Lei do Inquilinato: entenda os direitos e deveres do proprietário e do locatário

É comum que o primeiro critério de escolha de um locatário para alugar um imóvel seja o aspecto/aparência do local e o custo-benefício. Já para o proprietário ficar satisfeito, basta locar a residência pelo valor proposto.

Porém, muitas pessoas esquecem de prestar atenção nas normas contratuais antes de fechar negócio e, por isso, alguns imprevistos podem se transformar em grandes incômodos.

Por exemplo, em caso de problema elétrico que impossibilita o uso de lâmpadas e tomadas, quem deve pagar pelo conserto e reforma?

Quando o condomínio faz chamada de capital para obras de melhoria, quem deve contribuir? E nos casos de obra de melhoria interna, como a troca dos móveis planejados da cozinha, quem deve pagar a conta?

É claro que se espera bom-senso nas relações humanas, mas para evitar dúvidas e problemas existe também a Lei de Locações ou Lei do Inquilinato (Lei nº8.245, de 1991).

Descubra quais são os direitos e deveres do proprietário e do locatário antes, durante e após a locação do imóvel.

Direitos e deveres do proprietário do imóvel

Direitos e deveres do inquilino

Por fim, se o imóvel for colocado à venda, o direito de preferência garante que o inquilino terá prioridade para comprá-lo.

 

Exit mobile version