Como utilizar o marketing sazonal para aumentar suas vendas?

Quem atua no varejo entende que é preciso aproveitar bem as oportunidades ao longo do ano. Mas você sabia que o marketing sazonal pode ajudá-lo a atrair clientes e a aumentar as vendas de maneira estratégica?

O comércio é movimentado por uma série de fatores, e as datas comemorativas exercem uma forte influência nos resultados empresariais. De acordo com a consultoria Ebit/Nielsen, o Natal, por exemplo, trouxe bons ventos para o e-commerce brasileiro. Em 2018, o faturamento foi de R$ 9,9 bilhões — um aumento de 13,5% em relação ao ano anterior.

Quer aprender a utilizar as técnicas de marketing sazonal a seu favor e intensificar seus lucros? Continue a leitura!

O que é marketing sazonal?

Marketing sazonal nada mais é que o emprego de técnicas de marketing com o objetivo de aproveitar o aumento da demanda em datas comemorativas.

Como você sabe, o volume de vendas de uma empresa costuma oscilar ao longo do ano. A depender de sua área de atuação, há meses em que as vendas são melhores e outros em que há uma diminuição da procura pelo produto ou serviço.

A sazonalidade é um fenômeno muito comum, mas é essencial que o gestor tenha um bom controle sobre os dados para que identifique com precisão essa situação. Isso porque os períodos e demandas são vivenciados de maneira diferente em cada negócio.

Por que investir nessa estratégia?

Alcançar o sucesso em um mercado tão competitivo não é nada fácil. O consumidor está cada dia mais exigente, aprendeu a pesquisar antes de comprar e tem à sua disposição uma lista enorme de empresas.

Todo esse cenário exige estratégia, e é aí que o marketing sazonal se destaca. Quando bem explorado, ele pode alavancar suas vendas durante todo o ano. Isso mesmo! Ao contrário do que possa parecer, essas ações ajudam a aproveitar melhor todo o calendário.

Isso acontece porque, na prática, você faz uma análise mais profunda sobre a demanda e consegue trabalhar para que o cliente também vá à sua empresa em épocas de baixa procura.

Imagine uma loja de chocolates que vende bastante no Dia das Mães, Dia nos Namorados, Páscoa e Natal. Obviamente, ela deve intensificar sua publicidade nessas épocas e readequar o seu estoque para a demanda. No entanto, com as técnicas certas, é possível garantir um bom movimento durante todo o ano.

Como implementar ações de marketing sazonal em sua empresa?

Agora que você já entendeu que o marketing sazonal é seu aliado, é o momento de aprender a colocá-lo em prática.

Aliás, quanto mais rápido você começar a pensar nessa estratégia, melhor será para sua empresa. O ano ainda reserva muitas oportunidades, e você poderá aproveitar cada uma delas de maneira mais inteligente.

Quer aprender a implementar essas ações? Acompanhe as nossas dicas!

Tenha um planejamento bem definido

O marketing não existe sem planejamento. Por esse motivo, sua primeira providência é sentar-se e se planejar.

Toda campanha publicitária precisa de tempo e estratégia para trazer bons resultados. Se você decide investir no Dia dos Pais, por exemplo, não pode deixar para a última hora, não é mesmo?

Nesse caso, é fundamental realizar um planejamento detalhado de cada ação, trabalhando com levantamento de ideias, criação de promoções e ações de divulgação coerentes com o seu público-alvo.

Escolha as datas que deseja trabalhar

A escolha das datas a serem trabalhadas deve ser feita com muito cuidado e atenção. Lembre-se de que uma decisão errada pode gerar prejuízos e fazer com que a empresa concentre seus esforços em um momento inadequado.

Para escolher corretamente, use os dados e o histórico de vendas e leve em consideração o seu cliente. Ah, outra dica é abrir os horizontes e pensar fora da caixa. Alguns períodos podem trazer muitos benefícios para determinados negócios, como o Dia do Livro, o Dia do Advogado e o Dia da Internet.

Defina a mensagem que será passada

A próxima etapa é definir a mensagem que será trabalhada em suas campanhas de marketing. Para isso, avalie seus objetivos e fique atento à linguagem utilizada.

Vender bem é uma meta totalmente possível, e uma mensagem bem elaborada pode fazer a diferença. Defina quais emoções e sentimentos você quer gerar e deixe claro as vantagens e os próximos passos, que podem ser visitar a loja ou entrar no site, por exemplo.

Vale a pena destacar que um conteúdo bem elaborado atrai e convence o consumidor a comprar o seu produto. Por isso, dedique-se a essa etapa.

Escolha os recursos e aposte em parcerias

Tudo pronto? Então é hora de escolher os recursos que serão utilizados em sua ação de marketing sazonal. Isso significa definir a equipe, os meios de divulgação e os canais de comunicação com o cliente, como SMS, e-mail e redes sociais.

Além disso, é interessante ir atrás de parceiros que possam contribuir para a campanha e que se beneficiem com seus resultados. Que tal contar com o apoio de uma boa transportadora e de uma empresa de marketing eficiente?

Monitore e faça os ajustes necessários

Toda estratégia empresarial precisa ser monitorada e aperfeiçoada. O sucesso depende de um constante aprendizado e evolução e, por isso, é essencial que você acompanhe de perto os resultados alcançados e identifique falhas e gargalos.

Tudo aquilo que não trouxe bons frutos deve ser repensado. Lembrando que a agilidade em identificar esses problemas pode ser decisiva para a recuperação das vendas e o melhor aproveitamento da sazonalidade.

Como essa estratégia aumenta suas vendas?

Conforme visto, o marketing sazonal é uma técnica que traz inúmeros benefícios às empresas, proporcionando que elas operem de maneira mais estratégica e aproveitem o calendário a seu favor.

O setor varejista desfruta dessas oportunidades ao longo do ano, sendo papel do gestor identificar e aproveitar o aumento da demanda pelo seu produto. Vale lembrar que colocar essas ações em prática é um diferencial competitivo.

Sem dúvidas, sua capacidade de prospectar e convencer seu público será muito maior. Mas afinal, o que você tem a ganhar? Simples! As vendas crescerão e a marca ficará em evidência, tornando-se uma autoridade no mercado.

Viu só como o marketing sazonal pode ser um aliado de seu negócio? As dicas e informações aqui apresentadas podem ser o marco para que você comece a trabalhar melhor esses períodos em seu varejo. Para isso, basta se planejar e começar a aplicar aquilo que aprendeu. Mãos à obra!

Conheça as datas que podem alavancar suas vendas!

Agora que você descobriu que a sazonalidade pode ser bem aproveitada por sua empresa, que tal conhecer os períodos que o ajudarão a vender mais ao longo do ano? Clique aqui para conferir o nosso calendário de datas comemorativas para o varejo!

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