Como conhecer melhor os usuários e impulsionar seus aplicativos?

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O mundo dos aplicativos móveis despertou, e hoje temos dezenas de App e sistemas online sendo lançados todos os dias para resolver uma grande variedade de problemas. Porém, o grande desafio que os desenvolvedores desses aplicativos tem é o de conhecer melhor os usuários para criar uma segmentação inteligente.

Na maioria dos aplicativos o processo de cadastro é simples e a chave fundamental solicitada é o e-mail. Em principio, essa é uma boa estratégia, pois o aplicativo precisa de mais usuários e processos de cadastro burocráticos ou que exigem dados sensíveis, como documentos ou endereço, podem espantar muitos usuários. Mas, no momento em que o aplicativo começa ter muitos usuários, nasce a necessidade de melhorar o relacionamento e o atendimento desses usuários. Nesta situação, a falta de informações começa a se tornar um grande desafio.

Mas o que fazer quando o aplicativo já tem uma grande base de usuários que tem apenas o e-mail como única informação, e é necessário personalizar o atendimento para fortalecer o relacionamento com cada um deles? Nessa hora é preciso lançar mão de várias estratégias para melhorar a qualidade da base de dados e aplicar análises mais inteligentes.

4 dicas para conhecer os usuários de seus aplicativos

Atualização de dados em camadas

Uma das estratégias mais utilizadas na hora de melhorar a qualidade de bases de dados, quando se tem um relacionamento com os usuários, é pedir novas informações em camadas. Se você já tem apenas o e-mail dos usuários não adianta criar um formulário no aplicativo e sair pedindo informações como:

  • Documento
  • Data de nascimento
  • Sexo
  • Endereço

A sua melhor chance de ter informações úteis e melhorar o relacionamento com os usuários, é pedir dados em camadas, mas sempre pedindo dados menos sensíveis antes de tudo. Se o usuário ainda não conhece o seu aplicativo e não tem um bom relacionamento vai ser muito difícil ele lhe fornecer informações sobre ele. Um documento é um dado muito sensível, mas a data de nascimento não. E apenas com dados como data de nascimento e sexo já é possível realizar diversas ações para impulsionar o negócio. Uma boa dica é utilizar estratégias que mostrem ao usuário o motivo de você requisitar aquela informação como, por exemplo, felicitações e cupons de desconto no mês de aniversário.

Pedir apenas o necessário

A ideia de pedir dados em camadas é baseada no principio de não pedir mais do que o necessário. Se existem informações sobre os usuários que não serão úteis na hora de melhorar a experiência dele com a ferramenta ou fortalecer o relacionamento usuário x aplicativo, então não peça. Não adianta pedir números de documento, comida favorita e outros dados, se o objetivo não é entregar valor. Peça apenas o que é realmente necessário.

Entregue valor em troca de mais informações

Pedir apenas o necessário é sempre a melhor estratégia, porém, sempre que novas informações são requisitadas é bom que o pedido venha acompanhado de alguma entrega de valor. Se você pede a data de nascimento de um usuário, por exemplo, pode ter em mente lembrar a ela que outros usuários – talvez conhecidos dele – estão fazendo aniversário naquela data. Ou ainda oferecer cupons de desconto em restaurantes e outros estabelecimentos.

Enriqueça a base de dados

Quando não existem outras estratégias e formas de segmentar ou se comunicar melhor com os usuários do aplicativos uma estratégia interessante é utilizar o enriquecimento de dados. O processo de enriquecer dados cadastrais pode ser realizado através de diversas chaves como e-mail, telefone, endereço ou uma combinação de todos eles.

O enriquecimento da base de dados é uma forma de conhecer melhor os usuários e oferecer funcionalidades e serviços mais aderentes a cada um deles.

Quer saber mais sobre como criar relacionamento com os usuários do seu aplicativo?

Os dados constroem uma importante base para o relacionamento com usuários de aplicativos. Eles podem auxiliar no relacionamento e facilitar o aumento de avaliações positivas. Nós da Assertiva temos soluções perfeitas para auxiliar nesse tipo de demanda. Para receber o contato de um especialista do time, fale com a gente aqui 😀

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