Com o aumento do poder da tecnologia, das conexões e da ascensão dos dados precisos como um ponto muito importante na hora da comunicação com o cliente e a personalização da experiência, é comum que as empresas tentem diversas formas de obter mais informações dos clientes para que possa entregar uma experiência melhor.
Esse processo pode ser visto com cada vez mais frequência, mesmo em empresas com pouca tradição nesse campo como, por exemplo, os supermercados, farmácias e até mesmo padarias. Esse tipo de negócio, por padrão, tem uma compra muito transacional e sem contato personalizado via uso da tecnologia. Porém, todas as mudanças causadas pelo aumento da importância de um atendimento mais humano e pessoal vem mudando esse cenário.
Hoje está se tornando cada vez mais comum que os supermercados tenham os chamados clubes de compras ou de promoções. O cliente que faz parte desse clube ou mailing, recebe descontos em determinados produtos, que são geralmente marcados com etiquetas diferentes.
Com o aumento da prática de cadastrar clientes para manter relacionamento e melhorar o desempenho diante de cenários competitivos um novo desafio surgiu: como manter os dados dos clientes atualizados?
Existem sim formas de manter esses dados tratados, limpos e atualizados. Cada uma delas depende da maneira com que eles estão armazenados e utilizados.
Neste artigo, vamos dar 5 dicas de como manter os dados dos clientes atualizados, principalmente no varejo:
1 – Faça promoções com foco em atualização cadastral
Uma forma inteligente e não invasiva de manter os dados dos clientes atualizados em um varejo é criar promoções. Elas podem ser realizadas de forma totalmente offline – com foco apenas nas interações dentro da loja – ou ainda com o uso de canais e tecnologias como SMS Marketing, e-mail Marketing, CRM e outros.
2 – Envie descontos exclusivos por SMS
Uma segunda forma de manter os dados atualizados, principalmente o telefone, é ter promoções com foco exclusivo nessa variável. Você pode, por exemplo, criar promoções que são enviadas apenas por SMS para os clientes e deixar isso bem claro na hora do cadastro e em outras comunicações da loja. Essas promoções exclusivas por SMS podem ser, por exemplo:
- Enviar um cupom que dá o desconto de 5% em determinados produtos
- Enviar uma promoção relâmpago para o cliente que for na loja até uma data X
- Dizer que tem um desconto exclusivo e pedir para o cliente responder sim para confirmar a sua identidade, e em seguida enviar o desconto
- Enviar links para uma página na qual o cliente tem acessos aos descontos e usar esse acesso para coletar dados
3 – Envie descontos exclusivos por e-mail
Todas as estratégias de atualização de dados realizadas por SMS também podem ser executadas via e-mail. Porém, no caso do e-mail, é possível enviar mais informações dos clientes e coletar mais dados da interação do cliente com a peça de comunicação. No e-mail você pode ter um funil com:
- Quantidade de e-mails enviados
- Quantidade de e-mails abertos
- Quantidade de cliques
- Quantidade de clientes que aderiram a promoção e atualizaram os dados
Além disso, o e-mail permite o envio de mais informações dos clientes sobre o funcionamento da promoção, a inclusão de mais de uma Call To Action (Chamada para a Ação) e outras funcionalidades de interação.
4 – Tenha um CRM afiado
A palavra CRM e a sua afiliada, CRM Marketing, entraram no vocabulário de muitos empresários e consultores. Entretanto, realizar uma boa gestão do relacionamento com o cliente e transformar isso em ações de marketing é algo um pouco mais complexo. Um dos principais pontos que tornam as ações de CRM Marketing um desafio é a atualização dos dados dos clientes.
Geralmente existem dois problemas na hora de ter uma base de dados dos clientes. O primeiro é que os dados não são validados na hora da entrada na base. O cliente pode fornecer um telefone, e-mail ou endereço que não condiz com a realidade. O outro problema é quando não existe uma rotina estabelecida de atualização dessas informações dos clientes. Por isso, é importante mapear quais são os gargalos no seu CRM e corrigi-los antes de aplicar as campanhas de atualização de dados.
5 – Realize enriquecimento e higienização dos dados
Todas as estratégias anteriores podem funcionar muito bem se o cliente continua frequentando o seu negócio. Mas, e quando ele não comparece mais ou quando não se tem certeza? Nesse momento é importante recorrer a outras estratégias de atualização de dados.
As duas formas mais comuns de atualizar dados utilizada pelo varejo são o enriquecimento e a higienização de banco de dados cadastrais.
O enriquecimento é utilizado quando você não tem todas as informações que precisa de um determinado cliente para dar o próximo passo no relacionamento com ele. Por exemplo, você tem o documento, mas não tem um telefone ou e-mail – ou quando tem eles estão incorretos. Um uso comum do enriquecimento, além de trazer dados de contato atualizados, é a segmentação da base com informações demográficas como idade, sexo, local de residência, faixa de renda, etc.
Além do enriquecimento, outra ação que é muito comum no mercado é a higienização da base de dados. A higienização é um processo realizado para tratar e melhorar a qualidade das informações dos clientes. No processo de higienização os dados são deduplicados, validados, organizados, completados e organizados de forma que faça sentido para o negócio.
O mais indicado é que seja realizada uma combinação equilibrada de todas essas estratégias para manter a sua base de informações sobre os clientes atualizada.
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