Quais são os benefícios da antecipação de recebíveis? Confira!

Quais são os benefícios da antecipação de recebíveis? Confira!
benefícios da antecipação de recebíveis

Você já ouviu falar em factoring? Conhece os benefícios da antecipação de recebíveis? Essa modalidade de crédito diz respeito à antecipação das vendas que foram feitas a prazo, por meio de cartões de crédito ou cheques pré datados, por exemplo.

Esse processo é feito por instituições conhecidas como factorings, que adiantam os valores para que você receba antes da data de vencimento das parcelas.

A antecipação de recebíveis pode ser uma grande oportunidade para o seu negócio, especialmente para reforçar seu fluxo de caixa e possibilitar boas negociações com fornecedores e clientes.

Para você entender melhor o assunto, listamos neste post os principais benefícios desse tipo de serviço. Acompanhe!

Agiliza as operações da empresa

Se você já precisou de um empréstimo, sabe bem como esse processo pode ser demorado e burocrático, não é mesmo?

Quando você escolhe trabalhar com uma factoring, a antecipação de recebíveis acontece de forma mais ágil e com pouca burocracia.

Essa modalidade de crédito pode ser útil para diversas situações: investir em melhorias na empresa, obter descontos com fornecedores ou para aproveitar uma oportunidade de parceria que tenha surgido.

Toda essa operação financeira é realizada rapidamente e sem obstáculos, afinal, uma factoring entende que tempo é dinheiro, e quanto mais demorados forem os processos, mais oportunidades de negócios serão perdidas.

No final das contas, sua empresa poderá otimizar suas atividades de rotina, gerando mais liquidez, aumentando as chances de boas negociações e obtendo melhores condições.

Obtém mais recursos para o fluxo de caixa

As empresas precisam sempre ter capital disponível, contudo, sabemos que em alguns momentos as vendas deixam a desejar.

Esse é justamente um dos benefícios da antecipação de recebíveis: a obtenção de mais recursos em caixa.

Na prática, a antecipação é o recebimento prévio do que foi vendido e acordado a prazo. Sendo assim, quando você recebe esses valores antes do esperado, a sua empresa tem mais capital, que não estaria disponível sem esse adiantamento.

Esse montante poderá ser usado para diferentes fins, como uma reserva para investimentos inesperados.

Além disso, é importante lembrar que o mercado está cada vez mais concorrido, e os consumidores estão ficando mais exigentes e seletivos.

Para se manter forte nesse cenário, é preciso inovar e disponibilizar diferenciais que, muitas vezes, precisam de investimentos.

Se você tem dinheiro em caixa, não há nenhum problema nisso, concorda?

Facilita e melhora a negociação com clientes e fornecedores

Quando se tem um bom fluxo de caixa, as possibilidades de negociações são mais amplas e oferecem melhores retornos.

Afinal, você poderá ser mais flexível em relação aos seus valores e prazos praticados, fidelizando clientes e melhorando o relacionamento com os seus fornecedores.

Quando você antecipa os recebíveis da sua empresa, consequentemente tem mais dinheiro em caixa, o que abre novas possibilidades de negociações e auxilia no crescimento e no fortalecimento da sua marca.

Apresenta menos riscos

Outro benefício da antecipação de recebíveis é o seu baixo risco e a simplicidade do processo. As taxas praticadas pelas factorings são bem menores do que as encontradas nos empréstimos convencionais — além de variarem de acordo com o tempo que foi antecipado.

Além de um melhor custo-benefício, esse processo oferece menos riscos, afinal, sua empresa estará antecipando o recebimento de um valor que, na teoria, já pertence a você.

Em outras palavras, você não estará gerando nenhuma dívida. Bem melhor, não acha?

Mesmo com esses benefícios, alguns gestores têm receio das factorings e recorrem aos créditos empresariais de maneira impensada, seja por conservadorismo, seja pela falta de conhecimento de que o adiantamento dos valores não vai gerar um impacto negativo nas finanças.

Com a antecipação de recebíveis, o comprometimento da sua receita será menor, não terá grandes impactos no seu caixa e você não correrá o risco do endividamento em comparação aos financiamentos e empréstimos tradicionais.

Reduz o risco de inadimplência

Uma das maiores inimigas de uma empresa é a inadimplência. Quando você não consegue arcar com as suas contas mensais e não tem condições para pagar os impostos, uma bola de neve pode surgir e comprometer o seu negócio.

Muitas empresas não conseguem sair do vermelho e acabam fechando as portas. Apesar de empréstimos e financiamentos serem uma possibilidade de solução, maiores são as chances de você se complicar ainda mais.

No tópico anterior, explicamos que a redução do risco de endividamento da sua empresa é mais uma das vantagens da antecipação de recebíveis.

Isso é possível porque as taxas são menores, o que não gera altos custos no seu caixa.

Além disso, você não estará solicitando dinheiro de nenhuma instituição, apenas usando previamente o que já é seu.

Os valores antecipados podem ser adquiridos poucos minutos depois da solicitação do crédito, o que traz mais fôlego ao fluxo de caixa.

Diminui a necessidade de financiamentos e empréstimos

Se você leu o post até aqui, provavelmente já entendeu que a antecipação de recebíveis é uma oportunidade de crescimento, certo?

Em linhas gerais, você não precisa passar pelo longo e caro processo de solicitação de créditos empresariais e financiamentos para arcar com dívidas ou investimentos — e ainda obtém rápidos retornos.

O adiantamento dos valores que você já receberia permite a realização de ações que não estavam nos seus planos ou até mesmo em situações de emergência.

Além do capital imediato em caixa, você não estará comprometendo o dinheiro da empresa a inúmeras parcelas e altas taxas de juros pelos próximos meses.

Antes de antecipar os recebíveis é importante consultar a sua base de dados para verificar os valores que serão adiantados e quais são os clientes que compraram a prazo para que você evite qualquer tipo de erro ou equivoco.

Para isso, o indicado é que você atue com a higienização de dados, que se diz respeito à uma padronização, organização e atualização das informações de clientes como nome, telefone, endereço e demais dados importantes.

Dessa maneira, saberá exatamente de quais consumidores você está antecipando o recebimento de valores e ainda mantém o cadastro atualizado, que é um hábito necessário para manter a organização dos seus processos.

Os benefícios da antecipação de recebíveis são pontos importantes para as finanças e para a continuidade do seu negócio.

No entanto, é preciso planejamento e uma pesquisa prévia sobre as taxas que são praticadas pelas factorings.

Por fim, lembre-se que é preciso atuar com a higienização de dados para garantir a organização e informações atualizadas na sua empresa.

Confira como fazer a higienização de dados e comece agora mesmo!

Você entende a importância desse assunto para o seu negócio? Ter um banco de dados atualizado também é fundamental para vendas mais efetivas, reduzir a inadimplência e otimizar seus processos de cobrança. Para entender o que é e como a higienização é feita, clique aqui e leia nosso post sobre o assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar