A internet e as redes digitais de informação trouxeram mudanças significativas para a sociedade e o mercado, muitas delas revolucionárias. Um exemplo notável é o setor financeiro das interações comerciais, onde os processos de cobrança online agilizam, facilitam e trazem segurança para as transações.
Além das transações comuns que realizamos na internet, o setor de recuperação de crédito e cobrança também se beneficiou imensamente das novas tecnologias financeiras. A combinação da agilidade e precisão das vias digitais tem dado novo fôlego a esse setor.
Já sabemos que as ligações telefônicas e a atuação de call centers nem sempre trazem os resultados esperados, pois os consumidores trocam frequentemente de número de telefone e, naturalmente, rejeitam esse tipo de contato. Por isso, a cobrança online surge como uma ferramenta estratégica para otimizar a recuperação de dívidas, sendo um recurso valioso para empresas que buscam melhores resultados nessa área.
Quais as vantagens da cobrança online?
Já podemos perceber que a cobrança online se apresenta como opção de grandes vantagens sobre os métodos tradicionais, não é mesmo? Mas, para entrarmos melhor nesse assunto, vamos listar alguns desses benefícios em específico.
Agilidade no processamento
Antigamente, era comum esperar horas ou até dias para o processamento de pagamentos. Com a cobrança online, um pagamento pode ser processado em minutos, permitindo que a empresa veja o dinheiro em sua conta quase instantaneamente.
Automação de tarefas manuais da cobrança tradicional
Os sistemas digitais de cobrança possuem funcionalidades de ação automática, operando por meio de gatilhos sem necessidade de intervenção humana direta. Isso reduz a quantidade de erros e acelera o processo.
Monitoramento constante dos processos de cobrança
Manter registros em tempo real é uma característica das plataformas de cobrança online. É possível, por exemplo, gerar relatórios completos de ações de cobrança e pagamento, incluindo aqui a obtenção de dados do histórico do cliente. Dessa maneira, o gestor pode tomar as melhores decisões e planejar as finanças da empresa de antemão.
Facilidade de acesso para os clientes realizarem seus pagamentos
Desde que ambas as partes (principalmente do lado do cliente) tenham acesso à internet, é possível realizar pagamentos online de qualquer lugar, a qualquer momento. Este é um aspecto que garante imensa liberdade aos envolvidos, evitando filas e outros contratempos típicos de processos presenciais.
Quais os modelos de cobrança online mais utilizados?
Existem muitas modalidades de pagamento e cobrança online hoje, permitindo que o cliente possa até mesmo escolher a que melhor se adequa à sua situação e momento (em uma estratégia de cobrança multicanal). Muitas dessas, aliás, são formas clássicas que foram totalmente integradas ao mundo digital, como veremos a seguir.
Boleto bancário
Um clássico do universo do pagamento e da cobrança, o boleto é uma ferramenta que existe há muito tempo e foi transformado em um meio digital de pagamento bastante eficiente — apesar de já ter perdido espaço para outras soluções mais ágeis. Gerado o boleto de pagamento online, basta que o cliente utilize a linha do código de barras para pagar em seus aplicativos de preferência.
Cartão de crédito
O cartão de crédito, preferido por 57% dos consumidores segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, permite o parcelamento das compras, aumentando significativamente o poder de compra do consumidor e o ticket médio das empresas.
Link de pagamento
O link de pagamento é o método de cobrança online que se mostra mais ágil e seguro, por ser gerado pela entidade cobradora de maneira personalizada, e pode ser enviado por meio de qualquer meio de comunicação digital, como WhatsApp, e-mail e redes sociais.
Pix
Extremamente popular, o Pix revolucionou os métodos de pagamento e cobrança online no Brasil. Fácil e ágil, permite transferências de dinheiro entre pessoas físicas ou jurídicas em até 10 segundos, a partir da geração de um QR Code ou do fornecimento de uma chave específica, que pode ser o CPF, o e-mail, o número de telefone celular, ou mesmo um código gerado de maneira aleatória.
Carteiras digitais
Também populares, principalmente por conta de benefícios como descontos e cashback, as carteiras digitais são aplicativos que podem conter valores (como em uma conta bancária) e dados de cartões de crédito e débito, recursos que podem ser utilizados para pagamentos online no aplicativo.
Cobrança recorrente
O formato de cobrança recorrente consiste na cobrança automática, feita em uma dada periodicidade (mensal, quinzenal), debitada por meio de cartão de crédito, PIX ou débito automático em conta. Muito utilizada em streamings e outros tipos de serviços parecidos, a cobrança recorrente é uma ótima aliada contra a inadimplência, pois impede que o cliente esqueça de pagar.
Como implementar a cobrança online na minha empresa?
Agora que sabemos quais os principais métodos de cobrança online disponíveis no mercado, que tal entendermos um pouco sobre como fazer cobrança online e implementar esse tipo de ferramenta na sua empresa?
- Passo 1 – Pesquisa e planejamento: realize uma pesquisa profunda e detalhada sobre as diferentes modalidades e as empresas que forcem esse tipo de sistema;
- Passo 2 – Escolha dos serviços: diante de todas as opções, escolha as que se encaixem melhor ao perfil do negócio e também as que ofereçam as melhores soluções de segurança. Aqui também vale observar a credibilidade da empresa que fornece o serviço.
- Parte 3 – Diversificação das plataformas e funcionalidades: as melhores plataformas de cobrança permitem automatizar cobranças, personalizar réguas de cobrança e usar a inteligência artificial para otimizar processos de cobrança.
Uma dessas plataformas é o Assertiva Recupere, uma poderosa ferramenta que, além de possuir todas essas funções acima, permite ao gestor controlar as diferentes formas de pagamento online oferecidas para cada cliente inadimplente, bem como visualizar em um dashboard as principais estatísticas e relatórios do processo.
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