosso e-book sobre Planejamento Estratégico de Cobrança 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *