Conheça 6 dicas de como motivar os funcionários

Quer aprender a motivar os funcionários e conquistar resultados mais expressivos em sua empresa? Este conteúdo vai ajudar você!

Qual gestor não gostaria de conhecer a receita para o sucesso, não é mesmo? Infelizmente, ela não é igual para todos e depende de uma série de fatores. Mas existe algo que pode mudar os rumos de uma empresa: as pessoas.

Isso mesmo! Seja qual for seu ramo de atuação ou o tamanho do negócio, apostar no principal ativo da companhia é o primeiro passo para se tornar mais produtivo e conseguir se destacar no mercado. Saiba mais a seguir!

Por que motivar os funcionários?

Pode parecer óbvio, mas alguns gestores não entendem a importância de manter a equipe motivada. Essa falta de conhecimento e percepção pode ser fatal nos dias de hoje e, por isso, vamos começar apresentando as vantagens da motivação no ambiente corporativo. Confira!

Aumento da produtividade na empresa

A produtividade é um dos elementos fundamentais para o crescimento dos negócios. Geralmente, só é possível aumentá-la quando os funcionários estão motivados e satisfeitos com a empresa e o trabalho que exercem.

Um líder eficiente está sempre atento a isso e monitora constantemente a motivação do seu grupo. Quanto mais saudável e estimulante for o ambiente de trabalho, melhor será o desempenho dos funcionários.

Geração de engajamento

Engajamento pode ser definido como o ato de se envolver e participar ativamente de algo. Dentro do cotidiano empresarial, ele é percebido quando os colaboradores se sentem parte do sucesso do negócio e trabalham com empenho para atingir suas metas pessoais ou coletivas.

Não é difícil entender a importância de contar com funcionários engajados, certo? Para conseguir isso, o melhor caminho é garantir que eles estejam motivados e acreditem que são importantes para a missão da empresa.

Redução do turnover

turnover é um dos grandes problemas das empresas, especialmente para as que atuam com call center. Em geral, a alta rotatividade da equipe é causada por diversos fatores, sendo que um dos mais preponderantes é a falta de motivação para o trabalho.

Ninguém gosta de ficar em um lugar onde não se sente bem, concorda? Por isso, trabalhe duro para que os colaboradores se sintam motivados e felizes em trabalhar na empresa. Além de reduzir custos com desligamentos, essa iniciativa aumenta a produtividade do time.

Melhora do clima organizacional

Uma das consequências clássicas de manter os funcionários motivados é a melhoria no clima organizacional — o modo como a equipe enxerga a empresa.

Isso ocorre porque a motivação está associada a muitos fatores. Em grande parte das vezes, ela é percebida quando o colaborador se encontra satisfeito com a forma com que é tratado pelos superiores e a remuneração recebida, desfrutando de uma boa qualidade de vida.

Quais as 6 melhores estratégias para motivar seus colaboradores?

Viu só como a motivação é importante para um negócio? Trata-se do combustível para que os processos sejam executados com mais eficiência e segurança, portanto esse aspecto deve ser muito bem trabalhado.

Está com dificuldades para motivar sua equipe? Veja as dicas que selecionamos para você!

1. Invista em treinamentos

Os treinamentos devem ser encarados como uma oportunidade para otimizar o trabalho e reduzir o tempo gasto com tarefas do cotidiano. Afinal, quanto mais treinado é um funcionário, mais eficiente e motivado ele fica.

Nesse sentido, é interessante destacar os resultados de uma pesquisa publicada pela Revista Novarejo. De acordo com o estudo, 34% das maiores empresas do mercado oferecem mais de 100 horas de treinamento todos os anos e 41% delas estão ampliando esses investimentos. Trata-se de um ótimo exemplo a ser seguido, não acha?

2. Qualifique a comunicação interna

A comunicação interna é mais um fator que influencia na motivação de seus colaboradores. Afinal, um ambiente em que o diálogo não é saudável não estimula a criatividade, além de aumentar o estresse e a ansiedade.

Portanto, observe se há bloqueios de comunicação entre os funcionários e seja um gestor presente e participativo. Dê o exemplo, estando sempre disposto a ouvir críticas ou sugestões e tirar dúvidas.

3. Trabalhe com metas desafiadoras e plausíveis

As metas são direcionamentos importantes para o trabalho em uma empresa, mas é necessário assegurar um equilíbrio entre aquilo que desafia e o que é possível ser alcançado. Trace metas que tirem seus funcionários da zona de conforto, mas tenha cuidado para que elas não tornem a carga de trabalho excessiva ou gerem desmotivação e frustração.

4. Aprenda a dar feedbacks construtivos

Dar feedbacks construtivos é uma das grandes responsabilidades de um gestor. Portanto, você deve aprender a fazer isso de maneira tranquila, respeitosa e clara. Aproveite o momento para elogiar as qualidades do funcionário e, em seguida, informe-o aquilo que pode ser melhorado.

Lembre-se de que isso não pode ser constrangedor, mas sim uma oportunidade de crescimento profissional.

5. Monte um plano de carreira

Você sabia que 49% dos trabalhadores valorizam as oportunidades de crescimento dentro de uma empresa? Essa é mais uma conclusão da pesquisa já citada e demonstra que o plano de carreira pode motivá-los a executarem suas funções com excelência.

Tenha uma visão a longo prazo e construa um projeto que valorize os resultados obtidos pelo funcionário. Dessa forma, todos saem ganhando!

6. Invista em ferramentas que simplifiquem o trabalho

Por fim, é interessante observar o quanto a existência de boas ferramentas de trabalho impacta na motivação do grupo. Investir em softwares e soluções que simplificam e automatizam tarefas é uma decisão estratégica, que garante melhores resultados em seu dia a dia.

Ao ter o apoio de recursos tecnológicos, o colaborador consegue aproveitar melhor seu tempo e se sente menos desgastado no fim do dia. A consequência disso é a melhoria da qualidade de vida, da saúde e, claro, de sua produtividade.

Motivar os funcionários é um dos processos mais vantajosos que uma empresa pode ter — e não deve ser aplicado apenas em momentos de crise. Quando o assunto é produtividade, esse é um elemento-chave para impulsionar o crescimento do negócio. Então, não perca mais tempo e coloque em prática as dicas apresentadas agora mesmo!

Aumente a produtividade no call center!

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