Google Ads: o que é e como pode aumentar suas vendas

Google Ads: o que é e como pode aumentar suas vendas
Google Ads: o que é e como pode aumentar suas vendas

Os empreendimentos comerciais que fazem investimento na plataforma de pesquisa do Google Ads aumentam consideravelmente o acesso a sites, blogs e outras ferramentas digitais corporativas.

A divulgação de uma marca, produto ou serviço na internet é algo que se tornou obrigatório nos dias atuais, dada a acessibilidade promovida por diversos equipamentos eletrônicos.

A mudança de comportamento dos consumidores tornou a vida ainda mais digital, com diversas ações do cotidiano relacionadas à internet, como:

  • Ouvir música;
  • Assistir TV;
  • Socializar;
  • Fazer compras.

Essa última ação, principalmente, praticamente obriga empreendedores a “marcar território” no mundo digital, utilizando as mais diferentes ferramentas para que estejam acessíveis aos clientes, e não fiquem atrás dos concorrentes.

O desenvolvimento de um planejamento de marketing é algo que deve ser preparado de maneira pensada, buscando uma visibilidade adequada junto aos consumidores. 

O orçamento pode ser bem abaixo do que o praticado em mídias tradicionais, como jornais, revistas e propagandas em programas de rádio e TV. 

Com a implementação de estratégias devidamente planejadas, a execução promove uma empresa de forma coerente e primordial, ainda mais com a ferramenta de Google Ads sendo empregada de maneira correta.

Portanto, a seguir vamos entender como os links que são patrocinados podem ajudar no aumento de vendas de uma marca. 

Como gerar leads a partir do Google Ads

A captação de leads a partir de ações estratégicas dentro de uma campanha de comunicação empresarial pode partir da aplicação de conteúdos que tenham afinidade com o público-alvo. 

A ideia principal é gerar os leads a partir do emprego de palavras-chave que ajudam a destacar uma página dentro do site de pesquisa.

Utilizando o conceito de inbound marketing dentro da propaganda corporativa, o principal objetivo é fazer com que o cliente alcance as empresas de forma orgânica, por meio da relevância apresentada em ferramentas como:

  • Sites e blogs;
  • Redes sociais;
  • Compartilhamento de artigos;
  • E-mail marketing;
  • Vídeos institucionais.

Tudo isso a partir de uma pesquisa relacionada ao assunto dentro do site de buscas. 

Contudo, com o reforço da ferramenta de Google Ads funcionando de maneira plena, pode-se fazer direcionamentos muito mais claros e específicos.

Deste modo, é possível fazer com que o resultado apareça em uma posição de destaque, reservada aos anúncios criados por meio do patrocínio de palavra-chave, visto que outras estratégias também podem ser usadas nesse ambiente.

A integração entre ações específicas que somam os esforços do inbound marketing junto às ferramentas que a propaganda paga tende a aumentar as visitas nos locais indicados, promovendo os leads e direcionando-os no funil de vendas, de modo que se tornem novos clientes, trabalhando bem a jornada de consumo.

O índice de interação entre empresas e clientes pode ser observado e mensurado de forma apropriada, conforme as métricas e objetivos preestabelecidos. 

Os conteúdos podem ser apresentados dentro do site de pesquisa conforme a SEO é utilizada de maneira correta, tornando a acessibilidade mais adequada.

Trabalhar de maneira acertada o inbound marketing e o Google Ads ajuda no redirecionamento das landing pages, espaço no qual os clientes encontram o conteúdo buscado por meio de uma ação denominada CTA (Call to Action), promovendo a captura de dados desse público, por exemplo, de modo que possam ser contatados em outras ações.

Dessa forma, é possível que os cliques acionados partirão de consumidores que tenham real interesse pelos produtos e serviços, facilitando a conversão de leads para clientes fidelizados.

Seguindo essa estratégia de maneira constante, os clientes se tornam promotores da empresa, em uma forma mais ampla, mas no íntimo um apreciador e divulgador dos produtos e serviços oferecidos ao mercado consumidor.

Prática de SEO é fundamental para Google Ads

Trabalhar as palavras que estão presentes nas ferramentas digitais é primordial para que as pessoas interessadas por determinado assunto possam encontrar de forma facilitada nos sites de busca.

Para isso, as empresas precisam envolver o público-alvo utilizando o marketing de conteúdo como uma das principais ferramentas de divulgação.

A ideia principal é atrair com assuntos de interesse comum, para que possa haver uma interação, envolvendo de tal maneira que possa converter-se em cliente. 

É um processo que deve ser realizado de maneira contínua, com conteúdos que possam gerar fidelização.

