Identidade corporativa: como isso pode ajudar a melhorar minhas vendas?

O crescimento contínuo nos números de faturamento e receita são essenciais para qualquer negócio. Muito tempo e recursos são empregados para melhorar os resultados nesse sentido. E, embora grande parte das organizações invista em ações de marketing com esse intuito, nem todas utilizam a identidade corporativa para agregar valor à estratégia.

Além de melhorar vendas inbound e outbound, cuidar da identidade visual traz muitos outros benefícios, como a criação de um relacionamento com o cliente e fortalecimento da marca. Sua elaboração precisa ser estruturada em várias etapas, porém qualquer tamanho de empresa pode — e deve — implementá-la.

Pronto para conhecer mais sobre a identidade corporativa e utilizá-la como um facilitador nos negócios? Neste artigo, você conhecerá tudo o que é fundamental para dominar o tema. Continue conosco e descubra!

Entenda o que é a identidade corporativa

A identidade corporativa pode ser compreendida como um conjunto de elementos visuais e de discurso da empresa, que devem refletir seus valores e objetivos. Por isso, embora alguns tenham em mente que essa representação se traduz apenas pelo logotipo da empresa, a questão vai muito além de uma definição estética.

A identidade deve transmitir a personalidade da marca, retratando sua história, ideias e as emoções que ela deseja imprimir no público alvo. Quando esse objetivo é atingido, as pessoas conseguem criar uma conexão com a mensagem da empresa, agregam valor para o produto ou serviço oferecido e passam a preferí-la em vez da concorrência.

Esse já seria um fator fundamental para construir e trabalhar a identidade corporativa. No entanto, outras questões ressaltam ainda mais a sua importância, como o fato de melhorar a confiança do mercado na marca, criar um discurso coerente e claro para o público, tanto o externo quanto para os próprios colaboradores da organização.

Conheça os benefícios de trabalhar a identidade da organização

Até este ponto, você já deve ter percebido que a definição da identidade corporativa interfere na maneira como os clientes, fornecedores, funcionários e parceiros veem a empresa e sabem o que esperar dela. Separamos também outros pontos para reforçar ainda mais a sua importância e benefícios. Confira! 

Fortalecimento da marca

Seus clientes precisarão de elementos — visuais e subjetivos — para se lembrar da sua empresa e recomendá-la para conhecidos e familiares. Também é a partir da identificação corporativa que a marca permanecerá na mente deles até a próxima compra.

O reforço positivo trazido pela identidade corporativa ajuda a conquistar novos espaços e tornar seu produto uma referência de mercado. O poder dessa ferramenta é tão forte que algumas das grandes marcas se tornaram mais forte que o próprio nome do produto, como acontece com a BomBril, Gillette e Danone até os dias atuais.

Favorecimento da comunicação interna e externa

A comunicação externa é a forma como a empresa se expressa para o mundo, enquanto a interna é marcada pelo relacionamento dela com seus colaboradores. Em ambos os casos, a identidade corporativa serve para transmitir a mensagem e os valores da organização de forma mais clara e intensa.

Atendimento das demandas do público

Os compradores do século XXI estão mais informados e conscientes sobre o impacto de suas ações no mundo. Em função disso, exigem mais das marcas, adquirindo somente produtos de empresas que estejam alinhadas aos seus valores e anseios.

Por isso, a identidade da organização é mais uma forma de expressar propostas, ações e estilos mais próximos desse consumidor, que passam a se tornar mais do que o alvo dos  gatilhos de vendas, mas verdadeiros embaixadores da marca.

Melhora na reputação

Credibilidade e confiança são fundamentais para conversão em vendas. A tendência é que as pessoas vejam as empresas que possuem uma identidade bem definida — por meio de elementos sensoriais e técnicos — como mais profissionais, estruturadas e competentes.

Veja como a identidade corporativa favorece as vendas

Podemos afirmar que todas as vantagens trazidas pela definição da identidade convergem — em maior ou menor grau — para a melhora nas vendas e no faturamento da empresa. Entretanto, alguns aspectos estão mais ligados a esse fim, por isso, destacamos quais são eles na sequência.

Fideliza os clientes

A ideia central da identidade corporativa é fazer com que o consumidor escolha a oferta da sua empresa em meio a um oceano de concorrentes. O ideal é que sua imagem deve ser clara e transmitir todos os benefícios que ele terá em continuar adquirindo o seu produto.

Para tal, invista na criação de um bom logo e esquema de cores, além de pesquisar as preferências e hábitos para criar uma imagem que fidelize e esteja de acordo com a necessidade dos seus clientes.

Atrai público com perfil de compra

Para realizar mais vendas, é preciso definir corretamente o perfil de cliente que você deseja atrair e criar ações para captar esse público. A divulgação e construção correta da identidade corporativa é uma forma de educar o público sobre as soluções oferecidas pelo seu negócio e engajar pessoas que já estão amadurecidas para o momento da compra.

Diferencia sua marca da concorrência

Se destacar dos competidores não é uma tarefa muito fácil. Ao utilizar a sua imagem corporativa como diferencial competitivo, transmita sua proposta com transparência. Busque também aperfeiçoar sua mensagem e agregar valor para a marca, apresentando um pouco da história da organização para gerar maior identificação.

Aperfeiçoa a experiência de compra

Toda empresa quer ser a preferida no gosto de seus clientes. A identidade corporativa ajuda nesse processo, pois pode oferecer ao cliente sensações únicas ao entrar em contato a marca. 

Melhorar o tom de voz durante o atendimento e adequar a linguagem das peças de comunicação reforçarão essa imagem e certamente farão com que você melhore a experiência dos seus usuários, vendendo mais com o mesmo — quem sabe até com menos — investimento.

Esperamos que essas informações sejam úteis para que você compreenda e consiga cuidar atentamente da identidade corporativa da sua empresa, fazendo dela um recurso valioso para melhorar o posicionamento de mercado, fidelizar os clientes e gerar muito mais vendas. 

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Para aperfeiçoar ainda mais sua estratégia, uma medida essencial é utilizar múltiplos canais para contatar seus clientes. Sua abordagem precisa ser rápida, persuasiva e, ao mesmo tempo, personalizada. 

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