Todo empreendedor que administra o próprio negócio sabe o quanto pode ser difícil atuar com eficiência em todas as áreas da empresa, pois isso requer tempo e um conhecimento aprofundado das operações.
E é justamente por isso que existem os sistemas de gestão comercial, ou ERP (Enterprise Resource Planning), para facilitar o trabalho diário de um empreendedor.
Essa solução trata-se de um software que integra todos os dados e processos de uma organização em único sistema, armazenando e automatizando todas as informações de modo simples, seguro e de fácil acesso.
Continue a leitura deste post e saiba em detalhes a importância de ter um sistema de gestão na sua empresa e descubra quais são suas principais vantagens.
Para que serve um sistema de gestão comercial?
Como descrito acima, o ERP é uma ferramenta inteligente que integra todos os dados de uma empresa em um único sistema.
O objetivo principal do sistema de gestão é otimizar o dia a dia do empreendedor por meio do controle e da automatização de operações simples e mais complexas, como o fluxo de caixa, a emissão de notas fiscais, o controle de estoque, a emissão de relatórios diários/semanais/mensais, entre outras.
Esse acompanhamento constante permite que o empresário tenha total controle de seu negócio e, a partir disso, trace estratégias que irão ajudá-lo na tomada de decisões a curto e longo prazo, visando sempre o crescimento da empresa.
Embora alguns acreditem que o sistema de gestão é uma ferramenta restrita a grandes corporações, essa solução é muito indicada para micro e pequenas empresas, pois elas costumam contar com poucos funcionários e muitas operações e informações.
Por isso, quando essas empresas de menor porte adotam um sistema completo de gestão comercial, como o da TagPlus, elas acabam conseguindo grandes ganhos de controle e de performance
Quais as vantagens de um sistema de gestão comercial?
O uso de um sistema de gestão oferece inúmeras vantagens para sua empresa, tanto em relação a melhorias de produtividade e tempo, como também em ganhos financeiros propriamente ditos Veja alguns desses grandes benefícios:
Redução de custos e otimização do espaço físico
Os custos de papel para impressão de notas fiscais, por exemplo, desaparecem devido à utilização do ambiente digital.
Além disso, pastas de arquivos e papeladas em geral reduzem bruscamente, liberando espaço físico para outras necessidades da empresa.
Redução da complexidade das operações
Atividades complexas na empresa, como por exemplo o fluxo de caixa e o controle de estoque são controladas pelo sistema de gestão comercial, o que facilita demais o dia a dia da operação
Redução do tempo de trabalho
Com a otimização e a automatização de atividades do dia a dia, sobra tempo para a realização de outras funções tão relevantes quanto, o que contribui para um ambiente de melhoria constante da empresa
Otimização do processo de tomada de decisão
A integração e o cruzamento de informações pelo sistema facilita a compreensão do uso de recursos e, consequentemente, impulsiona a criação de estratégias que irão aumentar a produtividade e a lucratividade da empresa.
Redução de falhas
Por se tratar de um sistema automatizado, as chances de falhas diminuem consideravelmente em comparação a processos manuais.
Garantia de organização e segurança dos dados
Os arquivos são armazenados em nuvem, ou seja, os dados estão seguros no servidor fornecido pelo provedor do fornecedor do sistema de gestão, cujo acesso é feito somente por senha.
Além disso, seus documentos não serão perdidos, pois os backups são feitos automaticamente, salvando suas informações.
Integração de setores
A integração de dados de toda a empresa em um único sistema facilita a compreensão da situação de cada setor, auxiliando no planejamento e na tomada de decisão mais assertiva.
Para quem o sistema de gestão comercial é indicado?
O sistema de gestão é indicado para qualquer empreendedor que queira ter controle total do seu negócio sem precisar despender tanta energia e dinheiro.
Existem sistemas de gestão para todos os portes de empresas, desde o microempreendedor até os grandes representantes do mercado.
O que deve ser levado em consideração é o tipo de necessidade e urgência de cada um.
Como exemplos, podemos citar a atuação dos sistemas em setores alimentícios, cosméticos, automotivos, vestuário, tecnológico, de engenharia e muitos outros.
Quais as principais funcionalidades devo levar em consideração na hora de escolher um sistema de gestão?
- Controle de estoque
- Fluxo de caixa
- Vendas
- Controle financeiro
- Emissão de notas fiscais
- Relatórios diários/semanais/mensais
Deve-se considerar também se a empresa oferece um bom suporte técnico aos clientes, como funciona e quanto tempo é necessário para a implementação do sistema na loja e como é a usabilidade e quais as integrações disponíveis.
Agora que você conhece mais profundamente a importância de um sistema de gestão, que tal implantar na sua empresa?
Se tiver alguma dúvida, é só deixar um comentário aqui para a gente!
Conteúdo produzido em parceria com a TagPlus.