Você já ouviu falar em tratamento de dados? Essa expressão está relacionada ao que chamamos de data driven. A nível empresarial, estamos falando sobre a importância dos dados (de pessoas físicas ou jurídicas) nas decisões de um negócio.
Nesse cenário, essas decisões são baseadas em grandes volumes de informação sobre clientes que são coletadas de diversas fontes. Todos esses registros formam um imenso banco de dados — no qual os hábitos, preferências e comportamentos de cada um são identificados e registrados.
Entender a relação entre dados e tomada de decisões é muito importante, afinal, as empresas que aplicam essa metodologia no dia a dia do negócio têm um bom retorno em suas ações de marketing e vendas.
Neste post, você vai entender como sua empresa pode se beneficiar desse recurso em suas atividades, especialmente a área de vendas, concessão de crédito e cobrança. Acompanhe!
A importância da checagem e validação dos dados
Não é de hoje que empresas utilizam as informações geradas pelos próprios clientes (quando eles consomem) para orientar melhor suas ações. Sabendo das preferências de cada um, é possível evitar práticas inadequadas, como envio de e-mails ou mala direta não solicitados.
Nesse contexto, o tratamento de dados é visto como um recurso que auxilia empresas e clientes. De um lado, as estratégias de venda passam a ser mais assertivas. Do outro, as pessoas só recebem aquilo que realmente estiver relacionado aos seus hábitos de consumo. O resultado disso? Você garante mais efetividade nos processos de vendas e cobrança e ainda preserva os direitos do cliente.
O tratamento de dados e as ações de marketing
A partir da implementação de um banco de dados tratado e atualizado periodicamente, é possível identificar oportunidades de negócio. Não apenas os hábitos de consumo são identificados, mas toda uma série de informações relevantes, como as formas de contato e a localização.
As chances de sucesso em ações de marketing aumentam quando sua empresa utiliza informações de interesse comercial e faz a comparação com dados de outras fontes. Em outras palavras, trata-se da função do cruzamento de dados, definida como uma fonte de conhecimento sobre seu cliente. Podemos destacar alguns exemplos de aplicação prática, como:
- lojas de vestuário podem segmentar promoções por sexo e renda;
- ações estruturadas para minimizar o abandono de carrinho de compras;
- nichos de mercado até então desconhecidos podem ser identificados;
- custos podem ser poupados a partir do cruzamento de informações;
- critérios de concessão de crédito são estabelecidos mais solidamente.
Por outro lado, tratar dados não é tarefa que possa ser feita à mão. Considerando o grande volume de informações que deverão ser cruzadas, torna-se imprescindível o uso de recursos tecnológicos. Ferramentas desenvolvidas com a finalidade de detectar oportunidades ou mapear comportamentos são, nesse caso, a melhor solução.
A tecnologia e a eficiência nos processos
Coletar e cruzar dados em volumes imensos exige recursos tecnológicos adequados. O salto de qualidade é possível somente porque o tratamento de dados é realizado por meio de poderosos programas. Aos profissionais, cabe apenas tomar suas decisões baseadas nas informações tratadas. Se isso ainda não ficou muito claro para você, vamos seguir com um exemplo?
Imagine que sua empresa tem um vasto banco de dados de clientes com baixa pontuação de probabilidade de pagamento. Suas vendas estão baixas e, com a carteira de clientes de alta pontuação, não é possível aumentar mais o volume de negócios. Como você faria para identificar, dentro desse grande grupo de clientes de risco, eventuais chances de vender mais?
A resposta está no cruzamento de informações de fontes diversas, que toma forma desde que a tecnologia seja empregada. Em um caso hipotético, sua empresa poderia identificar, dentro do segmento de clientes com score baixo, um grupo que consome muito um certo tipo de produto. Isso significa que, embora não sejam indicados para receber crédito, são ideais para receber ofertas daquele tipo de mercadoria. Percebe a diferença?
Tecnologia e experiência à disposição do seu negócio
Diante da necessidade de implementar soluções desenvolvidas com tecnologia, sua empresa deverá optar por parcerias que possam agregar nesse sentido. A Assertiva, por exemplo, conta com um verdadeiro arsenal de ferramentas que auxiliam negócios de diversos segmentos a conquistar bons resultados no mercado.
Se você opera em um segmento em que os clientes compram de forma recorrente, podemos ajudar na hora de pensar em ações de marketing direto.
Por outro lado, se você vende produtos ou serviços cuja decisão de compra é de alto envolvimento, a abordagem deverá ser outra, concorda? Nesse caso, é possível contar com a experiência da Assertiva para estimular o relacionamento com seus clientes, como acontece com empresas que vendem para outras empresas.
Adotar soluções voltadas para que seu negócio tenha performance ainda melhor garante resultados mais efetivos, não apenas na parte da cobrança e gestão de crédito, como nas vendas em geral.
O tratamento de dados é, sem dúvidas, a melhor opção para empresas que vendem para mercados muito específicos e também para as que operam no varejo.
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