O que é e como funciona um score de propensão de pagamentos?

Um dos maiores desafios de assessorias de cobrança e empresas que precisam negociar dívidas é saber quais devedores devem ser abordados e por quais meios.

Quando se trabalha com uma carteira de cobrança, principalmente no caso de assessorias, o tempo é o maior inimigo. Cada ligação ou acionamento feito a um devedor que não realiza uma promessa de pagamento, é um outro devedor que aceitaria que deixa de ser abordado. Mas esse desafio tem uma solução.

O que é score de propensão de pagamentos?

Um Score de Propensão de Pagamentos é um modelo estatístico criado com base em algoritmos de inteligência artificial, que fazem uso de diversas fontes de informações para identificar o comportamento comercial de uma pessoa e, que visam identificar quais são os clientes ou inadimplentes mais propensos a reagirem de forma positiva a uma ação de recuperação de crédito. Isso também pode ser explicado de outra forma. O Score de Propensão de Pagamentos é uma maneira inteligente de saber quais devedores de uma carteira têm mais chances de realizar uma promessa de pagamento, ou seja, fechar um acordo.

Como o score de propensão pode ser usado?

Há diversas formas de se construir e utilizar um modelo para prever quais devedores são mais propensos a fechar uma negociação. Alguns modelos retornam apenas um sim ou não para a possibilidade de fechamento de acordo, outros retornam uma probabilidade que geralmente é agrupada em faixas. Em alguns casos, o score retorna uma dica de que aquele valor de dívida para aquela faixa de atraso não compensa a cobrança e, em outros, somente compensa a cobrança via meios eletrônicos.

A propensão de pagamento pode ser utilizada de diversas maneiras por empresas ou assessorias de cobrança. Uma dos usos mais comuns é para decidir se vale a pena abordar o devedor com uma oferta ou não. Outro uso é criar um ranking para decidir quais devedores devem ser abordados primeiros. Essas decisões impactam diretamente o planejamento estratégico de cobrança e podem ser responsáveis por uma melhora significativa nos resultados.

Além disso, a propensão de pagamento pode ser utilizada antes da venda, junto à consulta de crédito, para determinar qual é o tamanho do risco de vender para aquela pessoa no caso de um atraso.

Propensão de Pagamento no Localize

A partir de agora os clientes da Assertiva que têm acesso ao Portal da Assertiva podem contar com um Score de Propensão de Pagamentos integrado ao Localize.

A nova consulta oferece uma forma rápida de analisar quais clientes tem mais probabilidade de realizar um acordo de pagamento, tornando possível priorizar os contatos e ajustar a proposta a cada caso. Isso ajuda a economizar tempo e torna a cobrança mais dinâmica e inteligente.

Quer conhecer o Score de Propensão de Pagamentos do Assertiva Localize? Entre em contato aqui e descubra como podemos lhe ajudar.

Deixe uma resposta