Como trabalhar CRM Marketing na sua empresa com dados atualizados?

A tecnologia é um dos grandes aliados na hora de colocar um bom programa de CRM Marketing de pé.

Hoje um dos maiores exemplos do Brasil, quando se trata do uso de dados e tecnologia para fidelizar clientes e vender mais, é o do grupo Pão de Açúcar. A rede unificou os dados de todos os seus programas de fidelidade no App Meu Desconto e transferiu para os fornecedores a decisão de criar promoções exclusivas para grupos segmentados de clientes. Mas, para conseguir o sucesso em uma estratégia como essa, é fundamental ter em mãos informações atualizadas e de qualidade sobre os clientes e é nessa hora que a grande maioria dos supermercados perdem pontos.

Informações como: e-mail, telefone e até mesmo endereço são extremamente voláteis, o que faz com que todo programa de relacionamento mantido com base em dados do CRM tenha grandes falhas na hora da comunicação. Dentre os dados mais voláteis e que mais mudam, estão certamente e-mail e telefone celular. Essas informações mudam com tanta frequência que é preciso ter em mãos boas estratégias para se manter sempre atualizado e em contato com a pessoa certa.

Esse trabalho de atualização é importante para tornar as ações de CRM Marketing mais eficientes. Veja abaixo 5 pontos a serem considerados na hora de trabalhar a sua estratégia de CRM Marketing:

Como criar uma boa estratégia de CRM Marketing?

Conhecer os canais de contato

O primeiro ponto na hora de realizar uma boa estratégia de CRM Marketing é o mapeamento de todos os pontos de contato do cliente com a empresa. Dependendo do ramo de atuação da empresa os pontos de contatos são mais ricos ou mais pobres. A maioria dos supermercados, por exemplo, não têm boas estratégias de contato de forma digital. Isso torna o PDV o touch point mais relevante para a coleta de informações iniciais na hora de trabalhar o CRM.

Definir os dados importantes

A definição dos dados mais importantes é um ponto fundamental na hora de montar a sua estratégia de CRM Marketing. Isso fica ainda mais evidente quando sabemos a velocidade com que dados como e-mail e telefone mudam. Essa velocidade de mudança faz com que seja necessário escolher uma chave forte e com pouca variação e que possa manter os dados sempre constantes. Nesse caso o CPF é um dos campos mais importantes. Como esse dado não muda ele pode ser usado como base para manter todos os demais atualizados, limpos, deduplicados e constantes ao longo do tempo.

Higienizar os dados

Geralmente o varejista tem em sua base dados de clientes coletados ao longo de um grande período de tempo. Com o passar do tempo a maioria desses dados, como telefone, e-mails e outros, acabam por ficar desatualizados, duplicados, desestruturados e com impurezas que podem impactar de forma negativa a comunicação.

Enriquecer os dados

Às vezes os dados da base estão atualizados, mas não tem uma diversidade suficiente para permitir a interação segmentada de forma adequada. Dependendo do tipo de ação realizada via SMS, E-mail ou telefone, por exemplo, é importante saber qual é o sexo do contato, a idade, o local em que mora, etc.

Se você vai enviar uma promoção via SMS para a base de pessoas que já compraram no seu supermercado é importante saber exatamente em quais regiões essas pessoas moram no momento para ter certeza de que a pessoa impactada vai conseguir se deslocar e realizar a compra dentro do tempo sugerido.

Encontrar House Holds

House Hold é olhar para o cliente em termos de núcleo familiar e não como indivíduo. Essa é uma informação extremamente importante na hora de realizar uma boa ação envolvendo CRM Marketing. Sabendo a composição familiar do cliente é possível inferir quais ações, produtos e estratégias podem ser mais eficientes na hora de uma abordagem. Por exemplo, se você vai realizar uma ação para vender produtos que sejam mais adequados para o consumo em família é importante ter mapeado quais são os padrões familiares das pessoas que compram na sua loja.

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