A era digital desafia as empresas a adotarem soluções seguras, simples, acessíveis e automatizadas. Nesse contexto, a integração via API simplifica processos e melhora os resultados por meio da conexão entre diversos sistemas de uma mesma companhia.
Existem diferentes tipos de sistemas empresariais, afinal, otimizar processos é um caminho interessante para quem quer ser mais eficiente. Contudo, a coexistência de diferentes sistemas, em um mesmo negócio, nem sempre é sinônimo de facilidade.
Se não houver uma forma de interligar tais sistemas, de nada adianta apostar em referidas soluções. Para que exista coerência dentro do seu negócio, neste artigo falamos da integração via API como solução para conectar sistemas distintos. Você vai entender o que é integração API e como essa tecnologia vai facilitar os processos dentro do seu negócio.
O que é integração via API?
API — Application Programming Interface — significa a atuação conjunta de programas, rotinas e instruções que possibilitam a interação entre sistemas diferentes.
Vejamos um exemplo prático: suponhamos que a sua empresa preste serviços para mais de um cliente e, cada um deles, faça uso de um sistema específico. Como alinhar tantos sistemas e linguagens de maneira prática? Saber o que é integração API pode te ajudar com isso.
Resumidamente, o uso de APIs permite que dois sistemas distintos conversem entre si. Não é necessária intervenção humana: tarefas automatizadas são predefinidas e, assim que um dado for inserido em um sistema, automaticamente outra ação acontece.
Em outras palavras, API permite a criação de uma ponte entre duas aplicações. A informação entra por um dos sistemas, é interpretada e enviada para para a outra aplicação, com uma linguagem compatível.
Com integração via API, é possível a automatização de alguns processos, tais como:
- preenchimento de planilhas;
- emissão de notas fiscais;
- envio de e-mails;
- atualização de dados cadastrais;
- realização de lançamentos contábeis.
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Quais os benefícios de fazer integração via API?
Somente pelos exemplos acima, já fica mais claro o quão benéfico é investir em integração via API. Afinal, todo capital humano que seria destinado a realizar tais tarefas repetitivas pode ser concentrado em outras tarefas mais estratégicas ao negócio.
Para que uma empresa seja organizada e cada vez mais produtiva, é essencial o estabelecimento de padrões e a integração API pode ajudar com isso. Partindo dessa ideia, são várias as vantagens que podem ser enumeradas em se apostar na integração via API:
Segurança de dados
A partir do momento que são feitas programações que garantam a comunicação entre dois sistemas, a aplicação somente terá acesso aos dados estritamente necessários. Isso quer dizer que os bancos de dados das empresas serão acessados o mínimo possível, já que serão buscadas somente as informações imprescindíveis.
Comunicação mais assertiva
Apostar na integração via API é investir na comunicação dentro do seu negócio. Sistemas que antes poderiam parecer distintos entre si passam a colaborar um com o outro, tudo por meio da criação de uma linguagem acessível.
Isso não só possibilita o diálogo entre aplicações, bem como garante que os dados das empresas cheguem a diversos setores de maneira compreensível.
Diminuição do volume de dados
Entender o que é integração API possibilita o manuseio do menor número possível de dados. Muitas vezes as empresas circulam várias informações que, além de sensíveis, sequer tinham utilidade para aquela ação em específico.
Com a integração via API, a troca de dados se limita àquilo que é indispensável, o que aumenta a segurança, bem como diminui o fluxo das informações. As capacidades de armazenamento e de processamento certamente são aumentadas com o uso dessa tecnologia.
Redução de gastos
São significativos os gastos que as empresas têm para a integração de sistemas distintos. Precisa-se de tempo, dinheiro e dedicação para entender as funcionalidades de cada uma das aplicações e como deixá-las em harmonia.
Investir em APIs é mais barato, prático e simples, já que os diferentes sistemas passam a conversar entre si sem a necessidade de maiores esforços.
Quais são os tipos de APIs?
Os tipos de API dependem do critério de classificação, mas o mais comum é que sejam tipificadas conforme suas maneiras de criação, linguagem usada e arquitetura.
As variantes de APIs mais comuns são:
CRUD API
Usada com menor frequência, tem uma linguagem mais básica e antiga e equivale, basicamente, a um ciclo de programação. A sigla CRUDI representa os verbos criar (Create), ler (Read), atualizar (Update) e deletar (Delete), formando a sigla CRUD.
REST API
É o mesmo que “Representational State Transfer”, o que pode ser traduzido como a desnecessidade de aquisições prévias.
São rápidas de criar e levam a informação de uma ferramenta para a outra utilizando-se, principalmente, o HTTP. Essa linguagem é bastante utilizada na programação, o que explica o alto uso da REST API.
SOAP API
Por fim, esse tipo de API é mais abrangente, utilizando linguagem, plataforma e transporte independentes. O SOAP (Simple Object Acess Protocol) tem a vantagem de, a depender da linguagem utilizada, já criar as automatizações.
Como a Assertiva tem ajudado empresas a integração via API?
As especificidades técnicas que envolvem a integração via API podem causar dificuldades de entendimento. Porém, a solução para usar essa tecnologia é bem mais simples do que você imagina.
A Assertiva viabiliza uma API de integração que vai garantir ao seu negócio o acesso à maior plataforma de dados do Brasil. Além disso, é possível integrar a inteligência da Assertiva com o CRM da sua empresa.
Isso significa que, de forma simples, o seu negócio poderá fazer atualizações cadastrais e análises de crédito no seu próprio CRM ou sistema de gestão. A validação facial e de dados cadastrais são algumas das funcionalidades que o seu negócio pode ter com a ferramenta da Assertiva.
Além disso, a Assertiva oferece tantas outras funcionalidades que podem ser agregadas pelo sistema da sua empresa, tais como análise de crédito, localização de carros, análise de propensão de pagamentos pelos clientes, entre outras.
Os fatos não mentem: a Kalunga potencializou seus resultados depois de ter investido na integração API da Assertiva. Se antes eram feitas de 10 a 15 mil consultas de clientes por mês, com a nossa ferramenta esse número alavancou para 400 mil! Isso fez a empresa sair de uma base de 54% de clientes não identificados para apenas 12%.
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