14 melhores cursos de vendas para otimizar sua performance

14 melhores cursos de vendas para otimizar sua performance

Vender é arte ou ciência? Talento natural para encantar ou técnica, de modo a entender o perfil do cliente e conduzi-lo até a compra? O bom vendedor aprimora constantemente essas e outras habilidades. Encontrar os melhores cursos de vendas para atualizar seus conhecimentos faz parte do caminho.

Quem tem um time alinhado às melhores técnicas e tendências tende a se destacar dos concorrentes. Além disso, garante os resultados esperados para crescer e conquistar público. A grande questão é: como escolher um treinamento que traga de fato esse retorno?

Preparamos uma lista com 14 dos melhores cursos de vendas da atualidade. Tem opções para diferentes segmentos, abordagens e orçamentos, até mesmo para quem tem zero a investir.

Continue a sua leitura!

Conheça os 14 melhores cursos de vendas do mercado

O vendedor está sempre na linha de frente do negócio, lidando com o cliente e aprendendo a conquistá-lo na dinâmica do dia a dia. Tal vivência é positiva tanto para ele quanto para a empresa, contudo, deve também desenvolver o espírito de aprendiz, que busca novas habilidades e conquistas.

A lista a seguir contém opções do básico ao avançado em vendas. Tem até cursos de vendas grátis e universidades internacionais. Separamos por categorias para facilitar a localização, aproveite! 

Técnicas de Vendas

1. Curso de Vendas — Rock Content

Começamos nossa lista com o CursodeVendas.co da Rock Content, especialista em Marketing Digital e produção de conteúdo. O treinamento é voltado para as vendas de startups e empresas do setor tecnológico. 

É totalmente gratuito e as aulas vão diretamente para o e-mail do inscrito. Material de qualidade, prático e acessível.

2. Como turbinar suas vendas — Sebrae

Quer mais um curso de técnicas de vendas gratuito e produzido por uma instituição de excelência? A opção agora é o Como turbinar suas vendas, do Portal Sebrae. Online e com duração de 15 horas, o treinamento é dividido em quatro módulos:

O objetivo do material é preparar o pequeno empreendedor, levando-o a conhecer as necessidades do seu nicho e planejar o processo de vendas com maior eficiência. Tem emissão de certificado online após a conclusão.

3. Técnicas de Vendas Empresariais — Senac

Com duração média de 24 horas e dividido em aulas semanais, o treinamento amplia os conhecimentos sobre o processo de vendas e prospecção de clientes. Contém técnicas avançadas para a quebra de objeções e fechamento de vendas. 

Aborda também o atendimento pós venda, momento fundamental da fidelização do cliente. Até o início da pandemia era presencial, disponível na maioria das 36 unidades do instituto. Pode ser ministrado em 2021 no formato online ou transitar entre as duas formas. Tudo de acordo com as diretrizes sanitárias do Governo de São Paulo. 

O Senac oferece também outra versão do curso de vendas, desta vez voltada para o varejo. Fique atento para as datas em que a instituição libera a inscrição para concorrer a bolsas de estudo desses e de outros treinamentos.

Inside Sales

4. The Inside Sales Show — Meetime

Se você precisa conhecer mais sobre Inside Sales, o seu curso de vendas online é o The Inside Sales Show, da plataforma Meetime. Especialista no assunto, a plataforma tem o propósito ensinar todos os aspectos da modalidade, dos mais básicos até o know how do tema.

Para aguçar ainda mais a curiosidade, veja um pouco do que o curso pretende entregar:

São 29 videoaulas com acesso liberado por 30 dias e certificado após a conclusão do curso. Contudo, existem opções diferenciadas para pacotes empresariais. Vale a pena consultar. 

5. Fundamentos de Inside Sales para vendedores — RD University

Apesar de ser um curso de vendas pago, o valor simbólico e a densidade do conteúdo fazem do treinamento a melhor opção para vendedores que precisam reciclar sua bagagem de técnicas e conhecimento.

É voltado inclusive para a transição do varejo físico para o e-commerce, apresentando os princípios das vendas consultivas e como elas podem dinamizar a força de vendas com menores custos.

Além disso, define o perfil do profissional de Inside Sales e as melhores ferramentas para fazer da técnica uma máquina de gerar vendas. Tem certificado, 8 horas de duração e fica disponível durante 100 dias para o aluno ver e rever sempre que quiser no período.

Inbound Sales

6. Inbound Sales — Hubspot Academy

Totalmente em inglês, a certificação em Inbound Sales da Hubspot é a mais clássica e conceituada opção para quem pretende ingressar no universo das vendas inbound. É gratuito e dividido em 21 vídeos que totalizam um pouco mais de 2 horas de duração.

É um curso de vendas rápido, mas nada superficial. Pelo contrário, a presença de alguns instrutores de peso como Mark Roberge e Brian Signorelli são bons indicadores disso.

Gestão de vendas 

7. Gestão da força de vendas — FGV

Criado por uma das mais conceituadas faculdades de Administração do país, este curso de gestão de vendas é um entre os diversos treinamentos executivos oferecidos pela FGV Online

Contém 30 horas de carga horária, duração de 9 semanas e é voltado para líderes e gestores de equipes que precisam estruturar melhor sua operação. Pautado na adequação dos canais de vendas para o mix de marketing e novas demandas do cliente moderno.

8. Gestão de equipes comerciais (GEC) — Instituto Venda Mais

Pelo investimento de R$ 595,00 por participante, o IVM oferece a oportunidade de receber as instruções e o conhecimento de um dos grandes mestres em organização de equipes de vendas, Raul Candeloro.

