3 passos para organizar o departamento de cobrança da sua empresa

3 passos para organizar o departamento de cobrança da sua empresa
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Um dos momentos mais desafiadores de qualquer empresa que realiza vendas parcelada é a hora de cobrar dívidas em aberto de clientes. Esse é o momento em que o departamento de cobrança pode impactar nas relações com o cliente e ser determinante para que ele pague e continue fidelizado a sua empresa.

A inadimplência é comum para todas as empresas que trabalham com algum tipo de venda. Em alguns cenários, quando não há planejamento, esse número pode tomar uma proporção maior e prejudicar a saúde financeira do negócio. Nesse caso, isso pode ser reflexo de duas situações distintas:

Uma boa politica de crédito evita que o cliente caia em inadimplência logo no primeiro mês, pois ajuda a filtrar de forma adequada quem entra de acordo com os riscos definidos.

Já um departamento de cobrança bem organizado consegue realizar a cobrança de boa parte dessas dívidas mesmo que existam falhas na hora de conceder o crédito. É obvio que apenas cobrar não resolve o problema caso o crédito seja dado de forma indiscriminada, mas cobrar com qualidade é fundamental.

A estruturação de um departamento de cobrança é uma tarefa que leva tempo e exige planejamento. Veja abaixo 3 dicas de como estruturar essa área na sua empresa.

1. Mensurar as dívidas no mês zero

Não existe uma ordem exata para a execução desses passos ou dicas, mas certamente um dos primeiros é mensurar e segmentar os clientes com base na velocidade com que eles se tornam inadimplentes. Por exemplo:

Responder essas perguntas vai dar uma boa base para entender qual é a eficiência do departamento de crédito na hora de liberar vendas e isso vai ser fundamental para a cobrança.

2. Mapear o que está sendo realizado

Tão importante quanto ter segmentado qual é o padrão de inadimplência com base na entrada do cliente, é realizar um mapeamento de quais são as ações de cobrança são realizadas atualmente. É muito difícil que uma empresa que não realize nenhuma ação de cobrança – por mais simples que seja.

Esse mapeamento precisa responder perguntas como:

Existem casos em que o cliente fica inadimplente e o contato telefônico é tentado, mas o CPC – Contato com a Pessoa Certa – não ocorre. Nessas ocasiões, o próximo contato é agendado para 10 dias depois, mas o cliente pagaria se fosse encontrado no dia seguinte.

Há outros casos em que a pessoa encarregada de realizar as ligações de cobrança tem N outras atribuições e acaba não executando a tarefa principal da maneira mais adequada.

3. Criar uma politica de cobrança

Com todas as variáveis e ações que já ocorrem no processo mapeadas e isoladas, é hora de criar uma política de cobrança. A política de cobrança precisa cobrir o passo a passo com orientações para os principais casos que podem ocorrer. Ela geralmente abrange, dentre outras coisas, pontos como:

Talvez a sua empresa não tenha uma política de cobrança completa logo no primeiro momento, mas é muito importante estabelecer ao menos algumas regras visando guiar o processo de cobrança de cada tipo de inadimplente. Estabelecer um processo ajuda na mensuração dos resultados e no entendimento do que está funcionando e do que precisa ser melhorado.

Organizar um departamento de cobrança pode não ser uma tarefa fácil, mas é essencial para garantir que, quando uma dívida não é recuperada, seja possível isolar e entender os motivos, melhorando assim o índice de recuperação e aumentando as chances de voltar a vender para o cliente.

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