Saiba por que é necessário se preocupar com a cibersegurança

Precisamos falar sobre cibersegurança! O mundo mudou, está cada vez mais virtual e a quantidade de dados e informações movimentadas e armazenadas em meios digitais é enorme.

Como tudo na vida, as modernidades têm seus desafios. Atualmente, uma das grandes preocupações das empresas é exatamente proteger sistemas, redes, programas e informações de ataques cibernéticos.

Sua empresa está preparada para isso? Leia o post e veja por que esse tema é tão importante!

O que é cibersegurança?

A cibersegurança, também conhecida como ciberdefesa, é uma metodologia que tem como objetivo resguardar a empresa de crimes digitais.

Na prática, falamos de um conjunto de técnicas e medidas tecnológicas que protegem os computadores e dados de invasões indevidas.

Com o crescimento da cloud computing (computação em nuvem), essa se tornou uma preocupação universal. Afinal, empresas de todos os portes, governos e pessoas contam com a tecnologia e estão expostas aos riscos desse universo digital.

Por que uma empresa deve investir em cibersegurança?

Você sabia que a quantidade de informações vem crescendo exponencialmente? Até o ano de 1900, o mundo gastava em torno de 100 anos para dobrar os dados disponíveis. Atualmente, são necessários apenas 13 anos e, a partir de 2020, veremos as informações dobrarem a cada 12 horas!

Não é por acaso que os especialistas afirmam que os dados são o futuro das empresas. Eles já podem ser considerados um patrimônio e ajudam o negócio a operar de maneira mais eficiente e assertiva.

Diante de tanta importância, é preciso protegê-los, não é mesmo? Quem usa a internet e aposta no armazenamento na nuvem não pode ignorar o fator segurança. Veja, então, porque você deve investir em cibersegurança!

Aumenta a credibilidade do negócio

Você fornece seu endereço, telefone e senha do cartão de crédito para qualquer pessoa ou empresa? Provavelmente, sua resposta é não! E é assim com a grande maioria dos consumidores.

Informações sigilosas devem ser protegidas. Por essa razão, o negócio que investe em segurança aumenta sua credibilidade no mercado.

Quando o cliente sabe de seus esforços para manter os dados protegidos da ação de criminosos virtuais, as chances de que ele confie e forneça mais informações é bem maior. Enfim, ser visto como um empreendimento responsável e seguro é positivo para sua imagem.

Confere um diferencial competitivo

Na era da transformação digital, todos precisam aproveitar bem o potencial da tecnologia. O armazenamento em nuvem revolucionou o mercado e permitiu que as empresas trabalhassem com mais informações sem elevar seus gastos e perder eficiência.

Mas, tudo isso só é realmente possível quando essa biblioteca está protegida! Um banco não deixa seus cofres abertos e, obviamente, sua empresa não pode deixar seus softwares e computadores expostos.

Assim, com um consumidor mais exigente e preocupado, quem investe em cibersegurança ganha um diferencial competitivo e se destaca no mercado.

Traz mais segurança aos dados de clientes e da empresa

Uma consequência natural da implementação de métodos de proteção de dados é a segurança. Mas, é interessante destacar que não são apenas as informações sobre os clientes que estarão mais protegidas.

A fórmula de um produto, os dados jurídicos, as informações financeiras, os dados sobre novos investimentos e os estudos de mercado estarão devidamente guardados. Dessa forma, sua empresa consegue atuar de maneira estratégica e produtiva.

Já pensou em como pode ser ruim para um empreendimento que um segredo industrial vaze? Ou que seus dados financeiros e de seus clientes sejam usados indevidamente?

Permite o monitoramento constante das informações

Implementar processos de segurança de dados permite que a empresa tenha total controle sobre suas informações e consiga detectar ameaças com mais agilidade. Esse monitoramento constante é essencial para a saúde do negócio.

É preciso ver que tais esforços são considerados investimentos e não gastos. Afinal, a proteção das transações, a blindagem de sistemas e o aumento da produtividade sem se expor a riscos são questões vitais para qualquer empresa.

Quando tudo é acompanhado de perto, os gestores podem tomar decisões com maior embasamento e, assim, colocar o negócio na rota do crescimento.

Garante a disponibilidade dos dados

A disponibilidade de dados é um assunto sério dentro do universo empresarial. Isso porque a mobilidade é cada vez mais importante para os gestores e suas equipes.

Atualmente, o uso de sistemas que utilizam a internet para liberar o acesso ao usuário de diferentes locais é uma forte tendência. Por meio deles, um vendedor pode conferir dados de estoque, por exemplo, mesmo não estando dentro da empresa.

Obviamente, esse avanço pode abrir espaço para riscos e prejudicar a disponibilidade dos dados, pois um ataque de hackers pode deixar o negócio inoperante e prejudicar todo o seu funcionamento.

Melhora o desempenho operacional da empresa

Não há como negar que apostar na cibersegurança melhora o desempenho operacional da empresa. Como isso acontece? Simples!

O uso de soluções tecnológicas de segurança, como antivírus e backups, cria um ambiente protegido contra a ação dos criminosos virtuais. Ou seja, os vírus que podem comprometer o funcionamento das máquinas, sobrecarregar servidores e até derrubar o site da empresa conseguem ser neutralizados.

A consequência disso é que os efeitos colaterais desses problemas, como a lentidão na conexão e a indisponibilidade de dados, também são evitados. Dessa forma, sua equipe consegue trabalhar de maneira produtiva e com total acesso aos recursos e informações.

Na prática, como seu negócio e seus clientes são beneficiados?

Conforme visto, o tráfego e o armazenamento de informações são variáveis que tendem a crescer ainda mais nos próximos anos. Esse cenário exige das empresas uma postura séria e proativa, caso contrário poderão se tornar vítimas em potencial de hackers.

O investimento em cibersegurança é algo que só traz benefícios. Em resumo, ele consegue preservar sua imagem e proteger seu patrimônio financeiro e intelectual.

Da mesma forma, os clientes são resguardados. Seus dados pessoais e financeiros estarão armazenados longe das mãos desses criminosos, evitando que sejam usados posteriormente em fraudes e gerem transtornos ou perdas.

Portanto, é possível concluir que assegurar que tais informações estejam seguras de ataques maliciosos é imprescindível para todos os envolvidos. Afinal, o cuidado favorece o cliente e reflete positivamente na imagem e produtividade da empresa.

Viu só como a cibersegurança deve fazer parte de seu planejamento estratégico? Um empreendimento que não zela pela confidencialidade e integridade dos seus dados e de seus consumidores pode enfrentar inúmeros problemas. Além do ressarcimento de possíveis prejuízos, haverá a queda nas vendas, a quebra do ciclo de fidelização e danos à sua reputação. Por isso, segurança é coisa séria!

Sua base de dados está atualizada? Entenda a importância disso!

Um gestor eficiente e inteligente sabe que os dados podem ajudá-lo a conduzir o negócio de maneira mais assertiva. No entanto, muitas empresas ainda não investem na atualização da base de dados. Clique aqui e entenda qual é a sua importância!

Deixe uma resposta