Dividido em 10 módulos, a proposta do curso é colocar a mão do gestor na massa para alinhar a equipe comercial, gerenciar as demandas dos vendedores e construir um planejamento de resultados.

9. MBA em Gestão Comercial — FGV

Procurando uma faculdade ou especialização profissional em vendas? A FGV entra novamente em cena, desta vez com uma opção presencial. O MBA em Gestão Comercial é indicado para líderes que buscam alto desempenho e profissionais da área em ascensão de carreira.

A formação aborda temas como a administração das vendas, relações de consumo e interpessoais, negociação de conflitos, finanças para não financeiros, entre outros. Perfeita para quem deseja vender mais e, claro, agregar valor ao currículo.

Negociação 

10. Negociações de Sucesso — Universidade de Michigan

Além de ser gratuito, o Curso Negociações de Sucesso é todo em Português e distribuído pela plataforma Coursera. É voltado para a modelação e construção das habilidades fundamentais de um vendedor.

O treinamento aborda os 4 pilares da transação comercial que são o planejamento, a negociação, a elaboração do contrato e sua correta execução. Tem duração média de 12 horas e certificado, porém é preciso pagar uma taxa para recebê-lo.

Representação Comercial

11. Representante Comercial, o vendedor empreendedor — Instituto Venda Mais

Mais um dos melhores cursos online de vendas da instituição, desta vez ministrado pelo especialista Marcelo Caetano. São 9 módulos que são liberados a cada 15 dias. Totaliza 20 semanas de treinamento, até o certificado.

Voltado tanto para o representante comercial novato quanto para o mais experiente, a ideia desse curso de vendas é introduzir as melhores práticas em representação comercial, desde a escolha do parceiro, o gerenciamento da carteira, até a redução de custos com as visitas.

Quem tem interesse na área não pode deixar de visitar a página e entender a fundo a proposta.

Vendas Diretas

12. Os 3 Pilares das Vendas — Thiago Concer

Fundador do Instituto de Especialização de Vendas e autoridade no assunto, Thiago Concer aborda neste curso o início e o fim da saga do vendedor e do processo comercial. 

Aborda a prospecção de novos clientes e assuntos capazes de fornecer uma formação em vendas bastante completa, em 5 horas de conteúdo.

13. Curso de vendas diretas online — Prime Cursos

Para enriquecer suas opções em cursos online e gratuitos tem também a formação em vendas diretas da Prime Cursos

Com 40 horas de duração, aborda aspectos como o conceito de vendas, geração de metas, rapport, relacionamento comercial, e demais questões fundamentais na formação do vendedor.

14. Curso de vendas Completo — Udemy

Famosa por seus cursos de rápida duração, esse material da Udemy surpreende com suas 12 horas de conteúdo e a amplitude de assuntos abordados. É ministrado por Alessio Alionço, CEO do CRM Pipefy. Trabalha questões como prospecção, ligações frias (cold calling), produtividade para vendedores, entre outros pontos.

Veja o que considerar antes de escolher um deles

O universo das vendas se transforma ano após ano e acompanha as novidades da tecnologia. Por isso é tão importante se atualizar e permanecer competitivo. 

Não podemos negar, entretanto, que o tempo é um ativo precioso na vida do vendedor. É inviável se inscrever em tudo por mais interessante e atrativo que o curso seja.

Pensando nisso, separamos o que priorizar ao escolher o seu próximo curso de vendas. Agora que você já conhece suas opções, descubra como utilizá-las da melhor maneira.

Priorize a área que precisa de aprofundamento

O pontapé para iniciar um curso de vendas às vezes parte do próprio profissional. Em outros casos, da recomendação de sua empresa, visando torná-lo mais completo e preparado.

Até os mais experientes têm uma técnica ou setor que requer maior aprendizado e investimento. Busque aquele aspecto que ainda gera certo desconforto ao aplicá-lo ou que seja um verdadeiro mistério para você.

Busque referências e opiniões

Ainda que essa seleção de cursos de vendas tenha passado pelo filtro e avaliação de nossos especialistas, nada melhor do que a experiência de outros alunos, pessoas que compartilham dúvidas semelhantes e, assim como você, necessitam aprender mais sobre aquela técnica ou segmento. 

Por isso, verifique sempre as avaliações e comentários de quem já realizou o treinamento. Buscar opiniões de amigos ou profissionais da área que já fizeram o curso ajuda muito.

Confira a instituição e o peso dos palestrantes

A maioria dos centros de treinamento já responde pela qualidade do conteúdo entregue. Ainda assim, dá para se surpreender com muitos materiais e grades oferecidas por plataformas nem tão reconhecidas.

É por isso que ao escolher um curso de vendas você precisa avaliar também o currículo do instrutor e ir além. Confira os assuntos abordados, comparando-os com cursos similares oferecidos por diferentes empresas.

Escolha o mais adequado para sua realidade e aprendizado

Fazer um curso renomado é excelente para o currículo. Porém, nem sempre o vendedor está maduro para absorver aquele conteúdo. Em outras situações, o deslocamento até a instituição ou o valor empregado inviabilizam a participação e conclusão do treinamento.

Faça uma reflexão sobre o seu nível de conhecimento, curva de aprendizado e disponibilidade antes de escolher o seu curso de vendas. Pense que, antes do certificado, está a necessidade de transformar o aprendizado em crescimento de vendas e expertise profissional.

Neste artigo você conheceu 14 dos melhores cursos de vendas da atualidade, com alternativas de especialização completa até opções gratuitas ou para uma rápida atualização. Esperamos que um deles seja feito sob medida para as suas necessidades e carreira!

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