Por que investir em um banco de dados jurídico?

Assertiva Day Banner Assertiva Day Banner

Se a sua empresa não conta com um banco de dados jurídico, saiba que seus advogados e analistas de crédito podem estar perdendo uma grande oportunidade de se tornarem mais eficientes e produtivos.

A tecnologia entrega ao mundo corporativo uma matéria-prima muito preciosa que alguns negócios não dão o devido valor: os dados.

Se compararmos o crescimento de uma empresa a um jogo, veremos que as expectativas dos consumidores, a concorrência e a inadimplência são fases a serem superadas e que os vencedores são aqueles que conseguem aproveitar melhor os recursos à sua disposição, especialmente as informações dos clientes.

Continue com a leitura e entenda tudo o que você tem a ganhar com essa ferramenta!

O que é um banco de dados jurídico?

O banco de dados jurídico nada mais é que a reunião, em uma única plataforma, de informações sobre processos judiciais e suas partes em andamento em todo o país.

O departamento jurídico de uma empresa trabalha sob pressão e tem o desafio de lidar com um volume muito grande de processos, demandas extrajudiciais, notificações, análise de documentos, análises de crédito e, em alguns casos, negociações de dívidas.

Com o uso de um banco de dados atualizado e eficiente, os advogados e demais profissionais da área de cobrança conseguem visualizar diversas informações com rapidez e segurança, garantindo uma tomada de decisões mais segura para a empresa.

Como funciona esse recurso?

Podemos dizer que o banco de dados jurídico é um software que reúne tecnologia para entregar às empresas tudo aquilo que precisam para que o trabalho dos seus advogados seja mais assertivo.

O funcionamento desse recurso é bem simples, o que descomplica o cotidiano desses profissionais e simplifica a execução de tarefas repetitivas. 

Na prática, basta escolher uma chave de busca, inserir no campo de pesquisa e aguardar um relatório completo com todos os processos que correspondem ao termo procurado.

Quais as vantagens de ter acesso a um banco de dados jurídico?

Afinal, qual o valor das análises avançadas dentro do setor jurídico de uma empresa? Sem dúvida, o acesso a informações processuais sobre os clientes é algo que traz vantagens importantes para o negócio, ajudando-o não apenas a aproveitar oportunidades, como minimizar riscos.

Trata-se de um recurso que contribui para o crescimento da organização. É importante destacar que um estudo da Atos — empresa especializada em transformação digital — observou que, em 2017, apenas 40% das empresas utilizavam a análise de dados em setores essenciais, como vendas, jurídico, desenvolvimento de produtos e marketing. Porém, até 2020, a expectativa é que esse número cresça para 90%.

Caso você ainda não esteja convencido disso, os benefícios apresentados a seguir demonstrarão que vale a pena fazer esse investimento. Confira!

Busca de processos contra o cliente

Empresas que investem em um banco de dados jurídico ganham mais um grande aliado para lidar com a inadimplência. Isso porque o setor jurídico conseguirá conferir se existem processos judiciais em andamento contra o cliente no momento da análise de crédito.

Essa é uma ação preventiva importante e garante que suas finanças sejam protegidas, especialmente em vendas que envolvem um alto volume de capital, como nos financiamentos.

Acompanhamento de tendências e jurisprudências

O Direito é uma ciência dinâmica, afinal, o profissional da área precisa se esforçar para estar sempre atualizado com as decisões proferidas pelos juízes e tribunais. Nesse ponto, é interessante destacar que o acesso a essa tecnologia facilita esse acompanhamento, já que a informação está a alguns cliques.

Entrega de um diferencial competitivo ao profissional

O mercado jurídico é concorrido e exigente. Para se destacar, o advogado deve buscar seus diferenciais competitivos — e o uso de um banco de dados jurídico pode ser uma boa alternativa.

Em geral, o recurso faz com que o trabalho seja executado em menos tempo e com eficiência. As informações coletadas são fundamentais para a tomada de decisão e garantem uma atuação mais produtiva desses profissionais.

Melhoria da argumentação jurídica

Um bom advogado precisa ter argumentos sólidos. Para isso, a melhor estratégia é basear suas teses e pedidos em decisões e tendências jurisprudenciais.

Como o sistema permite pesquisas avançadas de processos e partes, o profissional consegue se manter atualizado e analítico, o que acaba refletindo positivamente nos resultados alcançados.

Como o Data Jus pode ajudar o setor jurídico da sua empresa?

O Data Jus é uma solução da Assertiva voltada para o universo jurídico. Ele pode ser usado por advogados autônomos, escritórios de advocacia, departamentos jurídicos, órgãos públicos e empresas de análise de risco de crédito, por exemplo.

O manuseio da ferramenta é bem simples. Ao acessar o portal, o usuário se depara com uma interface moderna e intuitiva e pode iniciar sua pesquisa por diversas chaves de busca, como:

  • nomes das partes;
  • andamento;
  • advogados cadastrados;
  • tribunal de origem;
  • número do processo;
  • classe processual;
  • juízes;
  • status;
  • comarca;
  • vara.

A função principal desse recurso é proporcionar mais agilidade e efetividade às atividades desempenhadas pelo setor. Para isso, ele realiza diversas consultas e análises, de maneira automatizada e ao mesmo tempo, o que garante um monitoramento eficaz da sua carteira de clientes.

O DataJus mantém uma base de dados com informações de mais de 150 milhões de processos de todo o Brasil. Em um universo tão complexo e amplo, contar com o apoio da tecnologia para ter acesso a tudo isso é uma estratégia inteligente e traz diversos benefícios, como:

  • redução de riscos econômicos para a empresa;
  • acompanhamento eficaz dos clientes;
  • qualificação da análise de crédito;
  • localização de clientes citados em outros processos;
  • melhoria da argumentação jurídica com base em outras decisões judiciais;
  • acompanhamento das jurisprudências;
  • análise do comportamento e entendimento de juízes e tribunais.

Conforme demonstrado, ter um banco de dados jurídico ativo pode contribuir para o aumento da produtividade de seus advogados e consultores.

Em um mercado repleto de riscos, esses profissionais desempenham um papel fundamental para o crescimento empresarial, sendo essencial que eles tenham boas condições de trabalho e consigam alcançar resultados em menos tempo e com segurança.

Amplie a eficiência do seu setor jurídico!

Precisa melhorar os resultados de sua equipe jurídica? O Data Jus pode ajudar você! Clique aqui para conhecer melhor essa ferramenta e fazer um teste gratuito. Tenha certeza de que sua empresa se tornará mais eficiente e segura.

Deixe uma resposta