Mercado imobiliário: como usar a tecnologia como aliada?

Mercado imobiliário: como usar a tecnologia como aliada?

Como falamos anteriormente, o mercado imobiliário mudou e os profissionais estão precisando se atualizar. Essa mudança não tem afetado apenas aos corretores de imóveis, mas sim as imobiliárias e quem trabalha na divulgação das mesmas.

Os empreendimentos que trabalham com venda de imóveis, por um tempo sofreram com estratégias de marketing duvidosas e captação de clientes da forma mais arcaica possível.

O avanço da tecnologia – parece um pouco retrógrado falar disso, porém desde que o termo surgiu, ela nunca parou de avançar – tem ajudado diversas imobiliárias a diferenciar os seus serviços e ganhar a largada na hora de fechar seus negócios.

Novas soluções já surgiram por aí e, em breve, podem chegar ao Brasil, assim como muitas outras vão nascer em um período curto de tempo. Mas de nada adianta novas tecnologias surgirem do dia para noite se nós não formos capazes de nos adaptar a elas. Um grande exemplo de segmento que evoluiu junto a tecnologia é o mercado financeiro. Confira a seguir o que ele tem a ensinar ao mercado imobiliário.

Como os avanços do mercado financeiro podem impactar o mercado imobiliário?

Quando falamos de mercado, independente de qual ramo ele é, temos diversas particularidades que podemos visualizar, aprender e aplicar no nosso próprio ramo – além de coisas que não devemos fazer. Igual ao mercado imobiliário, o sistema financeiro vem mudando drasticamente com o surgimento das criptomoedas – a mais conhecida é o bitcoin – e essa nova cultura, com toda a certeza, vai impactar diretamente no mercado imobiliário.

Seja nas novas formas de pagamento ou em relação aos contratos, uma vez que contratos mais seguros são realizados utilizando a tecnologia de blockchain.

A ideia é que esta metodologia esteja, de forma bem rápida, sendo implantada no mercado imobiliário brasileiro nos próximos anos. Além da implantação deste novo tipo de contratos e forma de pagamento, o mercado já vem nos mostrando novas soluções que podem causar receio no começo, porém pode nos agregar muito valor positivo.

A inteligência artificial já vem sendo implantada em diversos setores da economia, mas o que nos surpreende é que já existe um modelo de avaliação de imóveis que utiliza a ferramenta, com algoritmos estatísticos.

Outras tecnologias que já estão sendo implantadas e que podem trazer grande impacto para o mercado são as impressões em 3D e em realidade virtual e aumentada. Esse recurso dá ao cliente mais visão de como o empreendimento é, passando mais confiança e credibilidade na hora da compra.

Quais são as tecnologias que o corretor tem disponível no momento?

Falamos muito sobre tecnologias que poderão ser implantadas para levar uma nova experiência tanto para o corretores e imobiliárias quanto para o cliente, mas quais são os recursos que temos hoje para disponibilizar para os profissionais?

Disparo de SMS em massa, envio de e-mail marketing, higienização e enriquecimento de base – além de campanhas de marketing em plataformas de anúncios pagos – são alguns dos recursos que já estão no radar e que podem ser disponibilizados para corretores de imóveis e imobiliárias.

Pensando nestas soluções, também podemos chegar a conclusão que não é mais possível atender os clientes como fazíamos até pouco tempo atrás.

Hoje em dia fala-se muito sobre uma comunicação mais humanizada, que é quando o profissional adota uma postura mais amigável e tenta entender todas as necessidades do cliente a fim de satisfazer a sua necessidade e criar um vínculo profissional-amigável com o cliente.

Personalizando o atendimento, usando as novas tecnologias a seu favor, conseguimos otimizar o nosso tempo e qualificar os nossos contatos através do chatbot.

Deu para entender que as novas tecnologias vieram para ser aliadas ao trabalho de um profissional do mercado imobiliário? Sabendo usar, tendo pró-atividade para entender do que se trata, você irá se adaptar a um novo mercado que só tende a crescer.

Saiba como atingir um atendimento campeão

Apesar de todos os avanços tecnológicos, um bom atendimento ainda faz parte da base de operações de sucesso. No fim das contas, a forma como uma pessoa é atendida e a percepção que ela tem do negócio estão completamente ligadas. Por isso, confira aqui algumas ficas para atingir um atendimento campeão 😉

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