O trabalho no esquema de home office, que até pouco tempo era esporádico para grande parte das empresas, se tornou mais presente e necessário. Há até quem cogite adotar esse modelo com normalidade na rotina de funcionamento de alguns negócios. Para isso, é essencial cuidar da gestão de equipe de vendas durante a operação remota, mantendo todo o time engajado e buscando resultados.

O distanciamento social transformou nossa maneira de interagir em sociedade, cuidar da nossa saúde e reinventou nossos mecanismos para gerar receita e liderar. Gerenciar à distância pode ser um desafio, mas será um diferencial para o futuro das empresas no mercado pós crise. 

Por isso, listamos neste artigo algumas dicas sobre gestão remota de vendedores que gostaríamos de compartilhar com você!

Mantenha a união e o engajamento

Ter uma equipe de vendas sem motivação pode ser comparado a ter um avião sem combustível: você nunca vai decolar. 

É preciso que todos do time estejam dispostos a investir tempo e energia no projeto para os bons resultados surgirem. Do contrário, a tendência é a produtividade cair durante o trabalho em casa. As vendas também.

Parte desse engajamento é conseguido a partir do momento em que o profissional sente que seu gestor está em sintonia com o time, trabalhando para o crescimento não apenas da empresa, mas de todos.

É importante também que cada um, mesmo à distância, se perceba como parte de algo maior, tenham um objetivo comum. Mantenha a proximidade com estes funcionários. Além de manter a tradicional reunião com a equipe de vendas, deixe seu celular, e-mail e outros canais de comunicação disponíveis para todos.

Incentive também que eles estabelecem contato uns com os outros e mantenha o clima de positividade e transparência. Esse amparo deixará os vendedores mais empenhados, fazendo a equipe vender mais, mesmo no confinamento.

Tome medidas para a prevenção de conflitos

Deixe claro para todos como você pretende que a sua equipe de vendas atue. Diálogo, confiança e mérito são alguns dos parâmetros que não podem ser descuidados. 

O acompanhamento da equipe de vendas à distância requer uma dose extra de comunicação, criando oportunidades para todos exporem seus problemas e conflitos durante a rotina de trabalho.

Lembre-se que essas questões eram vistas com mais clareza quando todos estavam juntos em uma mesma sala. Agora, será preciso utilizar a internet para isso. 

Determine um momento fixo para as reuniões, que não impactem o dia produtivo de cada um. Aproveite também para repassar as regras sobre horários de trabalho e verifique se cada membro conseguiu organizar bem sua própria rotina. 

Estabeleça metas adaptadas para a gestão de equipe de vendas à distância

Você prefere atingir 70% de uma meta ousada ou receber 100% da zona de conforto do seu comercial? Tudo é uma questão de avaliação, porém, se a resposta for a segunda opção, é bem provável que o percentual caia ao longo do tempo, mesmo sendo fácil de atingi-lo.

Você provavelmente conhece o poder de uma meta clara e bem estabelecida. Na gestão de uma equipe de vendas remota, esse fator não deve ser negligenciado, pelo contrário. 

Sem o reforço presencial da equipe e do gestor, seu operador precisará ter objetivos bem definidos, motivando-o a continuar firme no processo e conquistar o próprio sucesso.

É preciso encontrar o ponto de equilíbrio entre uma meta que desafie e aquilo que realmente pode ser alcançado. Recompense conforme o desempenho e não esqueça de dar ao consultor as ferramentas de vendas necessárias para que ele possa alcançar esses resultados.

Realize chamadas pela internet 

A gestão de equipe de vendas à distância pode ser mais econômica para a empresa se as ligações pela internet forem uma opção. Disponibilize o recurso para os funcionários contatarem clientes e membros da equipe com maior eficiência e agilidade.

Aplicativos de vídeo chamadas — como o Google Meet — são importantes para as reuniões diárias com o time. Eles facilitam a integração e descontração entre a equipe. Utilize o recurso para dar um gás extra no início manhã e realinhar e reconhecer esforços no final do dia.

Tenha em mente que a estrutura remota da sua equipe de vendas precisa do apoio do máximo de ferramentas tecnológicas, que facilitam o trabalho de todos.

Utilize uma ferramenta para gestão da equipe de vendas em tempo real

É possível manter a organização da equipe de vendas sem estar presencialmente com ela. O controle das atividades, ligações de negócios e dos agentes precisam ser mantidos, caso contrário, todo o seu sistema de metas e avaliação perderá o sentido.

Você pode adquirir um programa para gerenciar sua equipe de vendas. Se a ferramenta tiver integração com registro de chamadas e emissão de relatórios, melhor. Assim você conseguirá ter uma visão 360º da operação, ter maior controle sobre o que está sendo feito e tomar medidas certas para manter a equipe alinhada.

Aqui na Assertiva desenvolvemos o WebPhone, uma ferramenta que além de reunir esses recursos, permite que o operador tenha acesso a outros sistemas simultâneos, como localizador de contatos (Localize) e o SMS

Seu colaborador pode realizar ligações para usuários — ou leads — que interagiram com as campanhas, encontrar telefones e pessoas para fazer prospecção e ter todas as chamadas gravadas. 

Acompanhar o que é dito ao seu cliente e descobrir em quais horários eles estão mais disponíveis são outros pontos que reforçam o retorno financeiro de uma ferramenta desse tipo.

Aprimore suas habilidades como líder para vender mais!

Uma gestão da equipe de vendas à distância requer ainda mais esforços do líder. Ele deverá apoiar o time em todos os momentos, garantindo — mesmo sem a energia do contato presencial — que todos continuem remando conforme os objetivos da organização. 

Esperamos que os toques e ferramentas que mencionamos facilitem sua navegação e desejamos os melhores ventos para o seu negócio durante as tempestades. 

Para ajudar um pouco mais, separamos um artigo com dicas de como ser o melhor líder para sua equipe de vendas. Clique aqui e confira!

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