Como o visual merchandising impacta nas vendas do varejo?

Você sabia que a maioria das pessoas toma a decisão final de adquirir um produto ou serviço dentro do ponto de venda? Não é por coincidência que cada vez mais organizações têm investido em estratégias para incentivar o público a comprar de suas marcas diretamente no PDV, seja por impulso, seja por hábito.

Sendo assim, o visual merchandising é uma ótima ferramenta para se trabalhar no estabelecimento físico, já que utiliza um conjunto de elementos para incentivar o consumo, como gôndolas, expositores de produtos, vitrines, painéis, entre outros recursos de identidade visual utilizados para atrair o olhar do consumidor.

Portanto, neste conteúdo mostraremos o que é visual merchandising, por que ele é tão importante para o setor varejista e de que forma ele pode ser utilizado para fortalecer a marca diante da percepção do público. Acompanhe a leitura para saber mais sobre o assunto!

O que é visual merchandising e por que é tão importante para o varejo?

É muito comum nos depararmos com profissionais de áreas de vendas e marketing que digam que o visual merchandising se refere a tudo que diz respeito à experiência de compra no ponto de venda. De fato, esse conceito não está equivocado, porém há muito mais a se compreender sobre a questão.

As constantes mudanças em aspectos socioeconômicos, além do aumento da concorrência no varejo, são fatores que têm contribuído para que as lojas invistam em recursos para se comunicar melhor com o consumidor, tanto de maneira objetiva quanto emocional.

No contexto do setor varejista, podemos afirmar que existem diversas maneiras de se comunicar com o cliente, como:

  • promoções no ponto de venda;
  • redes sociais;
  • anúncios pagos em mídias físicas e digitais;
  • e-mail marketing.

E, é claro, o visual merchandising, que apresenta grandes diferenciais competitivos para o negócio.

Antes de nos aprofundarmos no significado do termo, é importante que você entenda a premissa básica que fundamenta a comunicação. Dito isso, visual merchandising é composto por três importantes elementos: emissor, meio e receptor.

Trazendo isso para o contexto do cotidiano de uma empresa varejista, cabe ao emissor (loja) desenvolver a mensagem de modo que o receptor (cliente) perceba o valor da marca.

O que queremos dizer é que a empresa tem a responsabilidade de comunicar ao mercado qual é o conceito de seu negócio, pois ele servirá como base para que a identidade visual da marca seja transmitida por meio de todos os elementos que deverão entrar em contato com o público-alvo.

Sendo assim, de forma resumida, visual merchandising é toda forma de exposição de produto dentro de um determinado PDV, carregando consigo a imagem e os valores da empresa. Essa imagem é projetada para o cliente quando este visualiza a mercadoria e a forma como ela está exposta e, a partir disso, ele cria uma percepção própria a respeito da empresa.

Compreende-se que a loja é o emissor e seu objetivo é comunicar a proposta ao cliente — diretamente do ponto de venda — de modo que ele entenda o valor da marca. Para transmitir essa mensagem, o visual merchandising é a ferramenta de comunicação ideal.

Todo o trabalho será realizado com base em estratégias que têm a finalidade de facilitar a entrega dessa comunicação. Assim, são eliminadas quaisquer dificuldades no entendimento da proposta.

Como o visual merchandising auxilia no fortalecimento da imagem da marca?

De acordo com um estudo, cerca de 90% dos consumidores que realizam compras com frequência são influenciados pelo “efeito impulso”, e 20% do valor da conta do supermercado é referente a itens adquiridos dessa forma.

Isso quer dizer que o visual merchandising tem um papel muito importante não apenas no fortalecimento da marca e na percepção pelo ponto de vista do cliente, mas também em sua consolidação no mercado em que atua.

É fundamental que o “planograma” da loja seja bem desenvolvido. Ou seja, o consumidor deve ter facilidade em visualizar a disposição dos produtos nas gôndolas e a localização de cada item dentro do PDV de maneira harmoniosa.

Afinal, o visual merchandising representa toda a experiência do cliente no ponto de venda. Por isso, é muito importante criar um ambiente aconchegante, com boa iluminação e um bom trabalho de identidade visual, a fim de garantir que as pessoas tenham uma boa perspectiva da loja a partir do momento em que entram no estabelecimento.

Quais os benefícios do visual merchandising?

Antes de concluir, é importante que você conheça alguns dos principais motivos pelos quais o visual merchandising é uma ferramenta de alta relevância para as ações e estratégias de marketing no ponto de venda.

Aumenta as vendas

Sem dúvida é um recurso capaz de potencializar os resultados da loja, de modo que o aumento das vendas se torna uma consequência.

Isso se deve ao fato de que o conjunto de estratégias de visual merchandising trabalha de modo que seja possível ganhar a atenção do cliente por motivos positivos, fazendo com que ele perceba valor na oportunidade de compra, fique satisfeito e retorne para comprar novamente.

Proporciona uma experiência única

Como citamos na introdução, o ponto de venda tem um importante papel na decisão de compra de grande parte dos consumidores.

Portanto, o visual merchandising é indispensável, já que contribui de diversas formas para que a marca cause boa impressão, aumente a satisfação e, consequentemente, resulte na fidelização de clientes.

Lembrando que o processo exige que o público-alvo seja estudado para que boas estratégias sejam colocadas em prática, como:

  • modificações no PDV;
  • controle da iluminação;
  • som ambiente;
  • material gráfico utilizado para a comunicação.

Entre outros fatores que podem proporcionar uma experiência de compra positiva o suficiente para que os clientes sintam vontade de retornar à loja.

Cria uma imagem da empresa

Alguma vez você se questionou sobre a percepção dos clientes em relação à sua marca?

Pois bem, é uma questão que exige muita análise e deve ser profundamente trabalhada, pois o conjunto de estratégias do visual merchandising é capaz de influenciar a percepção das pessoas em relação à marca, tudo a partir de aspectos visuais e estéticos na apresentação dos produtos, aliados à criação de uma experiência única, como já citado.

Como você pôde conferir neste artigo, o visual merchandising é uma ferramenta indispensável para empresas do setor varejista, principalmente aquelas que obtêm a maior parte de suas receitas no ponto de venda. Além disso, você entendeu como essa estratégia de marketing é eficiente no que diz respeito à percepção da marca de acordo com o ponto de vista do público-alvo do negócio.

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