SCORE 360º: como evitar fraudes e analisar vendas de uma forma segura

SCORE 360ª - Como evitar fraudes e analisar vendas de uma forma segura

Já está amplamente disseminado no mercado as análises de crédito para verificar a capacidade de pagamento do cliente. Embora importante, esse tipo de análise isolada pode não ser suficiente para evitar fraudes e tornar a venda mais segura.

Chamamos essa análise de Score 360º, pois ela vai além da análise de crédito comum, já que verifica também a veracidade dos documentos, identidade, assinaturas, entre outras coisas.

Continue a leitura deste artigo e descubra como evitar fraudes e analisar vendas de uma forma (verdadeiramente) segura!

Evitar fraudes: como ir além da análise de crédito

O processo de análise de crédito, venda e execução de contratos é uma parte do ciclo de negócios de qualquer empresa. 

Ao longo dessa jornada, é necessária a realização da consulta de informações em diversos birôs de dados, birôs de crédito etc. 

Essas consultas geralmente visam a validação cadastral do lead, a busca de possíveis dívidas ou mesmo uma análise da probabilidade de recebimento do valor negociado. 

Mas essa análise nem sempre é a opção mais completa para evitar fraudes nas vendas e diminuir os riscos.

Quando você utiliza um score de crédito, por exemplo, está considerando apenas uma das muitas dimensões que são importantes na hora de aprovar uma venda, empréstimo ou negociação de contrato. 

O score de crédito mostra apenas qual é a probabilidade da pessoa relacionada com determinado documento pagar as suas dívidas novas em um determinado espaço de tempo.

É importante ter essa visão, mas ela deixa passar riscos de diversas naturezas.  Alguns exemplos são:

Esses são alguns exemplos de riscos que envolvem um pilar central, que é a autenticação de pessoas ou de identidade. 

O processo de autenticar ou validar uma identidade real ou digital busca responder se a pessoa do outro lado de uma transação eletrônica é realmente quem ela alega ser, combatendo possíveis fraudes. 

É importante ter em mente que quando falamos em transações eletrônicas, não estamos falando apenas sobre a venda em um e-commerce, mas também sobre qualquer tipo de negociação realizada a distância e cuja comunicação, o envio dos documentos ou a assinatura do contrato vai ser realizada de forma remota, online ou digital.

Até mesmo quando uma transação é realizada de forma presencial existem riscos envolvidos na hora de autenticar as partes. 

A venda em uma loja, a aquisição de um empréstimo ou a locação de uma casa são negociações que envolvem riscos relacionados a documentos e identidade. 

Frequentemente o risco nesse tipo de negociação é potencializado pelo fato de quem cede ou vende ter uma pessoa de carne e osso diante de si —  o nível de confiança parece maior e, com grande frequência, a validade de documentos como RG ou CNH não é checada com o devido rigor.

Na grande maioria das vezes, são checados apenas o score de crédito, o comprovante de renda e o comprovante de endereço do possível cliente. 

Apesar de importante, essa análise não cria uma visão 360º a respeito do risco de fraude de identidade. 

Vendas são realizadas e empréstimos são cedidos para pessoas que não são donos dos documentos, para pessoas falecidas ou até mesmo para pessoas que sequer existem.

Veja como o reconhecimento e a biometria facial potencializam a segurança da sua empresa

Score 360º como prevenção a fraudes

O Score 360º é uma forma de análise que busca resolver exatamente esses desafios. 

É uma estratégia que utiliza análise avançada de dados e inteligência artificial para criar um score automático que tenta mitigar quatro pontos de extrema importância na hora de vender com mais segurança

Esse score faz uma análise dos dados enviados pelo possível comprador — ou lead — na hora de assinar o contrato, realizar o onboarding ou finalizar uma determinada compra.

Para evitar fraudes, o Score 360º faz validações do:

1. Score de documento 

O score de documento faz uma comparação entre o documento enviado — RG ou CNH — e um banco de dados, a fim de  validar com determinada acurácia se o documento enviado de fato existe. Esse score pode variar de 0% até 99,99% de precisão.

2. Score de identidade 

O score de identidade cruza o documento enviado com uma selfie tirada pelo comprador no momento da coleta ou do envio dos documentos. Ele diminui o risco à fraude validando se a pessoa da imagem capturada na selfie é realmente a pessoa do documento enviado.

3. Score de vida 

O score de vida, por outro lado, faz uma relação entre a foto do documento enviado e uma prova de vida — uma selfie sorrindo, por exemplo, tirada no momento da coleta. Esse score também pode ter entre 0% e 99,99% de precisão. O que ele diz essencialmente é se a pessoa que está realizando a compra e enviou os documentos está de fato viva e diante do dispositivo móvel.

4. Score de crédito 

O score de crédito busca responder qual é a probabilidade de uma pessoa se tornar inadimplente dentro de um determinado espaço de tempo, em geral 3, 6 ou 12 meses.

Quando você junta esses quatro pilares, é possível ter uma visão 360º do risco oferecido em determinada venda, pois essa é uma análise que engloba tanto o risco de inadimplência quanto o de fraude de identidade. 

Esse tipo de score é muito útil para vendas ou negociações presenciais e é imprescindível no caso de negociações online.

Evitar fraudes estimula o crescimento

A segurança na hora de realizar uma venda — seja de um produto, seja de um serviço — é fundamental para o crescimento e a sobrevivência de qualquer empresa. 

O percentual de risco que uma empresa decide aceitar como sendo o seu mínimo é essencial na hora de definir objetivos, metas e estratégias como um todo. 

Não é possível estabelecer o quanto a sua empresa vai crescer em um determinado período de tempo se você não souber qual vai ser o seu percentual de risco de prejuízo baseado em inadimplência e fraudes.

Com esses dados em mãos, fica fácil estabelecer o quanto do seu crescimento vai ser comprometido e também quais mecanismos você pode utilizar para mitigar e controlar esse risco.

A autenticação digital de pessoas, a assinatura de contratos eletrônicos, o onboarding digital e principalmente o score 360º , são algumas das ferramentas que podem ser utilizadas na hora de:

A solução para evitar fraudes: Assertiva Autentica!

Se o combate a fraudes por meio de um score 360º é uma necessidade da sua empresa, a boa notícia é que existe uma solução para isso: o Assertiva Autentica.

Essa é uma ferramenta de construção de jornadas digitais e biometria facial utilizada para validar a identidade de pessoas, formalizar propostas e evitar fraudes.

Se a sua escola, faculdade ou mesmo curso livre tem problemas com clientes que não reconhecem contratos, fraudes documentais ou outros tipos de contenciosos, o Assertiva Autentica pode ser uma ótima solução para os seus desafios!

Com ele, é possível aumentar a segurança tanto na abertura de contas e na análise de crédito quanto em transações financeiras em geral.

Quer saber mais sobre como o Assertiva Autentica pode prevenir fraudes contra sua empresa? Solicite uma demonstração gratuita! 

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