Num mundo cada vez mais acelerado, onde a rapidez e agilidade de comunicação são primordiais para o sucesso das relações comerciais, o SMS corporativo surge como uma valiosa maneira de alcançar, com simplicidade e rapidez, a comunicação das empresas com seus clientes e prospects.
Através desse post, você conhecerá mais detalhadamente o que é o SMS corporativo, os principais benefícios de tê-lo como uma das formas de comunicação com o seu cliente e estratégias de como implementá-lo de maneira eficiente, trazendo os resultados e efetividade de alcance esperados em sua organização.
O que é SMS corporativo?
O SMS corporativo nada mais é que uma ferramenta de comunicação em massa ou unitária de mensagens de texto que buscam otimizar a interação entre a empresa e seus clientes.
Diferentemente das mensagens de texto trocadas entre amigos e familiares, o SMS corporativo possui uma conotação e estrutura profissional, utilizado com técnicas específicas para atingir e impactar o cliente final que receberá a mensagem enviada.
O mais importante do SMS corporativo é utilizá-lo de maneira estratégica e assertiva, fazendo comunicações para quem realmente se interessará pelo conteúdo enviado para que a organização não perca dinheiro com campanhas de SMS que não gerarão retorno financeiro para si.
Por que o sms corporativo é importante para empresas?
O SMS corporativo é uma excelente alternativa de acionamentos rápidos e eficazes com os clientes de uma empresa.
Primeiro porque este tipo de SMS é uma ferramenta de comunicação instantânea, ou seja, o recebimento das mensagens é praticamente imediato e o cliente final tem a possibilidade rápida de ler os conteúdos enviados e que possam lhe interessar, gerando uma troca muito veloz entre a empresa que enviou a mensagem e o cliente que tem interesse naquele conteúdo.
Além disso, esta é uma das opções mais econômicas de comunicação com o cliente, já que a depender do fornecedor utilizado, as mensagens poderão custar preços baixíssimos e atingirem uma grande quantidade de pessoas. Especialmente em um cenário no qual o controle de despesas e custos operacionais precisam ser revistos, reduzir o custo com chamadas telefônicas ou correspondências físicas que, em geral, são mais caras que os serviços de mensageria, o SMS corporativo surge como oportunidade acessível de estar próximo do seu cliente, mas diversificando a maneira como é feita.
Como implementar uma estratégia de SMS eficiente?
A implementação bem feita das comunicações por mensagem de texto é extremamente importante para obter sucesso e bons resultados na interação com o cliente final.
Assim, traçar estratégias de gerenciamento e organização das comunicações enviadas aos clientes é essencial para utilizar o SMS corporativo como uma maneira eficiente de contato com os clientes.
A falta de planejamento na implementação da comunicação por mensagem pode prejudicar a experiência do cliente, que poderá receber muitas mensagens que não lhe interessam em seu celular e, consequentemente, prejudicar a comunicação por SMS, já que o cliente pode interpretar essas mensagens como “spam”.
Para isso, criar uma régua de comunicação, estabelecendo um plano estruturado para o envio de mensagens de texto, considerando o público alvo, a frequência, a relevância das informações compartilhadas, além de ter cautela na abordagem dos clientes, considerando sempre uma comunicação equilibrada e minimamente personalizada, o que ajudará a manter o interesse dos destinatários no engajamento das comunicações.
Exemplos de usos práticos do SMS nas empresas
Você pode estar em dúvida a respeito de quais situações utilizar o SMS e quando o escolher como forma de comunicação, ao invés de um e-mail ou uma chamada telefônica. Veja a seguir exemplos de como o SMS pode ser usado na sua empresa:
- Lembretes: é possível utilizar o SMS corporativo para automatizar lembretes aos seus clientes, seja para informar sobre prazos de pagamento, compromissos firmados entre vocês, reuniões marcadas. Este tipo de comunicação evita esquecimentos dos clientes e melhora a eficiência operacional da organização.
- Confirmação de agendamento: esta é uma das situações mais comuns e práticas de utilização do SMS. Enviar mensagens confirmando agendamentos torna o cliente ciente e comprometido, além de ser uma boa maneira para reduzir cancelamentos ou ausências dos seus clientes.
- Pesquisa de satisfação: coletar feedbacks através de pesquisas de satisfação é uma outra possibilidade no uso de SMS. Sendo este um formato pouco invasivo, participativo e que poderão gerar ideias valiosas de aprimoramento de produtos e serviços da sua empresa.
- Envio de promoções: enviar campanhas promocionais por SMS é uma ferramenta eficiente e barata de fazer marketing e aumentar o público que será atingido pelas promoções feitas pela empresa, aumentando o número de vendas e contribuindo para a saúde financeira da organização.
Quais são as métricas de desempenho em sms corporativo?
A avaliação de desempenho do envio de SMS corporativo é primordial para entender se as estratégias utilizadas estão surtindo o efeito esperado.
Métricas a respeito da taxa de entrega das mensagens, taxa de abertura pelo destinatário final, taxa de resposta das mensagens e a taxa de conversão são indicadores interessantes para serem acompanhados de perto, podendo ser norteadores no aprimoramento contínuo das ferramentas e formatos de comunicação com o seu cliente.
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Como enviar SMS corporativo?
O SMS corporativo se popularizou muito nas pequenas, médias e grandes empresas, por isso, existem diversas plataformas que facilitam o envio de mensagens de textos.
Tais ferramentas realizam a segmentação do público, fazem agendamento das mensagens, geram relatórios detalhados dos desempenhos das campanhas, mostram as taxas de entrega a cada uma das campanhas enviadas.
Mas escolher o fornecedor certo de SMS corporativo é crucial para garantir resultados satisfatórios na sua operação e principalmente, ter segurança na utilização desta ferramenta como principal forma de comunicação com seus clientes.
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