Como calcular taxa de conversão de SMS?

Como calcular taxa de conversão de SMS?
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O envio de SMS em massa é uma das ferramentas utilizadas por empresas dos mais diferentes segmentos para atrair clientes, realizar cobrança e fazer relacionamento. Esse tipo de comunicação possui um diferencial muito competitivo em relação aos outros canais: sua entrega chega muito próxima de 100% e a taxa de conversão também é bem positiva.

Isso significa que, diferente de um disparo de e-mail, por exemplo, quando você dispara uma campanha de SMS, as suas mensagens serão entregues para quase toda a sua base, variando apenas por bloqueios e problemas com a operadora. Porém, apesar de suas vantagens, o grande desafio dos profissionais é calcular a taxa de conversão de SMS, ou seja, qual a sua efetividade para gerar negociações reais. Isso acontece porque esse tipo de mensagem não possui um rastreamento ou informações de interação, como é o caso do e-mail e redes sociais.

Para ajudar você a entender como calcular a taxa de conversão de SMS, separamos a seguir um passo a passo e algumas estratégias que já testamos para validar campanhas e medir resultados. Confira!

O que é conversão?

O termo conversão é muito utilizado no marketing para identificar o momento em que uma pessoa realiza alguma ação afirmativa em relação a chamada para ação. De forma mais simples, é o momento em que alguém demonstra algum tipo de interesse, seja para uma compra, um acordo ou para saber mais informações sobre um produto ou serviço.

Existem muitas formas de identificar uma conversão. Você provavelmente já preencheu um formulário em algum site. O momento em que você informa seus dados para contato, pode ser considerado uma conversão. Além desses formatos mais elaborados, existem conversões que acontecem através de uma simples resposta, como é feito no caso dos SMS onde a chamada para ação pede que o usuário responda a mensagem com uma palavra específica.

Por que eu preciso calcular a taxa de conversão de SMS?

Seja em uma operação focada em cobrança, vendas ou na área de relacionamento, uma coisa é certa: você deve fazer mais de uma ação diferente para o mesmo público. Imagine que você tem campanhas de e-mail, ligações, redes sociais e SMS. Como você vai entender o que priorizar e onde investir mais se não souber qual o resultado que cada uma delas está gerando?

Além do acompanhamento para priorização, calcular a taxa de conversão de SMS é importante para que você posso tornar suas ações cada vez melhores, testando mensagens, horários e outras variáveis que possam impactar no resultado da ação.


Dica: Confira Tudo o que você precisa saber sobre SMS

3 passos para calcular a taxa de conversão de SMS

1- Utilize links rastreáveis

Um dos primeiros passos para conseguir dados suficientes para calcular a taxa de conversão de SMS, é adicionar um link rastreável na mensagem. Se você quer direcionar seu cliente para uma página do seu site, um boleto ou até mesmo para o Whatsapp, é possível incluir esse link em um versão encurtada através de ferramentas como Bitly e Google Shortener.  As duas plataformas são gratuitas e permitem o acompanhamento de cliques, o que ajuda muito a entender a efetividade de uma campanha.

Se você espera um contato mais ágil e precisa fazer uma negociação, o Whatsapp é um ótima opção. Além de ser uma das formas de comunicação preferidas pelos consumidores, ele possibilita o início de uma conversa com apenas um link, que pode até mesmo já conter uma mensagem de boas vindas. Para testar esse tipo de chamada para ação, recomendamos este gerador de links para Whatsapp da Convertte, que também é gratuito e bastante eficiente.  Confira abaixo um breve passo a passo de como usar essas ferramentas 🙂

Insira o número de telefone da sua empresa e a mensagem que deseja que seu cliente envie para você

Uma das grandes vantagens de utilizar o link do Whatsapp, é que você pode determinar qual a mensagem inicial da conversa. Uma boa dica é deixar claro na mensagem como a pessoa chegou até você, assim seus operadores terão mais facilidade em controlar as conversões da sua campanha de SMS.

Copie o link gerado

Apesar da ferramenta ter a opção para encurtar o seu link diretamente pela plataforma, fique atento(a)! Ao utilizar esse recurso, você não terá acesso aos números de clique, já que ele fica vinculado à conta em que o link foi encurtado.

Acesse o Bitly e cole o seu link. É importante que você crie uma conta para que possa acompanhar os resultados em um segundo momento
Agora é só incluir seu link encurtado na mensagem do SMS e acompanhar os cliques

2- Determine qual será a sua conversão

É muito importante que, além de ter opções para rastrear a interação dos clientes, você defina o que será uma conversão para você. Para isso, você precisa responder qual o objetivo da comunicação. Você quer receber uma ligação? Será a interação pelo Whatsapp ou apenas deseja uma resposta no próprio SMS?

Antes de determinar a conversão, é importante lembrar que os casos onde o cliente apenas responde o SMS não fornecem informações como a de clique, por exemplo. Isso significa que você só saberá quem de fato foi convertido, mas não terá acesso às aberturas. Essa informação é essencial para que você possa medir o sucesso e clareza da sua mensagem, e pode ser bastante útil até mesmo para entender a qualidade de sua base. Explicaremos de forma mais detalhada como realizar essa medição a seguir.

3- Documente e acompanhe os dados das campanhas

Após garantir que seja possível rastrear a interação dos clientes com sua mensagem e que você sabe de forma bastante clara o que é uma conversão, chegou a hora de documentar suas métricas. É nesse momento que você poderá anotar todos os dados mais importantes para análises posteriores. Alguns exemplos de métricas bastante importantes e que devem estar em seus registros são:

Com essas informações em mãos, você poderá começar a fazer algumas análises. A primeira delas é a taxa de conversão, que é a conta mais simples. Para chegar neste número, basta dividir a quantidade de conversões pela quantidade cliques. Confira um exemplo:

Além da taxa de conversão, existem outras conclusões a serem tiradas a partir da análise dos dados de uma campanha. Entre elas estão:

Efetividade da mensagem

Se a sua campanha foi entregue para todos os destinatários, mas o número de cliques foi muito baixo e com quase nenhuma conversão, você provavelmente não enviou uma mensagem muito efetiva. Essa hipótese pode ser criada observando qual foi o ponto de ruptura. Se o cliente não chegou a clicar no link enviado ou responder a mensagem, ele não se importou com o conteúdo, não entendeu ou até mesmo pode ter desconfiado de uma fraude.

Para testar se o problema da campanha realmente era a mensagem, uma boa saída é testar um novo texto, com a mesma base, dia da semana e horário. Lembre-se: para descobrir se um fator é o responsável pelo sucesso ou insucesso de uma campanha, você deverá alterá-lo e manter os demais exatamente como no teste anterior :))

Qualidade da base

Se a sua campanha obteve uma quantidade boa de cliques, mas as conversões foram baixas, talvez você precise conferir se sua base é qualificada. Isso porque, se houve abertura, a mensagem até foi interessante, mas pode ser que a base esteja fora do seu objetivo ou até mesmo com dados incorretos. Um bom exemplo desse tipo de problema é quando recebemos uma mensagem, tentamos uma ação e, logo em seguida, somos informados de que a pessoa procurada pela empresa é um desconhecido.

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