A importância de medir a produtividade do time de cobranças

A importância de medir a produtividade do time de cobranças
medir a produtividade

Medir a produtividade de uma equipe de cobranças é essencial para os resultados da empresa. Afinal, esses profissionais são os responsáveis por recuperar dívidas e assegurar o equilíbrio financeiro do negócio.

Apesar de a transformação digital ser uma realidade dentro do setor, o capital humano jamais deve ser negligenciado. Por isso, um bom gestor não pode se esquecer de que seus colaboradores são verdadeiros ativos e podem ditar o ritmo do crescimento do negócio.

Aproveite as informações e dicas que selecionamos e aprenda a conquistar uma equipe de alta performance!

Por que medir a produtividade da equipe de cobranças é tão importante?

Dentro do cotidiano empresarial, produtividade é sinônimo de sucesso. Contar com funcionários engajados e orientados ao resultado é algo que faz a diferença para qualquer empresa, seja qual for o seu porte ou ramo de atuação.

Aprofundando um pouco mais essa análise, é possível entender o quanto o setor de cobranças deve ser produtivo. E não falamos apenas no sentido de produzir, mas em todos os aspectos, como eficiência, eficácia e assertividade.

Ou seja, é fundamental que os atendentes saibam utilizar corretamente os recursos disponíveis, acompanhem e cumpram com as metas, sejam ágeis e, claro, consigam recuperar muito mais do que uma dívida, mas também a confiança e a fidelidade do cliente.

Como saber se essas diretrizes estão sendo cumpridas? A resposta está na mensuração da produtividade! Essa é a única maneira de o gestor acompanhar os resultados e garantir um padrão de efetividade no setor, pois o ajuda a:

  • identificar falhas e gargalos de produtividade;
  • observar quais atendentes têm o melhor e pior desempenho;
  • repensar estratégias;
  • encontrar talentos;
  • definir quando realizar treinamentos.

Em resumo, medir a produtividade garante que o setor esteja em processo contínuo de melhoria e conquiste bons resultados. Em uma área tão estratégica e com um alto nível de cobrança, isso é essencial.

Como medir a produtividade de seu time?

Conforme visto, existem muitas vantagens em medir a produtividade de uma equipe. No entanto, essa é uma das grandes dificuldades dos gerentes de cobrança.

Não é raro encontrarmos gestores perdidos e com inúmeras dúvidas sobre como proceder. Alguns cometem sérios erros e acabam adotando uma postura de “apagar incêndios”, ignorando totalmente os benefícios de monitorar de perto os resultados do seu grupo.

Para que você não caia nessa armadilha e consiga dominar e estimular a produtividade de seus funcionários, selecionamos algumas dicas infalíveis. Quer aprender? Confira!

Planeje-se

O planejamento é a base para alcançar bons resultados. Isso significa que você deverá mapear os processos desempenhados por sua equipe, identificar em qual patamar vocês estão e montar um cronograma de atividades, distribuindo as tarefas de acordo com as habilidades de cada um.

Sem essa providência inicial, a tarefa de monitorar a produtividade se tornará algo muito mais difícil, pois você não terá informações suficientes em mãos e não conseguirá conduzir sua equipe no caminho correto.

Trabalhe com metas

Não há como conquistar uma equipe de alta performance sem trabalhar com metas. Afinal, seus colaboradores precisam entender com clareza o que você espera deles, não é mesmo?

Nesse caso, a maior dica é aprender a definir as metas. Isso mesmo! Muitos gestores não sabem como escolher os objetivos e acabam cometendo erros que mais prejudicam do que ajudam o grupo.

Por isso, conheça a capacidade de sua equipe e trabalhe com metas que sejam desafiadoras e, ao mesmo tempo, possíveis de serem alcançadas. Caso contrário, você terá funcionários frustrados e desmotivados.

Busque o equilíbrio entre quantidade e qualidade

Uma equipe produtiva é aquela que atinge quantidade e qualidade. Isso significa que seus atendentes devem conseguir cobrar um bom número de clientes, mas também precisam fazer isso com eficiência, respeito e assertividade.

O papel do gestor é definir e comunicar ao grupo a quantidade ideal de atendimentos e o padrão de qualidade esperado em cada contato com o devedor.

Lembrando que, no que se refere à quantidade, é interessante investir em ferramentas automatizadas que otimizem o tempo dos funcionários, como discadores automáticos e softwares de envio de SMS e e-mail em massa.

Utilize indicadores de desempenho

A essência dos indicadores de desempenho é mensurar a produtividade. Por esse motivo, você não pode deixar de usá-los em sua empresa.

Existem muitas opções que podem ser empregadas dentro do setor de cobranças, alguns dos mais úteis são:

  • montante dos valores recuperados;
  • contato com a pessoa certa;
  • talk time (tempo de duração da chamada);
  • taxa de conversão;
  • consumo de mailing.

Aprenda a dar feedbacks

Uma das grandes habilidades que se espera de um gerente de cobranças é a capacidade de avaliar sua equipe e dar bons feedbacks.

Não basta dizer ao funcionário que o seu desempenho está abaixo do esperado, você precisa ser claro e apresentar as razões para sua avaliação e ajudá-lo a pensar em estratégias para superar suas deficiências.

Para isso, é essencial ser empático, claro e objetivo e conduzir a conversa em tom profissional, evitando que o colaborador se sinta ofendido e constrangido.

Faça relatórios de produtividade

Por fim, a última dica para medir a produtividade de sua equipe de cobrança é elaborar relatórios que demonstrem a evolução do grupo e, também, a de cada atendente.

A ideia dessa estratégia é facilitar a visualização da evolução da equipe, mostrando aos funcionários os pontos que precisam ser melhorados e as ineficiências que foram superadas. Fazendo isso, será muito mais fácil alcançar uma equipe produtiva.

Viu só como medir a produtividade do setor de cobranças não é uma tarefa impossível? É essencial que o gestor entenda a importância do monitoramento constante dos resultados e aprenda a conduzir o seu grupo no caminho do sucesso.

Ter atendentes qualificados e produtivos é um dos fatores mais importantes para a recuperação das dívidas. Afinal, mesmo com o apoio da tecnologia, o contato humano com o devedor pode solucionar o problema e garantir resultados positivos para toda a empresa.

Por isso, agora que você aprendeu como medir a produtividade em seu setor, não perca mais tempo. Coloque em prática o que aprendeu e transforme-se em um líder de sucesso.

Conheça os desafios da área de cobrança!

O dia a dia de quem atua com cobranças é repleto de obstáculos. Você sabe quais são eles? Clique aqui para entender a importância do processo de cobrança e superar os 5 desafios da área!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar