Como usar o SMS em uma clínica médica?

Como usar o SMS em uma clínica médica?
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A comunicação com clientes é um desafio para qualquer tipo de negócio. Este problema é ainda mais complexo para as clínicas médicas. Isso porque, além dos agendamentos, é necessário confirmar presenças, avisar sobre exames e muitas outras particularidades. Neste cenário, como tornar o contato com pacientes mais ágil? Confira a seguir algumas formas de usar o SMS em uma clínica médica e suas vantagens.

Nos últimos anos, os formatos de comunicação têm se tornado cada vez mais digitais e conectados diretamente aos smartphones. A maioria das pessoas – principalmente os chamados millennials – já não atendem ou realizam ligações com a mesma frequência que fazia há algum tempo atrás.  Essa mudança de comportamento traz um desafio para negócios como as clínicas médicas, que possuem diversos momentos de contato direto com um paciente.

Apesar da popularização da comunicação online (Whatsapp, Telegram e outros), o SMS – chamado popularmente de mensagem de texto – ainda é uma das formas mais rápidas, baratas e de alto impacto para relacionamento com clientes, já que sua entrega não depende de que o usuário tenha acesso à internet.

Se você quer saber como usar o SMS em uma clínica médica, confira a seguir algumas formas de implantá-lo e quais seus benefícios para você e seus pacientes 😀

3 formas de usar o SMS em uma clínica médica

1- Ativação de antigos pacientes

As clínicas médicas, principalmente as odontológicas, tendem a ter banco de dados de clientes que já passaram em uma consulta ou fizeram um procedimento médico.

Do ponto de vista prático, é bastante complicado para um profissional como um dentista, por exemplo, organizar ações de ativação para ex pacientes. Ainda que exista um assistente ou recepcionista, realizar ligações de convite ou lembrança da necessidade de retorno, pode ser uma tarefa bastante trabalhosa. Entretanto, utilizando ferramentas como o SMS, é possível realizar o agendamento de mensagens e até mesmo seu envio em lotes.

Uma boa ideia para usar SMS na ativação de clientes é através da criação de um calendário de últimas visitas. Se um paciente foi ao consultório realizar uma limpeza dentária, por exemplo, e a indicação é que este procedimento seja feito a cada 3 meses, você pode reunir todos os pacientes que precisarão retornar no mesmo período e disparar SMS para este grupo em alguns instantes.

2- Lembrete de consulta

Quem nunca marcou consultas médicas e acabou se esquecendo? É muito comum, principalmente para agendamentos a longo prazo, que o paciente acabe se esquecendo da consulta marcada ou até mesmo de detalhes como o horário ou endereço. A maioria dos consultórios médicos tenta solucionar este problema através das ligações de confirmação de presença. Entretanto, esse método, além de bastante caro, não possui grande eficiência, já que depende de uma ligação humana e do atendimento por parte  cliente.

Ao usar o SMS em uma clínica médica para enviar lembretes de consultas, é possível não só enviar uma mensagem direta para o celular do paciente, como também receber uma resposta sobre a confirmação de presença. Utilizando soluções como a plataforma de SMS da Assertiva, todas as respostas podem ser conferidas em um único lugar.

3- Informações sobre exames e procedimentos

Além das consultas, muitas clínicas médicas precisam comunicar a conclusão de exames e outros procedimentos. Apesar da previsão informada para que fiquem prontos, existem casos de adiantamento, atraso e até mesmo de pacientes que entram em contato para questionar o prazo de entrega.

O processo de avisar sobre exames e quaisquer resultados necessários pode ser muito mais simples através do envio de SMS. Utilizando esse tipo de comunicação, é possível não só avisar um paciente quando tudo estiver pronto, como também atualizá-lo sobre o andamento de uma análise mais demorada. Nos casos como, por exemplo, de pessoas que precisam de próteses dentárias, usar o SMS para informar a evolução de sua montagem e previsão de entrega pode fazer seu paciente ficar muito mais tranquilo.


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Por que usar SMS?

Se existem opções online de comunicação direta com clientes, por que usar SMS? Essa é uma pergunta bastante comum e que faz muito sentido nos dias atuais. Apesar da popularização de aplicativos como o Whatsapp, o SMS ainda é o canal de comunicação com maiores índices de entrega. Isso se deve ao fato dele não ser dependente do destinatário estar ou não na internet ou até mesmo possuir um aplicativo específico. Para receber um SMS basta ter um celular ligado e com um sinal mínimo da rede de operadora.

Ao começar a usar o SMS, além dos benefícios ligados ao custo e agilidade, outra consequência positiva é a redução de faltas dos pacientes. Ao conseguir avisá-los com antecedência e mais vezes do que seria possível com contato telefônico, a chance de esquecimento é muito menor. Além disso, existe a praticidade para informar uma necessidade de remarcação ou cancelamento, já que seria necessário apenas responder o SMS com os comandos indicados.

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