Saiba como fazer o controle de contas a receber

Saiba como fazer o controle de contas a receber

controle de contas a receber

Manter uma empresa operando de maneira saudável é um dos grandes objetivos de um gestor. No entanto, a falta de controle de contas a receber pode prejudicar os resultados e transformar a administração da empresa em um verdadeiro caos.

De acordo com o IBGE, o Brasil teve 341,6 mil empresas fechadas em três anos. Vários motivos contribuem para a falência de um negócio, mas a falta de equilíbrio financeiro é, sem dúvida, um dos mais significativos.

Ninguém deseja passar por isso, não é mesmo? Quando o assunto é controle financeiro, toda ajuda é bem-vinda e este material pode auxiliar você a manter seu negócio longe de problemas. Continue a leitura e aprenda a gerir melhor suas contas a receber!

Por que controlar as finanças empresariais?

Bill Gates afirmava que “é bom comemorar o sucesso, mas é mais importante prestar atenção às lições do fracasso”. Esse simples pensamento faz refletir o quanto é importante que o gestor esteja atento aos gargalos que impedem o negócio de crescer.

Ter uma carteira de clientes fiéis, um produto de qualidade, uma boa reputação no mercado e uma rentabilidade estável e promissora é o ideal, mas alguns erros podem inviabilizar todo o processo e deixar essas metas mais distantes.

A falta de controle de contas a receber é um dos grandes obstáculos a serem superados. Todo negócio que faz vendas a prazo, seja no crediário, seja no cheque, seja no boleto bancário, precisa gerenciar muito bem esses pagamentos.

Quem vende precisa receber, não é mesmo? Portanto, conhecer o histórico de pagamento das parcelas, as projeções de recebimento para os próximos meses e, principalmente, acompanhar o crescimento do número de clientes inadimplentes são ações fundamentais para a saúde financeira da empresa.

Quem não realiza esse controle corre o risco de enfrentar um grande desequilíbrio nas finanças. O erro pode ser comparado a um vírus de computador, pois se espalha rapidamente e pode inviabilizar a sobrevivência do negócio.

Como fazer o controle de contas a receber?

Agora que você já entendeu como o controle financeiro é importante, é hora de aprender a monitorar e gerenciar as contas a receber de sua empresa. Caso esteja com a sensação de que os recursos mais saem do que entram em seu caixa, essas são as melhores estratégias para superar o problema e impedir o agravamento da situação. Confira!

Seja organizado

Ser organizado é uma premissa para o sucesso do departamento de cobrança. Quanto mais organizada for a gestão das contas a receber, menos esforços serão necessários para alcançar grandes resultados.

É aconselhável que se tenha um planejamento e um manual de organização para o setor, incluindo boas práticas de acompanhamento dos pagamentos. Eliminar “pontos cegos” e garantir que a equipe consiga falar com devedores no prazo certo, facilita o crescimento empresarial.

Calcule o índice médio de inadimplência

O que não é medido, dificilmente consegue ser gerenciado e, consequentemente, não pode ser melhorado. Por isso, é importante calcular o índice médio de inadimplência com frequência e acompanhar de perto seu aumento e diminuição.

Ter uma lista de devedores é uma situação normal, mas é preciso tomar cuidado e não deixar que ela cresça demais e inviabilize o funcionamento do negócio.

Utilize um software para monitorar o fluxo de caixa

Na era digital, não há como deixar de aproveitar os avanços tecnológicos no cotidiano empresarial. Contar com o auxílio de um software de gestão de fluxo de caixa é a maneira mais eficiente e segura de garantir que nenhum dado passará despercebido.

Quando essa atividade é feita manualmente, há sempre o risco de falhas humanas, tanto no acompanhamento quanto no registro das informações. Por isso, o ideal é investir em tecnologia e executar um monitoramento mais qualificado.

Ofereça vantagens para o pagamento adiantado

O consumidor adora vantagens, então que tal unir essa demanda com algo interessante para o negócio? Oferecer benefícios, como descontos, para quem quitar a parcela antes da data prevista é uma maneira de equilibrar as entradas e saídas e desestimular a inadimplência. Na prática, todos saem ganhando!

Mantenha a sua base de dados atualizada

Já precisou cobrar um cliente, mas não conseguiu encontrá-lo? Apesar de extremamente prejudicial, essa é uma situação recorrente em muitas empresas brasileiras.

A maneira mais eficiente de evitar o problema é mantendo a base de dados atualizada. Para isso, você pode conferir as informações a cada nova compra e utilizar um sistema de pesquisas automatizadas — que consegue encontrar dados por meio do CPF, nome ou telefone, por exemplo.

Não demore para cobrar os inadimplentes

Depois que a dívida está em atraso, não há muitas opções à disposição. É preciso ser rápido e estratégico para evitar que o problema se torne ainda maior e atrapalhe o negócio a honrar com suas obrigações fiscais, trabalhistas e operacionais.

A grande dica é não demorar para iniciar a cobrança. Quanto mais cedo você entra em contato com o devedor, maiores serão as chances de recuperar o dinheiro para os caixas da empresa. Por esse motivo, utilizar a régua de cobrança é uma ótima ideia.

Cobre com eficiência e profissionalismo

Cobrar não é uma tarefa simples e acaba tirando o sono de muitos gestores. É preciso deixar claro que, apesar de ser um ponto crítico, isso não precisa prejudicar a relação com o cliente.

Na verdade, quando a cobrança é feita com profissionalismo não há o que se falar em perda de clientela. Com respeito, técnica e ferramentas adequadas, o processo pode ser simples, rápido e trazer resultados satisfatórios para as finanças da empresa.

Fazer o controle de contas a receber é essencial para a sobrevivência do negócio. Atualmente, oferecer ao cliente opções de parcelamento é um atrativo importante para a compra, mas exige um acompanhamento preciso e eficiente dos pagamentos e, especialmente, da inadimplência.

Essa é a maneira mais segura para que uma empresa alcance seus objetivos e consiga se manter produtiva e rentável, mesmo em cenários econômicos pouco favoráveis.

Você sabe quais são os piores erros na hora de cobrar um cliente?

Está enfrentando dificuldades na hora de cobrar seus clientes? Sabia que alguns erros podem dificultar o processo e gerar ainda mais problemas para a empresa? Clique aqui e confira o post que preparamos sobre o assunto!

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