No atual cenário econômico e empresarial, a busca por diferentes métodos para a administração financeira de uma empresa é essencial para a sustentabilidade e alcance cada vez maior dos diferentes tipos de clientes e consumidores. É neste caminho de soluções inovadoras e facilitadas que o crédito recorrente ganha espaço, já que esta é uma estratégia flexível e que proporciona uma estabilidade financeira para que os negócios possam alavancar.
Neste post, você saberá detalhadamente o que é e como funciona o crédito recorrente, além de exemplos de empresas que já aplicam essa estratégia, além das vantagens e principais diferenças entre o parcelamento e o crédito recorrente.
O que é o crédito recorrente e como ele funciona?
O crédito recorrente é uma das modalidades de pagamento que permite a cobrança de forma automatizada e regular dos seus clientes, sem a necessidade de utilizar o cartão de crédito, débito, boleto bancário ou até mesmo o PIX todas às vezes em que o consumidor precisar efetuar algum pagamento.
Ao contrário do pagamento à vista ou do tradicional parcelamento de compras, o crédito recorrente se baseia em ciclos pré-determinados de pagamento, em geral, mensais, em que os clientes autorizam a cobrança em seus cartões de crédito ou débito, de uma quantia fixa e em intervalos regulares, tendo acesso ao produto ou serviço de maneira contínua.
Além de ser simples e prático, o funcionamento do crédito corrente é simples. Em primeiro lugar, a empresa e o cliente devem estabelecer um acordo definindo a quantidade de pagamentos, a frequência e a quantia que será cobrada. Em seguida, o cliente deverá cadastrar os dados de pagamento e as cobranças serão realizadas automaticamente, sem que a empresa ou o cliente devam tomar alguma ação, repetindo este ciclo até que o acordo seja encerrado ou cancelado.
Exemplos de empresas que se beneficiam do crédito recorrente
Pela facilidade e segurança proporcionada pelo crédito recorrente, muitas empresas de diferentes segmentos utilizam esta modalidade de pagamento. Os exemplos mais comuns são:
- Empresas de contabilidade e advocacia que oferecem serviços contínuos com valores pré-fixados;
- Empresas de softwares e sistemas informatizados;
- Academias;
- Streaming de filmes, série, músicas, como o Spotify, Netflix, YouTube;
- Cursos online;
- Empresas de envio de produtos por assinatura;
O mais interessante deste modelo é que as empresas passam a ter previsibilidade de sua receita, com estabilidade financeira e sem dedicação de grandes esforços operacionais em setores de contas a receber, jurídico, já que o volume de inadimplência se torna extremamente reduzido.
Vantagens do crédito recorrente para a sua empresa
Até aqui já deu para perceber que este novo modelo de gestão de pagamentos é muito promissor para o sucesso financeiro do seu negócio, mas esta não é a única razão pela qual o crédito recorrente é uma boa opção de forma de cobrança.
Estabilidade financeira: o crédito recorrente é uma maneira certa de ter receita estável e sempre previsível, com poucas movimentações financeiras que afetem o seu negócio, o que é importantíssimo para a sustentabilidade e planejamento de crescimento a longo prazo;
Redução da inadimplência: a automação de cobranças, como é feito no crédito recorrente, reduz muito o risco de inadimplência, pois não haverá nenhuma ação humana nesta transação, apenas a cobrança automática e programada diretamente no cartão de crédito do seu cliente;
Fidelização de clientes: oferecendo opções convenientes e facilitadas de pagamento, os laços entre a empresa e o cliente poderão fortalecer, reduzindo a possibilidade de cancelamentos e aumentando a fidelidade;
Eficiência operacional: a cobrança manual ou que depende de ações humanas geram muita necessidade de recursos e pessoas que operacionalizem estas transações. Ao adotar o crédito recorrente, esta necessidade é eliminada e finalmente a sua equipe poderá executar tarefas mais estratégicas para o negócio;
Modelos de negócios recorrentes: empresas que possuem modelos de negócio com serviços e/ou produtos recorrentes, como assinaturas e planos mensais, podem se beneficiar muito do crédito corrente, tendo em vista que a natureza de seus negócios contribuem muito para a aplicação desta forma de pagamento.
Qual a diferença entre parcelamento e pagamento recorrente?
É natural que algumas pessoas se questionem se o crédito recorrente não seria a mesma situação do parcelamento no cartão de crédito. Mas a verdade é que estes são dois modelos muito diferentes de pagamento.
O parcelamento é feito a partir de uma única compra que será paga em várias parcelas, necessitando que o cliente tenha o saldo total da compra em seu cartão de crédito para efetuar o pagamento e o respectivo parcelamento da compra.
Já o pagamento recorrente é o pagamento regular e automático das mensalidades combinadas com a empresa, portanto, será mensalmente debitado aquele valor, necessitando apenas que o cliente tenha disponível em seu cartão de crédito apenas o saldo no valor de sua mensalidade.
O parcelamento é indicado para compras pontuais, que serão feitas e pagas uma única vez. Já o pagamento recorrente é mais utilizado para serviços oferecidos de maneira contínua.
Como fazer cobrança recorrente no cartão de crédito?
Apesar de simples, a implementação do crédito recorrente merece atenção e alguns cuidados para que a sua empresa e os seus clientes não tenham dores de cabeça com cobranças indevidas, errôneas ou outros problemas mais graves. Então, é interessante que os seguintes passos sejam observados:
- Segurança dos dados: assegure que todas as informações pessoais e bancárias dos clientes estejam seguras, por isso, é necessário adotar medidas severas de segurança da informação e proteção dos dados de pagamento;
- Comunicação transparente: mantenha comunicação clara com os clientes, sempre informando as cobranças, os recibos com os descritivos de valores e dando a eles ciência sobre as transações que estão sendo realizadas;
- Acordo em contrato: faça acordos escritos com os seus clientes, incluindo informações sobre as condições dos serviços, a forma e frequência dos pagamentos, evitando mal-entendido ou frustrações no decorrer das cobranças;
- Processamento automatizado: utilize sistemas de processamento de pagamentos automatizados que facilitarão e otimizarão as cobranças da sua carteira de clientes.
Como uma estratégia inovadora e recém lançada ao mercado, a modalidade de pagamentos por crédito recorrente poderá elevar o nível do seu relacionamento com os seus clientes, aumentar suas vendas, obter cada vez mais previsibilidade dos ganhos da sua empresa, evitando perdas financeiras com a inadimplência e o trabalho operacional de sua equipe na emissão de pagamentos e cobrança dos devedores.
Por falar em previsibilidade de receita, se a sua empresa enfrenta dificuldades com a carteira de inadimplentes e a organização dos devedores ainda é um problema na sua cobrança, saiba quais as melhores formas para uma cobrança inteligente e fortaleça agora mesmo os números financeiros do seu negócio.