O destaque fica por conta do uso de SEO (Search Engine Optimization) cujas palavras-chave são inseridas dentro do contexto do Google Ads, passando por todo o processo do mecanismo de busca e o algoritmo implementado na ferramenta.

O marketing de conteúdo utiliza esse tipo de investimento por meio dos links patrocinados, que são apresentados no topo e na base da página de pesquisa, promovendo um aumento no tráfego do site e de outros ambientes virtuais.

Tudo isso ocorre de forma orgânica, pois o público-alvo está utilizando palavras que o algoritmo reconhece, e a prática de SEO constante apenas reforça esses indicativos. 

São atalhos proporcionados pela ferramenta de Google Ads, que apresenta os conteúdos disponíveis e direcionados com links dentro de uma indexação segura, encurtando o tempo relativo ao SEO empregado sem um patrocínio adequado.

Vale reforçar que essa ideia é empregada desde os anos 2000, quando as palavras-chave passaram a funcionar como um atrativo patrocinado. 

Por isso, as empresas precisam trabalhar a marca dentro do marketing de conteúdo, reforçando dados positivos e de atração para o público-alvo. 

Tudo que está relacionado a críticas pode ser trabalhado com o próprio público, em redes sociais e outras ferramentas, como e-mail marketing, enviando newsletter demonstrando as mudanças empregadas nas políticas da empresa. 

Investimento em ambiente digital é acessível

Quando se trata de marketing digital, os valores são completamente diferenciados quando comparados com as mídias tradicionais da propaganda.

Em uma escala mundial, é possível ter acesso a um público-alvo em qualquer parte do planeta. 

Basta exemplificar com uma agência de turismo que atende clientes dos mais diferentes cantos do mundo.

As pessoas que pesquisam sobre a natureza, a música ou mesmo animais silvestres encontrados no Brasil podem conseguir as informações por meio de uma agência de turismo nacional.

Isso reforça a ideia de que o marketing de conteúdo deve ser trabalhado com todo o processo de SEO integrado, somado aos esforços de investimento em Google Ads, que permite o destaque na página de busca como um anúncio.

São quatro modelos de anúncios que se baseiam no Google Ads e podem dar destaque à propaganda de uma empresa:

  • Aplicativos mobile;
  • Plataforma de vídeos;
  • Rede de display;
  • Site de pesquisa;

Todas essas ferramentas estão acessíveis ao público que utiliza equipamentos eletrônicos, como computadores, tablets e celulares. 

Cada um utiliza um formato próprio, mas com todos os links patrocinados direcionados para as empresas que investem nesse tipo de anúncio digital.

É possível estabelecer qual o tipo de público-alvo a ser atingido, como região interessada, faixa etária, assunto, entre outros cookies e palavras-chave disponíveis no momento.

Diferente de uma agência de turismo que pode atender clientes de todo o lugar do mundo, um pequeno empreendedor local pode centralizar esforços em um público acessível.

Google Ads amplia presença em redes sociais

A presença maciça do público que navega na internet dentro das redes sociais permite que as empresas encontrem um espaço para divulgar ideias, produtos e serviços de maneira mais direta para o público-alvo.

Em conjunto com o site de busca mais utilizado em todo o mundo, o Twitter Ads é uma forma de colocar os clientes fidelizados como patrocinadores de marcas.

Utilizar o sinal de hashtag (#) seguido de uma palavra-chave ou uma fração de assuntos específicos pode ajudar na divulgação em massa. 

Aqui também é trabalhado o inbound marketing, o marketing de conteúdo e todas as outras ferramentas que podem ser desenvolvidas ao longo da campanha de comunicação. 

Sempre contando com um investimento que pode ser amplificado conforme o custo disponível.

As redes sociais são utilizadas de diferentes formas, somadas às possibilidades de implementação do Google Ads quando se trata de um público diversificado, mas que pode ser segmentado em conformidade com as metas estabelecidas.

Aumento de vendas é consequência do processo

Não é algo que se transforma da noite para o dia, mas dá uma alavancada nos empreendimentos comerciais quando o Google Ads passa a fazer parte dos investimentos de marketing de uma marca.

É necessário fazer o acompanhamento dentro do dia a dia da empresa, identificando se a jornada de compra está sendo aplicada de forma correta e se o funil de vendas está funcionando de maneira adequada. 

Ao longo do tempo, são aplicados alguns ajustes, implementando novas palavras-chave dentro do SEO, reforçando o marketing de conteúdo e alterando os anúncios no Google Ads de acordo com as possibilidades de negócios que podem ser realizados.

Você também pode gostar