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Conheça 10 técnicas de vendas de uma equipe de sucesso

técnicas de vendas

Técnicas de vendas: conheça 10 estratégias de uma equipe de sucesso

Manoella Curi por Manoella Curi
11/01/2019
in Vendas

Os vendedores são essenciais para o sucesso do varejo. Afinal, um atendimento rápido, criativo e atencioso faz toda a diferença para a concretização de um negócio. Por isso, é importante para a sua empresa contar com bons funcionários e, principalmente, com boas técnicas de vendas.

De nada adianta investir na qualidade do produto quando a equipe não é capacitada para atrair e fidelizar o cliente. Se o assunto é melhoria do atendimento e aumento do faturamento, esse é o caminho mais promissor.

Neste post, listamos dez técnicas de vendas infalíveis que colocarão o seu negócio em uma posição de destaque no mercado. Acompanhe!

  • Como as técnicas de vendas podem melhorar o desempenho de minha equipe?
  • Quais são as principais técnicas de vendas usadas por equipes de sucesso?
    • 1. Ganhe a atenção do consumidor
    • 2. Ajude o cliente a entender o que ele precisa
    • 3. Planeje e defina suas técnicas de vendas
    • 4. Conquiste a confiança do cliente
    • 5. Não subestime o consumidor
    • 6. Aposte em vários canais de vendas
    • 7. Aposte na criatividade como técnica de venda
    • 8. Atualize-se sobre tendências para o seu nicho de atuação
    • 9. Fique atento às objeções apresentadas pelo cliente
    • 10. Esteja presente nas redes sociais
  • Quais são os erros mais comuns ao aplicar técnicas de vendas e como evitá-los?
  • Descubra como voltar a vender para clientes antigos!

Como as técnicas de vendas podem melhorar o desempenho de minha equipe?

A implementação de técnicas de vendas eficazes pode ter um impacto significativo no desempenho da sua equipe. Ao fornecer à sua equipe as habilidades e estratégias certas, você pode melhorar a eficiência, aumentar a confiança e, em última análise, impulsionar as vendas.

Técnicas como a formação de um rapport genuíno com o cliente, a compreensão e atendimento às suas necessidades, a apresentação de soluções de forma clara e convincente, e o fechamento eficaz de vendas, podem equipar a sua equipe com as ferramentas necessárias para ter sucesso.

Além disso, a formação contínua e o aprimoramento das habilidades de vendas podem ajudar a manter a sua equipe adaptável e preparada para enfrentar qualquer desafio que possa surgir. Portanto, investir em técnicas de vendas é fundamental para melhorar o desempenho da sua equipe e o crescimento do seu negócio.

Quais são as principais técnicas de vendas usadas por equipes de sucesso?

Veja abaixo as principais técnicas de vendas de sucesso usadas por grandes empresas:

1. Ganhe a atenção do consumidor

Vender não é só ofertar um produto. Na verdade, durante o atendimento, o profissional precisa conquistar o cliente — e isso exige uma postura empática e segura.

Portanto, o primeiro passo para a concretização de um negócio é ganhar a atenção e a admiração do público. Mostre a ele o quanto a empresa está feliz em poder ajudá-lo e demonstre a sua capacidade e conhecimento para indicar o produto certo.

Esse contato inicial é fundamental para o seu sucesso. Por isso, esteja preparado para ouvir e falar de maneira clara, capaz de gerar empatia e autoridade.

2. Ajude o cliente a entender o que ele precisa

Segundo Steve Jobs, “as pessoas não sabem o que querem até mostrarmos a elas”. É com esse pensamento em mente que o vendedor deve trabalhar.

A missão desse funcionário é ajudar o cliente a entender suas necessidades, mostrando a ele como o produto anunciado pode ser útil para seu problema. Obviamente, isso deve ser feito de maneira respeitosa e amigável, já que ninguém gosta de se sentir enganado.

Perceba que a intenção não é vender algo que o consumidor não quer. Pelo contrário, o vendedor terá o papel de mostrar que aquele produto é exatamente o que ele deseja e precisa.

3. Planeje e defina suas técnicas de vendas

Começar um processo de vendas sem planejamento é o primeiro passo para cometer erros e inviabilizar o negócio. Por isso, é importante que o vendedor esteja preparado para o contato e tenha uma espécie de roteiro em mente.

A forma de abordagem, a linguagem, a localização dos produtos no ponto de venda e as estratégias de negociação são algumas das questões que já devem estar definidas quando o cliente entrar em uma loja e dizer o que procura.

É por meio desse planejamento que o atendimento será mais rápido e eficiente, acolhendo o consumidor e convencendo-o a levar a mercadoria ou contratar o seu serviço.

4. Conquiste a confiança do cliente

Criar um vínculo de confiança com o cliente é a maneira mais eficiente de concretizar uma venda. Afinal, ele precisa acreditar naquilo que a empresa propõe e sentir que ela pretende ajudá-lo a superar seus problemas.

Essa situação exige habilidades especiais, como empatia e atenção às demandas apresentadas. A comunicação deve ser clara, integrada e usar de todos os meios disponíveis, deixando claro que a venda não é o principal objetivo, mas sim a satisfação do consumidor.

5. Não subestime o consumidor

Um dos maiores erros cometidos durante o atendimento ao cliente é subestimá-lo. Muitos vendedores, sedentos por alcançar suas metas, passam informações inverídicas, omitem dados e forçam a pessoa a levar para casa algo que não satisfaz sua real necessidade.

Isso é extremamente prejudicial à imagem da empresa, especialmente porque o consumidor moderno tem o hábito de fazer pesquisas prévias sobre o que precisa e pode se sentir enganado com a postura do vendedor.

6. Aposte em vários canais de vendas

Com quantos canais de vendas a sua empresa trabalha? Talvez você ainda não saiba, mas se tornar multicanal é uma excelente estratégia. Aliás, 71% dos varejistas multicanais experimentaram aumento no faturamento em 2018.

A razão para isso é bem simples: oferecer comodidade e opções ao público. O consumidor da atualidade busca novidades e está cada vez mais adaptado a um mundo conectado. Por isso, é importante investir na criação de canais digitais e opções, como:

  • site;
  • loja física;
  • redes sociais;
  • marketplace;
  • quiosques em shoppings.

7. Aposte na criatividade como técnica de venda

Um vendedor de sucesso é alguém que pensa “fora da caixa”. Oferecer soluções padrões para o problema do cliente ou realizar um atendimento engessado não geram empatia com a marca e podem prejudicar os negócios.

Por isso, estimule a criatividade na sua equipe e permita que ela seja diferente. O interessante do trabalho com o público é saber lidar com a diversidade das pessoas. Personalizar o atendimento pode ser uma excelente estratégia.

Uma técnica de venda interessante é a utilização do SMS marketing. A empresa pode enviar mensagens ao cliente agradecendo pela confiança, informando sobre a chegada de novos produtos e até de promoções.

8. Atualize-se sobre tendências para o seu nicho de atuação

Ser atendido por um profissional que conhece o produto que vende e está totalmente atualizado sobre as novidades do mercado é muito bom, não é mesmo?

Todo cliente gosta de ouvir a opinião sincera de alguém e ficará mais confiante ao perceber que o vendedor entende do assunto. Por isso, os seus funcionários devem buscar novos conhecimentos e investir em seu desenvolvimento profissional.

Em resumo, trabalhe para que a sua equipe esteja bem informada sobre tecnologia, tendências, concorrência e, principalmente, sobre os produtos colocados à venda.

9. Fique atento às objeções apresentadas pelo cliente

Durante o diálogo com o cliente, é possível que ele apresente dúvidas e objeções, como falta de dinheiro e de conhecimento sobre o produto. Isso não é motivo para desânimo ou desespero! Na verdade, um bom vendedor sabe como aproveitar esse momento.

Nesses casos, é fundamental ouvir com atenção o que está sendo falado e conduzir a conversa com tranquilidade e segurança. Responda de maneira clara e objetiva, e acredite na sua capacidade de estimular o consumidor a superar essas barreiras e finalizar a compra.

10. Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais conquistaram o público brasileiro, e uma empresa estratégica não pode ignorar todo o poder de convencimento desse canal de comunicação.

É essencial investir na criação e atualização das páginas, postando novidades, promoções, artigos úteis, e na interação com o público. Quanto mais forte for a sua presença nesse universo, mais conhecida a sua marca ficará.

Vale a pena destacar o expressivo crescimento do Instagram. Uma recente pesquisa concluiu que as vendas por essa rede social cresceram 43% e, atualmente, é responsável por quase 70% dos negócios originados nesse universo.

Vender é uma arte e, claro, exige um preparo do funcionário e da empresa. O uso dessas técnicas de vendas é um dos segredos para se alcançar o sucesso e concretizar bons negócios para a empresa. Afinal, diante de tantos concorrentes qualificados, investir na preparação da sua equipe é a decisão mais sábia a ser tomada.

Quais são os erros mais comuns ao aplicar técnicas de vendas e como evitá-los?

Ao aplicar técnicas de vendas, é comum cometer alguns erros que, embora pareçam insignificantes, podem ter um impacto considerável no sucesso das suas vendas. O primeiro erro é a falta de preparação adequada. Antes de interagir com um cliente, é essencial entender completamente o produto ou serviço que você está vendendo, bem como as necessidades e desejos do cliente. Um segundo erro comum é a falta de personalização no atendimento.

Cada cliente é único e requer uma abordagem de venda personalizada. Ignorar isso pode resultar em uma interação de vendas despersonalizada e sem sucesso. Finalmente, muitos vendedores cometem o erro de focar demais na venda e não o suficiente em construir relacionamentos.

Estabelecer um relacionamento de confiança com o cliente é fundamental para as vendas a longo prazo. Para evitar esses erros, é importante investir em treinamento de vendas, prestar muita atenção às necessidades do cliente e esforçar-se para construir relacionamentos duradouros.

Descubra como voltar a vender para clientes antigos!

Conquistar novos clientes com técnicas de vendas é importante, mas pode custar caro. Por isso, é interessante que a sua empresa se dedique aos clientes antigos e aproveite bem o potencial de uma relação já existente. Clique aqui e descubra como voltar a vender para esse público e aumentar a rentabilidade!

Manoella Curi

Manoella Curi

Manoella Curi é uma jornalista com mais de seis anos de experiência na produção de conteúdo estratégico para empresas de tecnologia e no mercado B2B. Seus textos abrangem uma ampla gama de tópicos, que vão desde tecnologia e finanças até crédito, cobrança, comunicação e gestão empresarial.

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