Como captar mais clientes para assessorias e escritórios de cobrança?

É cada vez mais comum ver empresas que buscam pelos serviços de uma assessoria ou de um escritório de cobrança. Nas grandes instituições isso já era uma prática recorrente, mas agora os pequenos e médios empreendimentos também estão enxergando essa atividade como algo vantajoso.

Ainda assim, nem todo mundo tem conhecimento de como essa terceirização da cobrança pode otimizar e melhorar os resultados da recuperação de crédito. É nesse sentido que entra em jogo a necessidade de saber prospectar e conquistar novos clientes.

Neste artigo você entenderá o que é a prospecção de clientes e porque ela é tão importante para a sua assessoria de cobrança, além de conferir dicas e estratégias de como fazê-la da maneira correta. Continue a sua leitura e tire todas as suas dúvidas!

O que é prospecção de clientes e qual a sua importância?

Entende-se a prospecção de clientes como uma das principais estratégias para o sucesso de um negócio. Isso porque, se a empresa não consegue vender, não consegue gerar receita e muitos problemas financeiros podem surgir.

O planejamento de uma venda é tão importante quanto a sua conclusão. Assim, quando a prospecção é feita com organização e planejamento, somente os clientes que realmente têm interesse no seu produto ou serviço chegarão até você. E o mais importante: as chances de fechar o negócio são bem maiores!

Por isso, aplicar estratégias de prospecção no seu negócio é muito importante e pode impactar diretamente no fechamento de novos contratos de venda e na geração de receita para a empresa.

Como captar novos clientes para a sua assessoria de cobrança?

Para captar novos clientes para o seu escritório é preciso, em primeiro lugar, entender o que as pessoas buscam ao contratar os seus serviços. Abaixo selecionamos os principais motivos pelos quais as pessoas procuram uma assessoria de cobrança. Veja quais são eles:

Profissionalização do serviço

Muitas pessoas têm medo de cobrar os devedores por se tratar de um procedimento que exige cordialidade, cautela e que pode gerar algum tipo de constrangimento. Contar com os serviços de uma assessoria é uma ótima opção para quem precisa recuperar crédito de clientes inadimplentes de forma segura, mas não possui um setor especializado para isso.

Redução dos custos e otimização do trabalho

Fazer a cobrança internamente representa um alto custo para a empresa, uma vez que é preciso investir em profissionais, infraestrutura, telefone, internet, correios, entre outros.

Além disso, é difícil conseguir ter um funcionário que esteja dedicado só para a cobrança. Geralmente é preciso conciliar a tentativa de recuperação de crédito com outras atividades. Por isso, profissionalizar esse serviço garante mais agilidade e assertividade nos resultados.

Foco nas estratégias fundamentais do negócio

Ao contratar uma empresa somente para realizar a cobrança é possível que o gestor volte a sua atenção para o desenvolvimento da atividade-fim do seu negócio. Ele passa a ter muito mais tempo para planejar suas estratégias, colocá-las em prática, acompanhar o rendimento dos colaboradores e metrificar os ganhos.

Estratégias para prospectar mais clientes?

A captação de novos clientes é um desafio para você? Listamos uma série de estratégia que vão te ajudar a prospectar da maneira correta:

#Dica01: Conheça o perfil da empresa antes de realizar o contato

Antes de realizar o primeiro contato, é muito importante pesquisar sobre o perfil do cliente que você deseja prospectar. De acordo com os dados que você já possui dele, é possível entender como ele poderá ser ajudado com os seus serviços.

Como citamos no tópico anterior, aqui também entra a necessidade de descobrir por qual motivo esse possível cliente te contrataria. Isso facilita e torna a sua abordagem mais certeira.

#Dica02: Peça indicação para os seus principais clientes

Se a sua assessoria de cobrança possui uma grande carteira de clientes satisfeitos com o seu trabalho, uma boa dica é pedir a eles indicações de empresas ou gestores com os quais você pode entrar em contato para prospectar.

Ao falar com alguém e mencionar que aquela foi a indicação de uma pessoa conhecida, as chances dele te ouvir e se interessar pelo que você tem a dizer são bem maiores.

#Dica03: Invista em Inbound Marketing

Ter um site agradável, um blog que promove conteúdos relevantes e redes sociais sempre atualizadas é praticamente uma obrigação de qualquer empresa hoje em dia. No caso de uma assessoria ou escritório de cobrança não é diferente.

Quando você produz informações que agregam valor às pessoas, além de confiar na sua expertise, esse possível cliente sente-se atraído em seguir e assinar os seus conteúdos, permitindo que você tenha acesso aos seus dados, como e-mail e telefone.

Você pode produzir textos, vídeos ou podcasts sobre assuntos específicos da área de cobrança, sobre os benefícios para a empresa que contrata uma assessoria, sobre as principais dificuldades de cobrar devedores, entre outros.

#Dica04: Use a tecnologia a seu favor

Quando falamos de site e redes sociais, você já está fazendo uso de tecnologia. Mas existem algumas ferramentas de contato em massa que também podem te ajudar muito na estratégia de prospecção.

O disparo de SMS, por exemplo, permite que você atinja milhares de pessoas por um valor bem acessível, e o melhor: com taxa de entrega e visualização de quase 100%.

Um bom modelo de SMS para prospectar a sua assessoria de cobrança é fornecendo um link direto para a pessoa conhecer os benefícios e entrar em contato com você.

Para entender melhor e conhecer outras técnicas para a prospecção de clientes, assista ao vídeo abaixo:

Tenha uma base de dados atualizada e acerte na prospecção!

Agora que você já conhece as estratégias de prospecção para a sua assessoria de cobrança, é importante possuir uma base de dados completa e atualizada para conseguir colocá-las em prática. Para saber mais sobre isso, clique aqui e confira o nosso conteúdo exclusivo sobre esse assunto!

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